Como amenizar os atritos na jornada de compra?

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 11/02/2022 11h00, última atualização em 14/09/2023 14h44
Como amenizar os atritos na jornada de compra?

Com a chegada da pandemia e o consequente aumento do e-commerce, o consumidor se tornou ainda mais exigente. De acordo com a 44ª edição do Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nielsen no primeiro semestre de 2021, houve um recorde de vendas on-line, atingindo 53,4 bilhões, crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior. Ou seja, as corporações precisam encontrar formas de se destacar perante a concorrência para se manterem ativas e uma dessas alternativas é minimizar os atritos da jornada de compra. Com a URA da Total IP, não tem melhor estratégia! 

Os principais gargalos da experiência digital 

As organizações cientes da importância dessa vivência já saem na frente, pois trabalham levando em conta a otimização dos procedimentos para evitar ocorrências como checkout lento, suporte ineficaz, falta de integração entre os canais ou insuficiência de informações sobre produtos, por exemplo. O propósito é manter o usuário ativo no site e cada vez mais interessado. 

Consoante a Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, é imprescindível ter atenção a esse quesito da operação. “Qualquer empecilho comprometedor, em termo de comodidade e rapidez para concluir algum processo, pode ser considerado falha na experiência digital. Por isso, é essencial mapear possíveis lapsos, com o intuito de evitar qualquer obstáculo na finalização da compra”, afirma. 

Entre todos esses pontos, uma dificuldade alarmante é a falta de comunicação e auxílio partindo do vendedor para o esclarecimento de dúvidas. Bem como, burocracias e complicações demasiadas na hora de preencher cadastros também espantam os consumidores. Pensando nisso, preparamos três dicas para tornar essa trajetória mais satisfatória para todos os envolvidos. 

Dicas da Total IP para melhorar a experiência do cliente 

 A ideia é ter uma relação gradativamente com menos barreiras, mais humanizada e cheia de facilidades, esse é o desejo de todo internauta. Portanto, um diálogo sem ruído é o objetivo das instituições como um grande diferencial competitivo. Conforme o relatório Tendências da Experiência do Cliente 2021, da Zendesk, 65% dos entrevistados querem comprar em lugares onde são oferecidas transações virtuais ágeis e práticas. Por isso, confira algumas sugestões para implementar no seu negócio. 

– Conheça seu cliente:

Em primeira instância, a marca precisa entender para quem está falando. Isso vai desde estudar a persona, para descobrir suas necessidades até desenhar as possibilidades de caminhos, para conseguir ir ao encontro de seus anseios. Entretanto, há padrões universais a serem seguidos, como a simplificação das etapas e o esforço para oferecer melhores condições de preços e qualidade. 

Também é fundamental estar atento à funcionalidade dos mecanismos nos quais você se apoia. O uso consentido dos dados, segundo a LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais), associado a ferramentas corretas e utilizando de inteligência artificial, viabiliza um direcionamento mais efetivo do cliente, levando em conta suas demandas mais específicas. 

Para o gerente comercial da Total IP, “um exemplo de solução é a URA (Unidade de Resposta Audível). Ela pode ser usada para colher referências antes de direcionar a um atendente humano, pois é automatizada para realizar uma triagem após ser atendida pelo consumidor”, comenta. Isso otimiza o tempo de todos os envolvidos. 

– Personalize a comunicação para fidelizar:

Uma coisa é certa: o usuário quer viver um relacionamento único com o empreendimento, moldado perante suas reais necessidades. Por isso, personalizar a comunicação é crucial para identificar embaixadores no seu público, de modo a ser indicado para outras pessoas realmente interessadas. 

Além de agregar valor à marca, também costuma agilizar o próprio fluxo de aquisição, pois utiliza o histórico de demandas passadas para facilitar processos atuais. Assim, realizar uma análise aprofundada do perfil de quem procura seu negócio não é apenas fundamental para a adequar características, mas também ao desenhar toda a tática de interação com seus adeptos.

Com a Total IP, é possível ter acesso a diversas soluções tecnológicas específicas para as suas demandas, como é o caso da URA. Portanto, ao modernizar a sua companhia você consegue ter acesso a diversas facilidades e ainda se destaca perante a concorrência. Por fim, para saber mais sobre como podemos auxiliar você a escalar nos lucros, entre em contato conosco!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br 

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]