Cinco dicas para promover a transformação digital nas organizações

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 02/12/2020 08h00, última atualização em 11/05/2022 11h46
Cinco dicas para promover a transformação digital nas organizações

Transformação digital

Leandro Rodriguez, vice-presidente para a América Latina da Alteryx e especialista em automação de processos de negócios, afirma: as corporações as quais utilizam a análise de dados no início da crise ganham uma vantagem competitiva porque as transformações são perceptíveis e têm impacto.

“Se um processo foi realmente modificado, você normalmente não consegue mais reconhecê-lo”, afirma Rodriguez. “Por exemplo, em uma cidade grande costumávamos ficar no meio-fio e levantar o braço para chamar um táxi; agora usamos um aplicativo baseado em dados o qual facilita a localização, forma de pagamento e preferências de rotas. O método é diferente e a alteração é transformadora”.

A seguir, Rodriguez enumera as cinco principais dicas para impulsionar a transformação digital das companhias:

1 – Democratize a análise dos dados: utilize uma plataforma acessível e centralizada, para a atividade se tornar um ativo de informações para as diferentes áreas da companhia. De acordo com Rodriguez, os funcionários devem ter acesso aos dados necessários e estar capacitados a usar as ferramentas disponíveis, sem depender de cientistas de dados altamente treinados.

2 – Eduque e treine seus funcionários: somente quando as instituições capacitam sua força de trabalho a propor transformações no negócio suas iniciativas produzirão resultados. “Se os trabalhadores contarem com as tecnologias certas e tiverem facilidade para usá-las, combinadas com o acesso às informações, a magia pode acontecer”.

3 – Incentive uma cultura de dados: as organizações só alcançam uma mudança eficaz orientada por dados quando promovem uma cultura analítica. Isto significa envolver todas as pessoas na mesma jornada, ou seja, democratizando o acesso aos dados e disponibilizando uma plataforma centralizada de análise para qualquer funcionário resolver desafios complexos com a ajuda das informações geradas a todo momento pelo próprio negócio.

4 – Invista em seu ecossistema de dados: utilize tempo e recursos para limpar suas informações e desenhar novos processos para coletar as bases corretas e gerar insights capazes de serem colocados em prática.

5 – Encontre um problema para resolver: considere quais processos são menos eficazes em relação ao quanto poderiam ser e como uma transformação liderada pela análise de dados poderia trazer benefícios ao negócio. “As pessoas mais próximas ao processo sabem onde estão os problemas e podem colher insights críticos para impulsionar a mudança”, finaliza Rodriguez.

Atendimento moderno

Quem lida com atendimento também precisa se preparar com dispositivos modernos. Os recursos tecnológicos são uma saída para proporcionar mais independência aos clientes. Além disso, diminuem despesas operacionais e facilitam a manutenção. Dessa maneira, tanto a vida o usuário quanto a dos empresários fica mais fácil.

Nas ligações, também se pode contar com esse auxílio. Por meio de Unidades de Resposta Automática – URAs customizadas é possível realizar atendimentos completos sem a necessidade de direcionamento para um atendente. “Os projetos são elaborados em conjunto com os consumidores, visando a criação do recurso mais completo possível, capaz de preencher qualquer lacuna existente na operação”, explica Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP.

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Sobre a Total IP

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