Dia do consumidor: 3 maneiras de melhorar o atendimento

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 07/02/2024 08h00, última atualização em 06/02/2024 16h23
Dia do consumidor: 3 maneiras de melhorar o atendimento

No segmento do comércio, seja para venda ou serviço, o consumidor é uma figura central. Afinal, ele é o responsável por movimentar as empresas devido ao interesse no negócio. Nesse sentido, além de oferecer qualidade para a compra do indivíduo, as entidades precisam estar atentas à experiência do cliente. Assim, a tecnologia passou a ser um elemento fundamental na construção de estratégias de atendimento, etapa considerada crucial para a gerar satisfação na jornada com a organização. Então veja, nesta matéria, como melhorar o suporte da companhia em uma das principais datas de consumo. 

Quando é o dia do consumidor em 2024? 

O dia do consumidor é celebrado, anualmente e pelo mundo, no dia 15 de março. Em 2024, a data cairá em uma quinta-feira. O intuito é conscientizar a população sobre os seus direitos e estimular os comerciantes. Por isso, assim como em outros instantes do ano, ele é considerado um momento comercial. Ou seja, reconhecido pelas promoções e outras ações realizadas pelas marcas em benefício da clientela. “É uma ótima oportunidade para destacar o seu comércio. Contudo, é um dia movimentado e, quem usa a tecnologia para abraçar a alta demanda, de fato, se destaca”, observa o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches. 

Veja o panorama de vendas no dia do consumidor de 2023

De acordo com um relatório divulgado pela Neotrust, no último evento do Dia do Consumidor, durante os primeiros 15 dias de março de 2023, foram registrados 13,8 milhões de pedidos no e-commerce. Já o faturamento no ano anterior ficou calculado em 6,7 bilhões de reais.  

As vendas on-line são uma alternativa promissora para as lojas com desejo de alavancar os ganhos. Isso porque, a acessibilidade do digital a coloca como favorita. Segundo a pesquisa realizada pela Opinion Box em 2023, entre os entrevistados, 58% consideram os valores mais acessíveis do comércio eletrônico e, por isso, optam pela modalidade. Já 57% fazem compras virtuais para não precisarem sair de casa e 56% apontam como só encontram determinadas promoções na Internet.

O atendimento é uma etapa essencial para o consumidor: veja 3 dicas para impulsioná-lo 

Quando existe o contato da corporação com o público, ou seja, a etapa de atendimento, ela é considerada essencial para gerar uma experiência satisfatória com o cliente, independentemente do canal utilizado. Segundo o levantamento da PwC, 73% das pessoas consideram a etapa como um fator decisivo para sua lealdade à marca. Nesse sentido, em um período de oportunidades como esse é essencial investir em estratégias para o âmbito. Então, o especialista em vendas da Total IP, lista cinco maneiras de melhorar o contato com o cliente. Veja: 

Invista em redes sociais: para quem tem loja física ou virtual, as redes sociais são um meio indispensável para se comunicar com potenciais clientes. Conforme a pesquisa da We Are Social, 85% da população brasileira está conectada a esses meios. “As plataformas midiáticas são uma maneira efetiva de gerar proximidade. Logo, conseguem dar destaques a promoções, tirar dúvidas e demais ações necessárias no processo de negociação”, aconselha Sanches. 

Aumente o período de suporte: com os avanços tecnológicos a busca por mercadorias pode ser feita a qualquer horário do dia. Esse processo pode demandar contato com a organização, a qual, sem as ferramentas corretas, como o chatbot, pode ter dificuldade de atendê-la imediatamente.  “Na Total IP, o Robô Chat é um mecanismo de destaque. Em suma, ele responde ou dispara mensagens automáticas nos meios de suporte, no site e principais aplicativos de conversação. Dessa forma, o suporte consegue ficar ativo por 24 horas mesmo sem a ação de um colaborador”, informa o gerente.  

Torne a comunicação omni channel: cada pessoa tem a sua preferência quando se trata de contatar alguém. No ambiente mercadológico não é diferente, pois os interessados variam entre falar ao telefone, enviar uma mensagem ou apenas ativar os comandos do bot. “A diversidade deve também estar presente no suporte. Oferecer todas as alternativas é tornar a sua empresa acessível. A fim de colocar essa dinâmica no time, a Total IP também tem a solução Omni Atendimento”, conclui o especialista. 

Gostou das dicas? Quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, nos acompanhe integralmente por meio do X, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?