Como deixar o cliente feliz?

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 30/09/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h25
Como deixar o cliente feliz?

Quando se trata de conquistar novos clientes, é preciso, a todo momento, tê-los no centro da estratégia do negócio. Assim, é possível facilitar a conexão com o público, compreendendo suas dores e criando ações efetivas para solucionar suas dificuldades. Hoje, é inadmissível pensar em manter uma marca ativa sem se preocupar em garantir o melhor atendimento. Sendo assim, descubra dicas para o seu consumidor superar todas as expectativas com soluções inteligentes, como o API WhatsApp Business da Total IP!

É imprescindível sempre colocar o cliente como centro das estratégias do seu negócio 

Com a globalização, a influência de um comprador vai muito além da aquisição de um determinado produto ou serviço. Sendo assim, é notório como as pessoas estão cada vez mais informadas, com facilidade de acesso, e a predisposição disso é só aumentar. Na Era da Comunicação, as opiniões e pontos de vista são compartilhados em tempo real. “Por isso, os executivos precisam estar atentos, tudo pode ser encontrado na Internet com apenas uma busca, tanto a divulgação positiva quanto negativa”, afirma Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Dessa forma, as companhias precisam estar atentas ao relacionamento com seus alvos. A Geração Z, por exemplo, inclui os nascidos entre 1995 a 2010 e vai representar, em 2030, a maior massa do mercado. Dentre tantas características, é possível evidenciar como eles nunca aceitam o básico, são ávidos por ferramentas descomplicadas e procuram sempre o melhor. 

Com isso, as corporações tendem a coletar grandes quantidades de informações desses internautas, para tornar a personalização de experiências mais clara e eficiente, bem como aumentar as oportunidades de engajamento, o principal objetivo das marcas de sucesso. No entanto, é necessário saber como usar esses dados para reverter em táticas assertivas. 

Todavia, antes de ter esses resultados em mãos, é preciso passar pela missão de coletá-los. Com a Total IP, não é preciso dispor de um agente para perguntar a cada um dos usuários. “Os Robôs Dinâmicos são os maiores aliados das operações, com eles é possível colher o NPS (Net Promoter Score) e descobrir cada detalhe do receptor sobre a sua mercadoria”, ressalta Sanches. 

Conheça o NPS e entenda efetivamente sua utilidade 

Para contextualizar, o NPS surgiu em meados de 2003 com uma publicação de Fred Reichheld, Consultor da Bain & Company, na Harvard Business Review. Assim, trata-se de uma metodologia utilizada para avaliar o grau de fidelidade de quem consome algo. “Comparando aos outros métodos para avaliação, esse é o mais simples e eficaz de ser aplicado e entendido por quem está do outro lado da linha”, pontua Sanches. 

Além disso, esse formato pode funcionar para qualquer instituição, independente do tamanho e segmento. Afinal, a ferramenta é vantajosa para todos os lados, para quem compra, é apenas uma pergunta a ser respondida, sem nenhum tipo de desgaste ou questão. Por outro lado, a gerência se beneficia com uma forma intuitiva de receber todos esses insights

Desse modo, a administração das referências traz vantagens competitivas. “Por ser muito utilizado, os clientes já até sabem como funciona essa coleta. Ainda,  a sua objetividade garante um maior número de feedbacks. Isso porque nas pesquisas tradicionais existe uma lista, as quais demandam um longo tempo para quem responde”, explica Sanches. Assim, essa interrogação pode ser adaptada para servir com eficiência às suas demandas. 

A partir disso, é imprescindível procurar maneiras de estabelecer conexões emocionais, com ampla efetividade. Para isso, o ponto de partida é manter um interesse genuíno no internauta, para garantir uma experiência prazerosa. Assim, você cria uma rede de sustentação, pois os clientes fiéis serão apoiadores, ajudarão na comunicação e se tornarão verdadeiros embaixadores, auxiliando no famoso boca a boca. 

Descubra algumas dicas para encantar o cliente e superar as expectativas 

1) Surpreenda e antecipe as expectativas: 

Encantar não se trata só de oferecer um serviço ou produto de forma eficaz. Ele vem das ações inesperadas a princípio, para exceder as expectativas. Quando essa ‘mágica’ ocorre, isso tende a criar um vínculo maior. Assim, é fundamental para as corporações entenderem quais pontos o cliente procura, de forma a criar vivências tendo esses conhecimentos em mente. 

Nesse sentido, entra a relevância de compreender alguns padrões de comportamento, baseados em pesquisas, demandas e conversas. “Também é essencial buscar se atualizar com constância. Afinal, as coisas mudam o tempo todo e precisamos estar a par para não nos tornarmos obsoletos e esquecidos”, expõe o gerente comercial da Total IP. Dessa forma, é possível atender com excelência e se manter competitiva, antecipando os desafios pela frente. 

2) Invista na empatia:

É essencial entender as demandas dos consumidores e ouvir suas opiniões. Ser empático, então, significa mostrar a todo momento como você está atento e se importa com quem está do outro lado da tela. Porém, isso está além dos discursos e das palavras. Portanto, deve ser mostrado com ações e atitudes, partindo do princípio de uma segmentação prévia. Afinal, normalmente, não existe apenas um tipo de indivíduo no mundo e essa divisão se torna fundamental para adequar os esforços de marketing a grupos específicos.

3) Dê importância a todas as interações: 

Atualmente, a tecnologia domina os canais de atendimento. Segundo uma pesquisa, elaborada pelo Instituto QualiBest, 62% dos internautas usaram WhatsApp para se comunicar com uma empresa nos últimos três meses. Em seguida, aparecem os formulários de ajuda ou e-mails de contato nos sites empresariais, com 49%, e as ligações telefônicas, com 47%. Ou seja, é vital estar presente em todos os meios, especialmente aquele onde seu negócio é mais procurado. 

Contudo, a modernidade pode falhar e trazer um gap na resolução do problema. Além disso, principalmente os idosos, não costumam gostar desses aportes quando precisam de respostas para alguma questão. Por isso, as interações personalizadas e mais diretas reduzem a probabilidade de comunicação falha, aumentando o potencial de uma conexão mais significativa.

Por fim, para prestar o melhor suporte ao seu público e estar por dentro das novidades corporativas, a Total IP é sua aliada! Modernize a sua operação e usufrua das melhores soluções para turbinar seus lucros e produtividade. Para isso, fale conosco pelo próprio WhatsApp! Será um prazer atendê-lo! 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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