Proteja a sua empresa de ataques cibernéticos

Por Pedro Fagundes, Total IP - Publicado em 06/12/2022 08h00, última atualização em 06/12/2022 10h04
Proteja a sua empresa de ataques cibernéticos

Sua empresa está atenta quanto às ameaças vigentes ao mundo digital? A presença de pessoas físicas e jurídicas na Internet tem se tornado uma aventura cada vez mais perigosa. Quem navega no digital sabe a quantidade de sites e portais acessados, diariamente, em um só dispositivo, O número exorbitante pode assustar, caso reflita-se a respeito da segurança de dados. Um dos principais crimes cometidos, atualmente, no ecossistema empresarial, o sequestro de informações individuais tem tirado o sono de inúmeras companhias. Junto à dinamicidade de atuação dos negócios, o desenvolvimento dessa prática fraudulenta se desenvolveu nos últimos anos. Quer descobrir como driblar os ataques e minimizar seus danos? Acompanhe a matéria a seguir e confira! 

 

Efeitos dos ataques cibernéticos

Uma das mais notáveis ameaças organizacionais do contemporâneo, o ransomware é um software nocivo, utilizado para bloquear dados de computadores e servidores por meio do uso de criptografia. Esse mecanismo daninho é responsável por importunar boa parte das organizações espalhadas mundo afora. Anteriormente, sua metodologia de ataque baseava-se no comprometimento de e-mails corporativos. No entanto, sua técnica foi aprimorada e expandida para novas frentes. Agora, observa-se uma crescente no uso dos chamados deep fakes. “A tecnologia é um mecanismo poderoso, capaz de agregar inúmeros benefícios ao cotidiano de um negócio. Porém, seu manejo pode se tornar nocivo, caso utilizado nessa esfera”, aponta o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

Segundo o estudo anual da Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), a respeito do cenário de risco cibernético, a segurança digital de uma corporação é detalhadamente examinada pelo mercado, na atualidade. De acordo com o relatório, essa preocupação é analisada até mesmo por inúmeros investidores globais. Essa preocupação dos players demonstra uma crescente na valorização do cuidado com a circulação de dados on-line. Hoje, tornou-se impossível apontar uma instituição séria sem a presença desse pilar em sua atuação contemporânea. Agora, a classificação de um empreendimento de sucesso é medida por outros parâmetros. A preocupação quanto aos riscos ambientais, sociais e de governança (ESG) se junta ao virtual. 

A frequência de ataques, com a utilização de malwares, ainda permanece em alta. Em 2021, foi registrado um recorde de 623 milhões de investidas. Apesar dessa periodicidade ter demonstrado queda de 23%, durante o primeiro semestre de 2022, o total acumulado nesses seis meses excede o dos anos de 2017, 2018 e 2019. Quanto aos danos financeiros, a AGCS pressupõe um gasto, por parte das instituições atingidas, de 30 bilhões de dólares – diluídos em métodos de recuperação e capital extorquido –, até 2023. “Os altos números revelam a importância de se tomar medidas precatórias e se afastar, ao máximo, de percalços como esse no seu escritório”, ressalta Oliveira.

 

Insurgência de novas táticas para ataques

Não foi, somente, do lado de quem sofre o atentado onde os custos foram elevados. Quem pratica o crime também tem ampliado seus gastos a fim de cometer assaltos virtuais ainda mais elaborados. Além da atualização da técnica, o aumento das despesas infratoras decorre da procura por corporações, cada vez maiores. Atualmente, um empreendimento precisa estar apto para digladiar contra extorsões duplas ou triplas. Os assaltantes focam seus esforços em capturar, por entre os códigos escondidos na criptografia, informações sensíveis às pessoas jurídicas ou o banco de dados com os perfis de seus clientes. Dessa forma, para não comprometer – ainda mais – sua imagem no mercado, as instituições cedem quantias quantias cada vez mais altas para o resgate. 

Com a migração das empresas para o ecossistema digital, trâmites virtuais foram facilitados. Os ataques a e-mails comerciais, ou do inglês, business e-mail compromise (BEC), apesar de não atuarem sozinhos, continuam a avançar. Conforme divulgado pelo Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos da América (FBI), os golpes de BEC totalizaram o roubo de 43 bilhões de dólares, entre 2016 e 2021. Em outra esfera, utiliza-se da inteligência artificial, denominada deep fake. Ela é responsável por alterar a imagem e voz de um assaltante, a fim de se passar por um colaborador da empresa alvo. “A partir de uma edição de vídeo, os assaltantes conseguem persuadir o seu objeto e, assim, acessar segredos”, pontua Oliveira.

 

Orientações para preservar o bem-estar digital

Perante um contexto de desenvolvimento de novas técnicas por parte dos agressores, é preciso alterar a mentalidade laboral, abandonar o imediatismo e mirar os olhos no futuro. Ou seja, é necessário adotar medidas precatórias, assim como uma vacina para combater – de antemão – as ofensivas. Enquanto não houver um método imbatível, capaz de encerrar com todas as adversidades em um estalar dos dedos, recomenda-se redobrar a atenção e investir em segurança. Para combater os ciberataques e preservar o seu negócio, veja a lista abaixo:

Armazene seus dados em mais de um local: a nuvem é uma inovação tecnológica imensa, pois revolucionou o armazenamento de informações. Não à toa, a Total IP utiliza desse artifício, dentre seus inúmeros produtos, para implementar o PABX-IP Corporativo – uma solução capaz de unir todos os funcionários de uma empresa em um servidor de telefonia. Dessa forma, ganha-se praticidade para o contato, além, é claro, de reduzir o custo com chamadas. No entanto, depender de um único método de depósito pode fornecer perigos. Ficar às custas de um pequeno número de provedores cria grandes concentrações em torno de poucos pontos de falha. Portanto, acredite na nuvem, porém prefira pulverizar suas reservas de dados.

Aposte em posições de TI: não raramente apontada como “a profissão do futuro”, sua escassez de especialistas é um problema premeditado há alguns anos. Essa barreira numérica tem dificultado os esforços para aprimorar a segurança cibernética, do ponto de vista global. Sem indivíduos capacitados, difundidos nas mais diversas empresas do planeta, o conceito de proteção virtual nunca conseguirá atingir a plenitude. “Logo, minha recomendação primária é valorizar quem chega ao seu negócio com essas qualidades e treinar quem mostra garra para desenvolvê-la. Contar com uma equipe de craques é a base para crescer e ganhar essa batalha”, finaliza Oliveira

 

Seu estabelecimento está atento a essa preocupação? Fale com nossos especialistas e veja como você pode tirar proveito das melhores inovações para se adaptar ao meio e atingir o sucesso.

Gostou das nossas indicações? Então, não perca nem mais um instante sequer e entre em contato com a gente! Se o cenário apresenta inseguranças e incertezas, não pense duas vezes e comece a agir. Siga as tendências, pense um passo à frente e proteja a imagem do seu negócio perante o mercado. Estamos ansiosos para fazer desse objetivo uma realidade. Para tanto, mantenha-se sempre em alerta, adapte-se aos perigos com rapidez e ponha seu conhecimento em prática. Conte com a Total IP para auxiliar no seu próximo passo.

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (PreviewPower, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]