Conquiste o consumidor na Black Friday também por e-mail

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 16/11/2021 10h00, última atualização em 29/03/2022 20h37
Conquiste o consumidor na Black Friday também por e-mail

A Black Friday vem se consolidando como a data mais aguardada pelo varejo e pelos consumidores durante o ano. Com isso, a temporada de pico nas vendas se tornou mais longa e as tradicionais promoções de fim de ano começam cada vez mais cedo. Para isso, as ferramentas (como o e-mail) e o atendimento devem acompanhar e satisfazer o comprador.

O contato por e-mail cresceu

De acordo com uma pesquisa realizada pela Data Marketing Association (DMA), o volume global de envio correios eletrônicos de em 2020 atingiu níveis bem acima do normal comparado a 2019. “Ou seja, desde o início da pandemia, recorrer ao digital para continuar se comunicando com os seus clientes levou as empresas a enviar os e-mails para mais pessoas”, diz o diretor de Customer Success da Validity, Rodrigo Mesquita.

Segundo estudo realizado pela Domo, 204 milhões deles são enviados por minuto. “Por isso, o desafio para as companhias é replicar e evitar mais de uma resposta por pessoas diferentes e com conteúdos divergentes”, alerta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches. Esse comportamento impõe um planejamento estratégico e uma base limpa para manter a efetividade do relacionamento e o retorno financeiro adequado. 

Mais da metade dos descadastramentos nos mailings são causados pelo recebimento de muitas mensagens seguidas. “Isso chamamos de fadiga do público. Todavia, é perfeitamente possível evitar esses descadastros encontrando um equilíbrio. Quanto mais campanhas disparadas, menor a assertividade de entrega e maior a chance de gerar engajamento negativo, como marcações de spam e desinscrições”, explica o dirigente.

Cuide do seu mailing

Ser multicanal, é trazer velocidade no atendimento ao cliente e o grande diferencial é não perder a qualidade. Pensando nisso, a Total IP desenvolveu o Gestor de E-mails. A plataforma tem como objetivo aumentar a produtividade e qualidade no atendimento de clientes.

O recurso opera em tempo real e permite a distribuição automática para um operador livre. “O supervisor também pode criar filtros, regras, priorizar palavras-chave e realizar a monitoria em real time das conversas. Outro destaque são os retornos padrão, adicionados com apenas um clique em uma busca rápida de conteúdo. Categorias e subcategorias podem ser facilmente configuradas”, descreve o gerente.

Passo a passo de um e-mail de sucesso

Ainda, existem algumas medidas para transformar a interação com essa ferramenta e manter a relevância das comunicações. Veja:

Monitore a entregabilidade – é necessário validar e segmentar cuidadosamente a lista, removendo endereços eletrônicos inexistentes, evitando problemas de entregabilidade e engajamento. 

Crie um centro de preferências – a personalização é o segredo para garantir a entrega de conteúdos sempre relevantes. Ao oferecer ao leitor exatamente seu desejo, as chances de conversão e fidelização são mais altas.

Respeite o “timing” – de acordo com levantamento global da Validity (“Disruption, How the 2020 Pandemic Changed Email”, 2020), a pandemia estabeleceu uma tendência maior desse envio após o meio-dia. No entanto, a maior parte das interações acontece no final do dia, entre às 15h e 19h. Então, evitar os horários de pico aumenta as chances da sua marca ser notada.

Faça testes – essa é a melhor forma de validar o bom desempenho. Por exemplo, é possível estabelecer qual cor de mercadoria resulta em mais cliques ‒ imagens com fundo claro ou escuro e até a cor do botão influenciam na ação do assinante.

Enfim, a facilidade e melhor experiência do usuário é o lema. Então, a implementação dos múltiplos pontos de relacionamento permitem ao aspirante escolher o melhor para si. Nós podemos te auxiliar a entender todos esses meios, por isso, entre em contato conosco clicando neste ícone do WhatsApp na sua tela.

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. 

Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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