A multicanalidade chegou para ficar nos negócios

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 06/12/2023 08h00, última atualização em 05/12/2023 13h51
A multicanalidade chegou para ficar nos negócios

Como sempre, a humanidade experimenta várias transformações ao longo da história, e no século XXI, isso não foge à regra. De fato, esse período testemunhou avanços significativos no campo da ciência e tecnologia. Desde a era da Globalização, houve um aumento substancial no fluxo de informações, impulsionando inovações tanto no cenário corporativo quanto social. Como resultado, as mudanças nos hábitos e no cotidiano da sociedade tornaram-se evidentes, exercendo um impacto direto no mercado por meio da multicanalidade.

Soluções da Total IP: aliadas da CX!

Hoje, o atendimento ao cliente desempenha um papel crucial nas organizações em busca de alcançar uma posição favorável na era digital. Tendo em vista o isolamento social resultante da pandemia, os canais de comunicação tornaram-se um diferencial ainda mais relevante diante da virtualização dos processos. Portanto, a estratégia adotada por empreendimentos centrados na Customer Experience (CX) envolve a integração equilibrada entre a automação e a humanização.

Apesar do retorno às atividades presenciais após a crise sanitária, as empresas estão enfrentando alterações substanciais em sua operação. Desde a cultura organizacional até a concepção de produtos, a dinâmica do trabalho foi reconfigurada, e deixar de acompanhar o ritmo das inovações pode representar um erro fatal.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto QualiBest, 43% das pessoas optam por telefonar quando necessitam entrar em contato com uma empresa. Por meio do sistema PABX-IP, é possível centralizar linhas em um único servidor local ou na nuvem, possibilitando uma distribuição estratégica dos contatos. “Essa prática reduz despesas e assegura a facilidade de expansão sem a necessidade de aumentar o espaço físico, contribuindo para a eficiência do time”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Enquanto isso, o Web Fone – Totalphone WebRTC tem a capacidade de converter seu computador ou dispositivo móvel (celular/tablet) em um telefone multimídia, permitindo a realização de chamadas pela Internet ou entre ramais de forma gratuita. Dessa forma, a agilidade nos processos é aumentada, fortalecendo a qualidade do suporte. 

Além disso, conta com integração ao Microsoft Teams para aprimorar ainda mais a experiência. “Isso tudo é possível sem a necessidade de instalação de aplicativos. Basta fazer login no seu navegador a partir de qualquer dispositivo e iniciar uma conversa com o mundo”, aponta Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP. 

Multicanalidade: estratégia certeira nas empresas!

Como nunca, a abordagem multicanal refere-se à disponibilidade de diversos meios de comunicação e interação para os clientes, abrangendo lojas físicas, websites, aplicativos móveis, redes sociais, atendimento telefônico, e-mail, entre outros. Cada veículo é tratado de maneira independente, permitindo aos clientes escolherem qual preferem utilizar.

No cenário na qual estamos inseridos, também conhecido como “Business Agility”, transcende a mera digitalização de processos, a criação de produtos tecnológicos ou a implementação de automação. Na realidade, as entidades precisam instaurar novos métodos de trabalho, reavaliar sua posição no mercado e reformular suas metodologias.

Ademais, é essencial apoiar os colaboradores nesse contexto, proporcionando uma compreensão de como o padrão de consumo atual está em constante transformação e é provável uma evolução rápida. Fica claro, portanto, como o público está cada vez mais exigente quanto à receptividade de uma marca. “Logo,  é de extrema importância não apenas implementar vários canais de contato, mas também planejar o fluxo de respostas fornecido pela companhia”, finaliza Sanches. 

Para enfrentar o desafio da interconectividade, é crucial contar com as soluções adequadas para cada perfil empresarial. Portanto, descubra as vantagens de investir na abordagem multicanal dentro das empresas.

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]