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Como reduzir o número de inadimplentes?

Inflação em alta, maior taxa de juros, encarecimento de insumos e sensação de incerteza no mercado contribuíram para as 5,8 milhões de empresas atingidas, no Brasil, pela inadimplência em setembro deste ano, conforme o último indicador do Serasa Experian. [...]

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 27/12/2021 11h00, última atualização em 05/05/2022 15h40
Como reduzir o número de inadimplentes?

Inflação em alta, maior taxa de juros, encarecimento de insumos e sensação de incerteza no mercado contribuíram para as 5,8 milhões de empresas atingidas, no Brasil, pela inadimplência em setembro deste ano, conforme o último indicador do Serasa Experian. Quem é empresário sabe o custo para conquistar novos clientes em relação ao valor para mantê-los. Então, para recuperá-los, é preciso determinação e estratégias. 

Diminua os riscos

Sendo assim, o melhor a fazer, segundo o coordenador de investigações da Leme Inteligência Forense, Guilherme Cortez, é agir conforme o dito popular “é melhor prevenir ao invés de remediar”. “Hoje, o fator o qual potencializa a alta na insolvência é a falta de informação, seja antes de conceder o crédito ou depois”, explica.

Dessa forma, há duas questões a se analisar. “Uma é a financeira, com a pergunta ‘posso assumir esse risco?’. A segunda, é operacional e entra a necessidade de conhecimento: ‘meu cliente pode assumir esse perigo comigo?”, avalia Cortez.

Nesse sentido, o Net Promoter Score (NPS) pode ajudar. É uma metodologia usada para avaliar o grau de fidelidade de quem utiliza seus produtos e serviços. A classificação é dividida em três categorias de acordo com a pontuação dada pelo público: promotores (nota nove ou dez), neutros (sete ou oito) e detratores (zero a seis).

Como ter essa análise? Com uma URA (Unidade de Resposta Audível) de Pesquisa, por exemplo. “Quando finalizar a ligação, o ouvinte é transferido para o dispositivo para realizar a avaliação. Os resultados são obtidos em um relatório com: quantidade, usuário, data, hora e status. Ou seja, uma boa forma de solicitar um feedback”, explica o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Automação é essencial 

Na visão do coordenador, agir com cautela é fundamental, afinal, se o tão aguardado retorno financeiro não entra em caixa, a entidade começa a ter impedimentos para renovar o estoque, adquirir produtos e serviços, pagar fornecedores e quitar salários. Esta é só a ponta do “iceberg”, pois ainda existe o fato de realizar cobranças aos devedores ser uma atitude desconfortável a qual, sem dúvida, afasta todos os tipos de consumidores.

“A solução, para evitar isso, é a automatização dos processos, com ferramentas para conferir informações do comprador no mercado, bem como seu histórico, de bom ou mau pagador”, complementa Cortez. Ou seja, investir em uma tecnologia para potencializar e tornar mais assertivo a análise de crédito.

Sendo assim, é determinante estar atento à realidade. O WhatsApp, por exemplo, é um grande aliado, deixando mais ágil a negociação. Por isso, a Total IP desenvolveu uma plataforma integrada ao API Business do aplicativo para atender o usuário de forma completa. 

Para Sanches, esse recurso usa um dos meios mais acessados pelos brasileiros para expandir a comunicação, por isso, é inteligente. “É uma forma de interação mais dinâmica e atrativa. Sendo assim, além da humanização e da satisfação do cliente, ainda melhora a produtividade, otimiza o tempo e gera dados”, explica.

Portanto, o importante é oferecer soluções rápidas, mas com um relacionamento excelente e simples de ser feito mesmo sozinho. Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente, basta clicar nesse ícone do WhatsApp na sua tela.

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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