Como está o cenário do trabalho remoto?

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 28/07/2023 08h00, última atualização em 05/12/2023 16h19
Como está o cenário do trabalho remoto?

Nos últimos anos, o mundo corporativo passou por mudanças significativas impulsionadas pela rápida evolução da tecnologia e as necessidades em constante transformação dos profissionais e organizações. Nesse contexto, alguns modelos de trabalho ganharam destaque. O formato remoto refere-se a um arranjo no qual os colaboradores podem executar suas atividades fora do ambiente tradicional de escritório, utilizando a Internet para se comunicar e conectar com suas equipes. Essa opção oferece flexibilidade de localização e os indivíduos podem atuar de casa, espaços de coworking ou até mesmo viajando. Para isso, ferramentas como o Web Fone – Totalphone WebRTC se tornaram essenciais.

Por outro lado, o híbrido combina elementos do home office com o presencial. Nele, as pessoas têm a oportunidade de alternar entre os dois cenários. O tempo exato em cada um dos locais pode ser determinado pela gestão ou ficar a cargo da equipe conforme a necessidade das demandas.

Essas práticas ganharam popularidade por diversos motivos. Para os funcionários, proporcionam maior autonomia e equilíbrio entre a vida pessoal e a carreira. A eliminação do deslocamento diário e a flexibilidade de horários permitem um gerenciamento melhor do tempo, aumento da produtividade e redução do estresse. Além disso, a possibilidade de realizar as tarefas em um ambiente familiar e confortável pode contribuir para a satisfação e o bem-estar.

Já para as organizações, existem benefícios como a ampliação do leque de talentos, pois não estão mais restritas à contratação de candidatos de uma região específica. Ademais, podem resultar em maior retenção da equipe e diminuição de custos operacionais, como aluguel de espaços físicos e despesas relacionadas à infraestrutura.

No entanto, também surgem desafios. A comunicação efetiva e a relação entre o time disperso geograficamente podem exigir o uso de ferramentas tecnológicas adequadas e uma adaptação da cultura organizacional. Ainda, é fundamental garantir a segurança da informação e treinamentos constantes. Diante desse cenário, os líderes devem estar antenados para tomarem as principais atitudes visando o sucesso de seu negócio.

 

Ausência do modelo remoto desagrada muita gente

 

A pandemia trouxe uma transformação completa para a sociedade, levando as pessoas a questionarem seus conceitos e repensarem a importância das coisas, fazendo-as considerar novos caminhos. Ao longo dos últimos anos, muitos cidadãos tiveram a oportunidade de experimentar o trabalho a distância e a maioria deles não deseja abrir mão dessa alternativa. De acordo com uma pesquisa da Robert Half, 39% dos entrevistados procurariam um novo emprego caso a presença física fosse exigida.

Cada companhia deve avaliar a sua realidade. Alguns indivíduos mudaram de cidade, outros passaram mais tempo com os filhos e não querem abrir mão disso. Entretanto, há quem sinta a necessidade de ir ao escritório para ser produtivo e evitar distrações. “Por isso, não há uma fórmula mágica. Os gestores precisam estudar e ver o melhor para seu negócio”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

No entanto, o home office deixou de ser apenas um benefício e se tornou uma modalidade comum. Até o início de 2020, ele não fazia parte da realidade da maioria dos brasileiros. Segundo o levantamento, apenas 21% tinham essa possibilidade antes da crise sanitária. Entre os recrutadores, 26% afirmaram já oferecer. Nesse período, ficou evidente como a localização não afeta no rendimento. Segundo 77% dos funcionários, uns dias em casa e outros na sede da empresa é o ideal. Em seguida, 17% preferem ficar 100% virtualmente, enquanto apenas 6% gostam do presencial. 

Essa tendência já está sendo observada no cotidiano das corporações: 42% delas têm visto colaboradores procurando por um novo emprego após decidirem pelo retorno ao escritório. Na percepção de 22% deles, mesmo ainda não sentindo o impacto no dia a dia, essa evasão pode ocorrer no futuro. Entre os desempregados, 20% não aceitariam uma oferta caso não tivessem essa liberdade.

 

Há necessidade da presença no escritório?

 

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas – ONU, em 2020, apenas 3% dos trabalhadores na América Latina tinham a opção da atuação a distância. Hoje, esse número está entre 20% e 30%. Se focarmos apenas no Brasil, dados do Google Trends mostram um crescimento de 340% nas buscas por oportunidades nesse sentido. Embora essa discussão seja recente e ainda haja muito a ser melhorado, não se pode ignorar a importância da qualidade de vida do time.

Na maioria dos casos, a produtividade eleva ao adotar essa medida. Com o chamado anywhere office, os integrantes realizam suas entregas de qualquer local, quando preferirem. Afinal, os seres humanos são diferentes, cada um rende mais em um horário, tem sua agenda de compromissos e sua realidade. “Dessa forma, é possível extrair o máximo de cada membro, refletindo em melhores resultados para o empreendimento”, destaca Sanches.

Alguns cidadãos gastavam horas diariamente em deslocamento e, agora, podem passar mais tempo com a família, fazer cursos, ir à academia, cuidar de tarefas domésticas ou simplesmente dormir um pouco mais. Conforme o IT Investment Trends, IDC Latin America Analysis 2008 – 2020, as companhias com foco no bem-estar do grupo têm devolutivas positivas. Dentre elas, melhores índices e maior lealdade.

Apesar dos desafios, a tecnologia é grande aliada. Diversas soluções permitem essa integração. Confira algumas disponibilizadas pela Total IP:

 

Transcritor de Diálogos: utiliza o reconhecimento de fala (ASR/STT) e reconhece termos e palavras específicas. Possibilita uma supervisão mais assertiva.

 

Formulário e Gestão das Monitorias: o gestor ouve ou faz a leitura das ligações dos agentes e tabula as notas diretamente na ferramenta, de acordo com templates pré-estabelecidos, como tom de voz, capacidade de persuasão, português, vícios de linguagem, scripts de negociação ou de retenção, entre outros.

 

Gravação de Voz e Tela: ganha segurança jurídica, evita conversas não profissionais, reduz o tempo das ligações, treina melhor a equipe e orienta on-line as negociações.

 

Totalphone WebRTC: com ele é possível fazer chamadas para telefones convencionais ou “ramal – ramal” gratuitamente, o tipo mais popular de chamada VoIP.  

 

Dessa forma, o seu call center ganha destaque e larga na frente da concorrência! Gostou e quer saber mais sobre essa inovação? Então, entre em contato conosco pelo WhatsApp ou ligue para nós. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

 

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]