Dicas para evitar o abandono de carrinhos no e-commerce

Por Pedro Fagundes, Total IP - Publicado em 26/09/2022 08h00, última atualização em 26/09/2022 16h38
Dicas para evitar o abandono de carrinhos no e-commerce

Concluir vendas pode ser um grande desafio para qualquer negócio. A união entre vontade, casualidade e oferta precisa operar de maneira síncrona a fim de cumprir essa meta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, a taxa de conversão de clientes no Brasil está abaixo de 2%, enquanto a média mundial gira em torno de 4,14%, pouco mais do dobro. Com isso em mente, o desenvolvimento de tecnologias a fim de mitigar a evasão de consumidores é fundamental. Quer descobrir como seguir essa tendência e dar um up na sua conversão de compradores? Acompanhe a matéria e confira!

 

Qual o panorama das vendas on-line no Brasil

 

O perfil de quem consome no Brasil tem passado por significativas transformações nos últimos anos. Parte dessa “culpa” cabe à insurgência da pandemia, no início de 2020. Com o isolamento da população em suas casas, as lojas físicas tornaram-se meros espaços vazios sem vida nem visita. Dessa forma, o movimento do comércio para o ambiente digital acelerou. Do dia para a noite, todos os estabelecimentos ao redor do globo viram-se obrigados a anunciar seus itens em um novo terreno: o on-line. “Com o choque de realidade, a Total IP entendeu como poderia auxiliar quem migrava para esse ecossistema alternativo. Vimos a necessidade de implementar praticidade e multiplicidade no setor e resolvemos investir”, ressalta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Atualmente, por conta da vacinação, o pior momento do surto de Covid-19 foi superado, a população está reintroduzida às ruas e os pontos de venda atuam normalmente. Entretanto, aparentemente, a moda do virtual pegou. Quem antes costumava comprar produtos em lugares presenciais agora optam por utilizar a Internet. A facilidade de, em apenas um toque na tela do celular, conseguir escolher uma série de produtos é inigualável. A comodidade do lar atrelada à velocidade do clique chegou para ficar. Todavia, apesar de ter simplificado processos, o problema permanece o mesmo: sofre-se de perdas.

 

Principais impedimentos para a conclusão de uma compra

 

Colocar um produto no “carrinho eletrônico” não assegura a posterior aquisição do item. O desejo e a frenesi do ser humano em consumir pode até parecer indomável. Por isso, é muito comum observar casos onde indivíduos, no impulso, enchem suas wishlists. Porém, na hora do “vamos ver” nem sempre a resposta é a das melhores. Resultado: a maioria dos desejos são deixados. Qual a culpa por trás disso? Muitas vezes, ela reside em uma simples falta de lembrança, insistência e alerta por parte do site. Em outros momentos, trata-se de alguma pedra no meio do caminho. “A missão da Total IP é, justamente, aplainar o trajeto e oferecer a experiência mais convidativa possível para o usuário. Não à toa, queremos sua fidelidade”, insiste Sanches.

Nasce, desse ponto, uma vontade de resgatar quem foge dos anseios e, assim, aumentar o número de transações. Segundo o head de vendas corporativas da Upstream, Patrick Marquart, as corporações varejistas pretendem “recuperar a receita de carrinhos abandonados e construir uma base de clientes forte, com usuários interessados em sua marca e capazes de confiar nela”. Como visto, os dados demonstram a dificuldade das entidades em gerenciar campanhas de sucesso. No entanto, com o investimento em soluções de automação de procedimentos e ampliação de possibilidades, a reversão desse cenário não passa de uma questão de tempo.

 

Confira orientações para reter o cliente e ampliar vendas

 

Com o objetivo de auxiliar companhias de e-commerce a recuperar o mercado e sanar seus impedimentos, apontamos algumas recomendações para alavancar a conclusão de vendas no remoto. Está afim de reduzir o abandono de carrinhos lotados de produtos? Então, veja as indicações abaixo!

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1. Facilite o cadastro do consumidor

 

Como um primeiro passo, é altamente recomendável fornecer opções de cadastro simples para quem visita o seu portal. O quão mais rápido o cliente puder passar pela etapa de login e já estiver pronto para seguir o passeio melhor. Ninguém gosta genuinamente de preencher formulários, muito menos em um instante de lazer. Esse método de acesso costuma causar desânimo ao freguês e empacar procedimentos. A rapidez é lema do universo digital, portanto, procure seguir o mantra. Com a solução Chat para seu site da Total IP o registro poderá ser concluído diretamente na página da loja. 

O mecanismo atua de maneira simples e eficiente. “Se você estiver navegando no endereço, não tem erro, em poucos instantes já receberá uma mensagem pop-up em sua tela com as boas-vindas. Quem faz esse trabalho é um robô autônomo, com a inteligência artificial capaz de cuidar dessa primeira etapa de contato. A partir dele, bastará preencher algumas informações e acabou, você estará pronto para o dia de compras. Com a ajuda dessa interface você ganha, de bate-pronto, a captação de alguns utentes”, indica o gerente comercial.

 

2. Utilize uma estratégia multicanal

 

Busque apoiar seu negócio no modelo multimodal. Da mesma forma como a mobilidade urbana de uma cidade adquire uma maior eficiência ao integrar diferentes meios de transporte, as vendas on-line são impulsionadas quando estão presentes em diferentes formatos. Uma pesquisa realizada pela Upstream mostra como o uso de SMS para recuperação de listas pode aumentar as vendas em 70%, no comparativo com o uso de e-mail. Com isso em mente, a Total IP dispõe desse recurso e mira uma divulgação de conteúdo personalizável, com excelente custo-benefício e possibilidade de uso dos chamados gatilhos mentais. 

Por isso, é de muita valia atrelar diferentes canais de comunicação em uma mesma campanha. Conforme defendido por Tiago Sanches, “a estratégia multicanal, naturalmente, é capaz de garantir um alcance em maior escala. Com mais vias direcionadas para o mesmo objetivo, diminui o risco de alguém se perder no percurso. Além disso, com o envio de comunicados personalizados para um consumidor, a eficiência das vendas só tende a disparar, finaliza.

 

Sua empresa está atenta a essa necessidade? Fale com nossos especialistas e veja como você pode tirar proveito das melhores soluções de chat para o seu futuro.

Gostou das sugestões? Então, não perca nem um instante sequer e entre em contato com a gente! O ato de concluir uma venda deve ser sempre o mais agradável e convidativo possível. Estamos ansiosos para fazer dessa meta uma realidade. Para tanto, esteja atento, adapte-se e qualifique seu ambiente de atuação. Conte com a Total IP para auxiliar no seu próximo passo.

Sobre a Total IP

 

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções de vendas

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (PreviewPower, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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