Empreendedor: encante seu consumidor

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 12/05/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h14
Empreendedor: encante seu consumidor

Uma coisa é certa: o consumidor fica gradativamente mais exigente. Quando se trata de boas estratégias, é essencial colocá-lo no centro, facilitando sua vida e compreendendo todas as suas dores. Assim, é possível desenvolver produtos e serviços voltados para superar suas expectativas, com ações efetivas e inovadoras. Outro ponto fundamental é focar no atendimento, pois isso impacta expressivamente em sua opinião sobre o negócio. Dessa forma, descubra alguns passos para fidelizar e aprimorar o suporte da sua empresa, com soluções inteligentes da Total IP, como os Robôs Dinâmicos. 

Coloque o consumidor no centro da sua estratégia organizacional para colher bons resultados 

Para Silvio Sallowicz, CEO (Chief Executive Officer) da Duo & Ecco, o objetivo deve ser sempre sair do Mar Vermelho e migrar para o Oceano Azul. “Algumas atitudes são extremamente válidas para conquistar as mentes e os corações de seus alvos”, comenta. Contudo, como fazer isso e se destacar da concorrência? 

Segundo o especialista, é preciso analisar o contexto. “É notório: hoje os clientes estão cada vez mais informados e esse movimento só tende a crescer. A Geração Z, por exemplo, vai representar, em 2030, o maior público consumidor do mercado. Entre tantas características deles, a mais evidente talvez seja não se contentar com o básico”, afirma. 

Isso é um estímulo para o desenvolvimento de novas táticas corporativas. “As organizações tendem a coletar grandes quantidades de informações de seus clientes para facilitar a personalização de experiências e aumentar as oportunidades de engajamento”, pontua o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches. Dessa forma, com esses dados em mãos, é possível ter insights valiosos para despertar conexões emocionais, com ampla efetividade. 

Fique por dentro: estratégias para dialogar com clientes. 

Como encantar o consumidor e fidelizá-lo para mais compras? 

Nesse sentido, contar com modernidades no suporte faz toda a diferença. “Uma boa estratégia é implementar o Robô Dinâmico de Pesquisa. Com ele, ao final de toda ligação, o gestor tem acesso imediato a uma nota dada pelo usuário”, explica Sanches. Além de favorecer ações internas, também eleva a produtividade do colaborador, pois ele não precisará despender horas perguntando individualmente o feedback dos internautas. 

Para Sallowicz, o ponto de partida é manter um interesse genuíno no seu consumidor, para garantir uma experiência prazerosa, a fim de aproximá-la ao máximo da perfeição. “Essa conexão é poderosa para criar uma rede de sustentação, pois aqueles fiéis vão apoiar a sua empresa e lhe ajudar na comunicação”. Isso é determinante para aumentar o famoso boca a boca, uma das partes mais cruciais do marketing. 

Nesse sentido, confira cinco ações para alcançar os melhores resultados no seu negócio. Veja: 

1) Surpreenda e antecipe as expectativas:

Encantar não se trata só de oferecer um serviço ou produto de forma eficaz. Ele parte das ações inesperadas pelo usuário, a princípio, para exceder suas expectativas. Quando essa “mágica” ocorre, tende a criar um vínculo maior. “As instituições de sucesso mapeiam e entendem as necessidades de seu público, criando jornadas completas e descomplicadas”, comenta Sanches.

Para isso, é fundamental compreender alguns padrões de comportamento, baseados em pesquisas, como a do Robô Dinâmico da Total IP, demandas e conversas, além de se atualizar e informar constantemente sobre as tendências do mercado. Dessa forma, é possível atender com excelência, se mantendo competitiva e antecipando futuras jogadas.  

Leia também: como prestar o melhor atendimento? 

2) Seja sempre empático: 

É essencial observar as demandas de seus clientes e ouvir suas reclamações. Então, ser empático significa mostrar a todo momento como você está atento e se importa com a vivência de quem busca seus produtos. Porém, isso está além dos discursos e de palavras vazias nas redes sociais, por exemplo. 

Conforme o CEO da Duo & Ecco deve ser mostrado com ações e atitudes efetivas, partindo do princípio da divisão. “Afinal, uma empresa normalmente não tem uma única persona e a  segmentação se torna fundamental para adequar os esforços de marketing a grupos específicos”, analisa. Acima de tudo, eles querem se sentir únicos, reconhecidos como indivíduos. 

Nós recomendamos: aprenda a ouvir seu consumidor. 

3) Dê importância às interações boca a boca: 

Atualmente, a tecnologia domina os canais de atendimento ao cliente. Com a Total IP, é possível ligar, enviar e-mail ou mensagens de texto para um chat da marca, inclusive pelas mídias sociais. Vale lembrar: segundo uma pesquisa do Instituto QualiBest, 49% dos entrevistados preferem o WhatsApp quando precisam entrar em contato com alguma entidade. Logo após, está o chatbot e só então o telefonema. 

Todavia, um empreendimento de alta performance está presente em todos os meios, com um suporte de excelência advindo da Total IP. Isso porque, muitas vezes, as modernidades podem levar à frustração ou gaps de diálogo, principalmente com quem não tem acesso frequente. Por isso, as interações personalizadas e mais diretas reduzem a probabilidade de uma comunicação falha.

Veja também: aprimore a experiência do seu consumidor. 

4) Valorize seus clientes: 

As marcas devem sempre mostrar consideração, indo além do simples “obrigado”. Demonstrar apreço tende a deixar um cliente feliz e mais propenso a retornar ao negócio. Se ele estiver satisfeito, divulgará as mercadorias para amigos e familiares, melhorando a reputação e imagem da companhia. Sendo assim, é fundamental a criação de uma estratégia de valorização para recompensar aqueles fiéis. 

Para Sallowicz, existem inúmeras possibilidades. “Pode-se investir em convites para eventos culturais, encontros de relacionamento, compartilhar suas realizações nas mídias sociais, etc.”, compartilha. Aqueles recados exclusivos também são altamente eficientes e, normalmente, você escreve em cinco minutos algo com grande efeito. 

Curtiu o assunto? Então, veja: invista no atendimento ao consumidor. 

5) Preste atenção aos bastidores da sua empresa: 

Se houver problemas com a equipe, a chance de atitudes negativas interferirem na qualidade do auxílio é grande. Por isso, foque em ter um time unido e uma forte cultura empresarial dentro de casa. “Para isso,  é preciso foco em relacionamentos, tratamento justo, bem-estar coletivo e contribuir para o desenvolvimento profissional. Uma boa ideia é facilitar a interação social, promovendo campanhas e, ainda, coletar feedbacks constantes”, alerta o CEO. Assim, você ajuda a reter seus talentos e também seus clientes!

Para esse start no mundo de inovações, a Total IP é sua aliada! Assim, você investe em mais produtividade, melhora a vivência do seu cliente e ainda sai no lucro! Fale conosco pelo WhatsApp e se surpreenda, será um prazer atendê-lo! 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

Conheça nossas soluções: 

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Total Chat Center (Caracterização de clientes)
  • Gestão de SMS

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