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Transformação digitalLeandro Rodriguez, vice-presidente para a América Latina da Alteryx e especialista em automação de processos de negócios, afirma: as corporações as quais utilizam a análise de dados no início da crise ganham uma vantagem competitiva porque as transformações são perceptíveis e têm impacto. [...]
Leandro Rodriguez, vice-presidente para a América Latina da Alteryx e especialista em automação de processos de negócios, afirma: as corporações as quais utilizam a análise de dados no início da crise ganham uma vantagem competitiva porque as transformações são perceptíveis e têm impacto.
“Se um processo foi realmente modificado, você normalmente não consegue mais reconhecê-lo”, afirma Rodriguez. “Por exemplo, em uma cidade grande costumávamos ficar no meio-fio e levantar o braço para chamar um táxi; agora usamos um aplicativo baseado em dados o qual facilita a localização, forma de pagamento e preferências de rotas. O método é diferente e a alteração é transformadora”.
A seguir, Rodriguez enumera as cinco principais dicas para impulsionar a transformação digital das companhias:
1 – Democratize a análise dos dados: utilize uma plataforma acessível e centralizada, para a atividade se tornar um ativo de informações para as diferentes áreas da companhia. De acordo com Rodriguez, os funcionários devem ter acesso aos dados necessários e estar capacitados a usar as ferramentas disponíveis, sem depender de cientistas de dados altamente treinados.
2 – Eduque e treine seus funcionários: somente quando as instituições capacitam sua força de trabalho a propor transformações no negócio suas iniciativas produzirão resultados. “Se os trabalhadores contarem com as tecnologias certas e tiverem facilidade para usá-las, combinadas com o acesso às informações, a magia pode acontecer”.
3 – Incentive uma cultura de dados: as organizações só alcançam uma mudança eficaz orientada por dados quando promovem uma cultura analítica. Isto significa envolver todas as pessoas na mesma jornada, ou seja, democratizando o acesso aos dados e disponibilizando uma plataforma centralizada de análise para qualquer funcionário resolver desafios complexos com a ajuda das informações geradas a todo momento pelo próprio negócio.
4 – Invista em seu ecossistema de dados: utilize tempo e recursos para limpar suas informações e desenhar novos processos para coletar as bases corretas e gerar insights capazes de serem colocados em prática.
5 – Encontre um problema para resolver: considere quais processos são menos eficazes em relação ao quanto poderiam ser e como uma transformação liderada pela análise de dados poderia trazer benefícios ao negócio. “As pessoas mais próximas ao processo sabem onde estão os problemas e podem colher insights críticos para impulsionar a mudança”, finaliza Rodriguez.
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