Como é a carreira no setor de tecnologia?

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 09/06/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h13
Como é a carreira no setor de tecnologia?

Uma coisa é certa: principalmente impulsionada pela pandemia, a transformação digital alavancou o mercado de tecnologia. Isso porque, nos últimos anos, as empresas enfrentaram vários desafios e passaram por muitas mudanças significativas, aprimorando suas operações com as soluções da Total IP, como os Robôs Dinâmicos. Nesse cenário, os times foram fundamentais para o estabelecimento permanecer ativo, estimulando os resultados mesmo em um momento difícil. Sendo assim, descubra como essa carreira conquista cada vez mais espaço e se torna indispensável. 

O mercado de tecnologia conquista gradativamente mais foco e se torna indispensável para as empresas

Para Giovani de Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP, há um crescimento muito evidente. “A área de TI (Tecnologia da Informação) tem um papel crucial no suporte e otimização das operações. Para 2024, com certeza, veremos ainda mais inovações nesse segmento, como novas aplicações em Inteligência Artificial (IA), blockchain, Internet das Coisas (IoT), Realidade Virtual e Aumentada, computação em nuvem, entre outras tendências”, comentou. 

Entretanto, em um mundo globalmente interconectado, essas modernidades não caminham isoladas e nem passam despercebidas. Neste ano, as fronteiras estarão conectadas com mais fluidez e a perspectiva é passarmos cada vez mais tempo on-line. De acordo com um relatório da State of Mobile, o brasileiro ficou em média 5,4 horas por dia no celular em 2021. Conforme a pesquisa, esse intervalo tem crescido. O país passou das 4,1 horas diárias, em 2019, para 5,2h, em 2020, até chegar na média citada previamente. 

O relatório ainda aponta: somados, os usuários do Brasil alcançaram 193,3 bilhões de horas no smartphone em 2021. Por conta das diferenças nas quantidades populacionais, a nação ocupa a 4ª posição em termos absolutos no ranking mundial. Para se ter ideia, a China lidera nesse critério, ultrapassando os 1,1 trilhão de horas. 

Para o diretor, as modernidades nos softwares revolucionaram diversos campos de atuação. “Novas soluções para trabalho aprimorado, híbrido e remoto, tomada de decisões de negócios à distância e automação de cargas de demandas manuais, rotineiras e criativas, são apenas alguns exemplos facilitados pelas tecnologias da Total IP”, afirmou Oliveira. 

Veja também: potencialize suas vendas digitais com a tecnologia da Total IP!

Investir em tecnologia é fundamental para otimizar o cotidiano empresarial 

Segundo Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, os empresários devem olhar além da economia de custos, mas sim focar em buscar a referência operacional para acelerar ainda mais seus resultados. “A área de tecnologia é essencial para três pontos fundamentais dentro de qualquer organização: otimizar, dimensionar e ser pioneiro. Com essas premissas, é possível inovar enquanto conquista ainda mais clientes por meio de um atendimento de excelência”, ressaltou. 

Começar a implementar melhorias no SAC (serviço de atendimento ao consumidor) é a melhor estratégia. Isso porque as modernizações ajudam as companhias a fortalecer seus processos, bem como turbinam a confiança nas negociações, aumentando a experiência de quem procura a marca. Consequentemente, esse é o passaporte certo para uma larga vantagem competitiva. 

Colocando isso em um cenário mais prático, os Robôs Dinâmicos da Total IP é uma tática de sucesso, pois podem substituir em partes ou por completo o atendimento humano. “Nós montamos o primeiro e depois ensinamos para o próprio gestor conseguir adequar o bot, de acordo com suas necessidades diárias”, explicou Sanches. Entre os benefícios dessa ferramenta, é possível citar: 

– Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem férias e pausas

– Dicionário de palavras para reconhecimento de fala;

– Diferentes tipos de vozes (masculina ou feminina);

– Alimentação automática de respostas;

– Diálogos humanizados;

– Melhor qualificação dos dados; 

– Redução de custo com atendentes; 

– Relatórios e dashboards.

Isso sem contar na rapidez, precisão e agilidade na interlocução, elevando a experiência do cliente e do consumidor, ao permitir a substituição de tarefas repetitivas. “Os Robôs Dinâmicos possuem um retorno rápido do investimento, tendo em vista a possibilidade de múltiplas ligações e conciliações simultâneas”, pontou o gerente comercial da Total IP. 

Quer dar um start ao sucesso na sua empresa? Então, fique por dentro: robôs dinâmicos: os maiores aliados da sua operação! 

O segmento em tecnologia é uma boa opção para crescer profissionalmente

Com tamanha expansão e necessidade nos mais diversos setores, essa carreira ganha gradativamente mais visibilidade. Inclusive, em questão de remuneração, o segmento também desponta. Para cargos mais altos ou com necessidade de um longo período de experiência, o salário mensal pode chegar até 35 mil reais, conforme levantamento realizado pela revista Exame. 

No primeiro trimestre de 2023, a taxa de desemprego, para quem tem 18 a 24 anos, chegou a bater 18%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, esse campo vai na contramão dessa questão, com alto índice de vagas. Observando esse cenário, muita gente pensa na possibilidade de migrar de profissão em busca de melhores condições. 

Além disso, o estudo da consultoria McKinsey estima uma demanda de aproximadamente 2 milhões de experts desse campo. Isso tudo embasado em dados já existentes, como o levantamento da Sky.One, feito em parceria com a Advance. Conforme os dados, em 2021, a esfera tech aumentou 23%, registrando uma alta de 12,8% em comparação com 2020, quando o crescimento foi de 10,4%. 

Em suma, o ramo é muito cogitado, mas ainda não está saturado. Afinal, além de ter centenas de possibilidades, também apresenta a chance de atuar em uma companhias de outros estados ou mesmo multinacionais, na categoria home office. “Os desenvolvedores conseguem atuar em qualquer parte do mundo, basta estar conectado à Internet. Isso também é um proveito muito grande da profissão”, destacou o diretor de tecnologia da Total IP. 

Com todos esses benefícios, muitos trabalhadores procuram maneiras de iniciar sua jornada nessa alternativa. Para quem se encontra nesse cenário, o ideal é pesquisar quais são as funções e formações necessárias para o campo em questão. Além do mais, é preciso ver se há identificação de fato com a ocupação, analisando, inclusive, seu conhecimento prévio. 

Ficou interessado e quer uma vaga nesse ramo? Conheça áreas promissoras da tecnologia

Por fim, a Total IP é a maior aliada de quem investe em tecnologia. Isso porque são maneiras de otimizar o dia a dia pessoal e profissional, auxiliando no cotidiano de todos. Sendo assim, conte conosco para ser destaque no futuro.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?