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Atenção com as compras de fim de ano

Conheça soluções para turbinar os lucros do seu negócio com as datas comemorativas

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 23/12/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h22
Atenção com as compras de fim de ano

Uma coisa é certa: vender bem no final do ano é essencial para fechar o faturamento com chave de ouro. Afinal, esse é o objetivo de qualquer negócio. Contudo, no último trimestre do ano, é possível notar ainda mais transações comerciais. Nesse sentido, é preciso estar preparado para responder uma alta quantidade de clientes, oferecendo um atendimento de excelência para fidelizá-los, com soluções inteligentes, como o API WhatsApp Business da Total IP! Sendo assim, conheça algumas dicas para turbinar os lucros! 

As vendas aumentam com a chegada das datas comemorativas 

É imprescindível criar uma estrutura de planejamento antes desse momento chegar, pois o fluxo aumenta em todos os aspectos. Uma boa explicação para isso diz respeito ao pagamento do 13º salário, o qual permite grande parte da população brasileira adquirir mais instrumentos nessa época. 

Outro motivo é visto na pandemia, responsável por impulsionar as vendas on-line. Segundo um levantamento realizado pela CupomValido, o Brasil lidera o ranking de crescimento nessas negociações remotas, com 22,2% de expansão em 2022. Além disso, estima-se um crescimento de 20,73% ano ano, entre 2022 e 2025. Conforme o relatório, a nação possui uma expectativa de elevação quase duas vezes maior se comparado com a média mundial (11,35%), acima de países como Japão (14,7%), Estados Unidos (14,55%) e França (11,68%). 

Para chamar a atenção dos internautas, a corporação precisa de criatividade. Esse estímulo pode ser feito por meio de promoções, descontos e outras táticas pensadas justamente para atrair o olhar de quem está passando. “Porém, nada acontece como um passe de mágica. A companhia precisa antecipar cada passo do usuário para ter êxito durante a movimentação de vendas”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Dicas para elevar os lucros com as datas comemorativas do final do ano 

Pensando nisso, Sanches separou algumas dicas para você aumentar a receita enquanto satisfaz quem procura o seu negócio. Confira: 

1) Demonstre como você é especialista:

É fundamental encantar o consumidor para ele realmente ter interesse em conhecer sua loja. Para isso, invista na divulgação, por meio de estratégias capazes de entregar valor e conteúdo. Utilize as redes sociais para falar sobre seus produtos, mostrar imagens, educar o público sobre as vantagens, métodos de usar, enfim, tente demonstrar como você é especialista na área. 

2) Facilite a vida do cliente:

Muitas das vezes, o indivíduo chega para adquirir algo, mas não sabe exatamente como comprar e qual mercadoria precisa. Em alguns casos, ele quer um determinado serviço. Contudo, não sabe se ele atende diretamente suas necessidades e soluciona as pendências. Nesse sentido, seu dever é facilitar a vida do cliente. Treine a equipe comercial para explicar didaticamente seu catálogo, apresente exemplos, demonstre cases de sucesso, se não puder ajudar, direcione quem pode, enfim, tudo para o receptor sair satisfeito e com uma boa experiência. 

3) Seja atencioso com quem procura o seu negócio:

Nem todo mundo vai chegar no empreendimento determinado a adquirir algo. Por isso, tenha empatia com quem apenas está de passagem, tire dúvidas, seja atencioso e solícito até ele tomar sua decisão. Um ponto de destaque: mesmo sendo mais barato em outro lugar, o consumidor leva em consideração o atendimento recebido. 

De acordo com dados do Kissmetrics, depois de uma vivência negativa de suporte, 26% dos entrevistados postam um comentário desfavorável em suas redes sociais, como Twitter e Facebook. Imagine se for um influencer, pense nessa crítica amplificada, chegando em cada vez mais usuários on-line. Com a globalização, se tornou ainda mais importante tomar cuidado com isso. 

Todavia, o contrário também é verídico. Quando você responde bem uma pessoa, ela pode compartilhar sua opinião e indicar o serviço para seus amigos e familiares, se tornando uma verdadeira embaixadora. É preciso destacar: o marketing boca a boca tem muita influência sobre as pessoas, pois parte de experiências reais, das quais você confia. 

4) Faça boas promoções: 

É crucial planejar boas promoções para realmente despertar o interesse dos compradores. Isso porque, no final do ano, parte-se de um princípio no qual o volume de compras compensa o preço mínimo de algumas mercadorias. Por isso, escolha quais produtos vai vender, quais os valores adequados e, consequentemente, aumente as visualizações no seu estabelecimento. Para isso dar certo, é vital comunicar os colaboradores, para todos estarem em sintonia quanto às mudanças e terem insights em conjunto para o êxito dessa ação. 

5) Ofereça vale-presentes:

O vale-presente é uma ótima opção para quem não tem tempo ou ideias sobre o melhor presente para os entes queridos. Portanto, disponibilizar esse serviço pode ser um excelente chamariz para diversas pessoas, capaz de expandir os lucros em qualquer época. Dessa forma, pesquise quais os itens mais procurados na sua organização e garanta uma quantidade de estoque suficiente para atender a demanda.

6) Contate os clientes antigos: 

Segundo o consultor de marketing Philip Kotler, atrair um comprador custa em média de cinco a sete vezes mais se comparado com converter um atual. Portanto, na hora de trabalhar a fidelização, tente evidenciar o quanto você valoriza quem já fez negócio com você. Por isso, vale a pena contatar os clientes antigos a fim de lembrá-los o quanto podem contar com você. Desse modo, ofereça bons descontos e mimos exclusivos para trazê-los de volta. 

7) Invista no atendimento ao consumidor: 

Para dar conta do alto fluxo, é imprescindível ter as ferramentas corretas. De acordo com uma pesquisa do Instituto QualiBest, 49% dos entrevistados preferem o WhatsApp quando precisam falar com alguma companhia. Conforme Sanches, “é vital estar onde seu consumidor mais te procura para permanecer ativo e competitivo no mercado”.  

A fim de impulsionar a sua empresa, a Total IP possui a solução API WhatsApp Business, voltada para tornar as conexões mais efetivas e as compras mais fáceis. Além de possuir diversas funcionalidades, como integração de sistemas e histórico em nuvem, é possível notar um aumento de produtividade e de satisfação do internauta. 

Por fim, invista nos sistemas certos para sair na frente nesse final de ano. Para dar esse start e modernizar sua operação, conte com a Total IP! Fale conosco e se surpreenda! 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

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