Atenda seu cliente com qualidade

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 15/09/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 16h40
Atenda seu cliente com qualidade

O atendimento ao cliente é uma etapa crucial para estabelecer o relacionamento com o público. Assim, uma empresa focada em crescimento deve prezar pelo sucesso dessa fase. Por meio dela, existe o acesso às informações, compras, dúvidas, sugestões, reclamações e outros contatos. Para quem tem interesse em aprimorar esse canal, as soluções tecnológicas, como Total IP Human Detector – THD, podem ser uma alternativa. Afinal, para realizar um acompanhamento exemplar é necessário oferecer recursos e preparar a sua equipe. Então, veja nesta matéria, a importância de desenvolver esse setor e manter seus colaboradores com uma dinâmica atualizada. 

Ouça o público: descubra a importância de investir em atendimento

Atualmente, estamos sujeitos a encontrar grandes variações nas preferências do público. A idade, por exemplo, é um fator determinante na escolha de um modelo de comunicação. Assim, as gerações alternam as opções de acesso entre mensagens instantâneas e ligações com a central. Porém, em conjunto, eles prezam por qualidade e agilidade seja em qual for o meio. De acordo com o levantamento feito pela State of Global Customer Service, 96% dos consumidores avaliam o suporte ao consumidor como um ponto relevante para se fidelizar a uma marca. 

Em uma realidade cada vez mais acelerada, o contentamento é medido pelo imediatismo, ou seja, quanto mais rápida for a sua resposta, melhor será a sua avaliação. “Para acatar as exigências de um mercado tecnológico, como o atual, a companhia precisa contar com auxiliares ao capital humano. Dessa maneira, ela não fica em desvantagem, pois além de fornecer treinamento das habilidades, as ferramentas oferecidas influenciam na qualidade do serviço. Portanto, para alcançar um nível de excelência, ser adepto a soluções de inteligência artificial (IA) pode alavancar o negócio”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Para comprovar essa possibilidade, um estudo feito pela The Cultural Benefits of Artificial Intelligence in the Enterprise, desenvolvido pelo Boston Consulting Group (BCG) e o MIT Sloan Management Review (MIT SMR), 51% das organizações adeptas à inteligência artificial (IA) na América Latina conseguiram lucrar com o uso da tecnologia – em 7% delas o retorno financeiro foi considerado elevado.  Globalmente, 55% registraram lucro e 11% lucro elevado.

Dessa forma, as inovações de contato promovem uma personalização e direção. Essas características constroem um relacionamento eficiente, pois conseguem alcançar a “dor” do indivíduo com precisão e sem muitas voltas. “Atender rápido, às vezes, pode não ser responder instantaneamente. No entanto, resolver o problema sem mais enrolações é uma alternativa dentro das expectativas. Ou seja, um solicitante com certa urgência sentirá um incômodo caso seu telefonema passe por diversos colaboradores, sem chegar no responsável e atrasando mais ainda a sua realização. Porém, uma simples automação, como a entregue pelo Robô Dinâmico, faz a seleção do setor correto por comando e evita situações como essa”, alerta o gerente. 

5 dicas para um atendimento ao cliente de qualidade

De acordo com a especialista em atendimento e satisfação do cliente, Ju Fraccaroli, aponta as falhas consideradas pelo mercado. “Uma das principais reclamações são problemas na comunicação, então, é necessário olhar para o setor e oferecer ferramentas para auxiliar os funcionários a compreenderem o usuário de maneira empática e assertiva”, complementa. Assim, ela deixa dicas para atestar unicidade a cada persona

1 – Estruture processos: um SAC eficaz sabe exatamente qual é a jornada do cliente dentro da empresa. Por isso, definir etapas estabelece uma orientação mais assertiva, humanizada e ágil.

2 – Treine os colaboradores: é importante cada um compreender a sua participação dentro da equipe e saber exatamente qual é a sua função. “Treinamento é essencial para prever os próximos passos. Assim, ele soluciona problemas com rapidez, diminui a taxa de reclamações e oferece personalização”, orienta Ju.

3 – Esteja disponível: todos precisam ter acesso aos canais de comunicação da corporação, seja ele por telefone, aplicativos de mensagens, redes sociais, e-mail ou site. “Na era da instantaneidade, um diferencial é poder falar com alguém a qualquer hora do dia e da noite”, reforça a especialista.

4 – Cumpra prazos e combinados: é esperado a resolução de um problema ou até mesmo retorno com informação. Se você estabeleceu um prazo para respondê-lo, por mensagem automática ou conversa, cumpra. A mesma orientação é para trocas de produtos, cancelamentos de serviços ou solução de dúvidas. “Dessa maneira, você aumenta a credibilidade do seu negócio na relação com o utilizador”, confirma Ju.

5 – Seja empático: se colocar no lugar do outro é a dica de ouro. Isso demonstra ao consumidor como a empresa se importa com suas preocupações, perguntas, questionamentos e experiência.

Aprimore ainda mais seu atendimento com as soluções da Total IP

Para dar check na lista proposta acima, só com a mão de obra humana os processos podem ser monótonos e desgastantes, ainda assim, sem precisão e sujeitos a erros. Por fim, atrelar esse capital à inovação resulta em uma combinação infalível. “As soluções são desenvolvidas visando corrigir as falhas e agir com a rapidez ausente nos nossos movimentos. Mesmo assim, considera uma mente para manuseá-la com êxito. Então, ao contrário do senso comum, ela não vem para substituir os postos de trabalho por máquinas, mas combinar ambos para um resultado positivo”, frisa Sanches. Veja algumas indicações: 

Total IP Human Detector – THD: elimina ligações improdutivas, randomização de números e bloqueio automático. Além disso, o discador pode ser integrado a outros canais como Omni Chat – WhatsApp e webchat da Total IP.

Robôs Dinâmicos: são as gravações personalizadas de chamada automática, por meio dela a pessoa na linha tem acesso a um menu. Ao programá-lo de acordo com as funcionalidades da sua organização, a ligação obtém um nível maior de produção. Assim, sua operação otimiza tempo do quadro empresarial para o acolhimento e agiliza o processo de resolução da “dor” de quem entrou em contato. Outra utilidade para a aplicação, é usá-la para pesquisas de satisfação ao final das ligações, dessa forma, fica ainda mais simples mediar o desempenho do seu negócio.

Esse software também está disponível para personalizar as mensagens em chats e aplicativos de conversa como o WhatsApp. “Com a compatibilidade em diferentes aparelhos, você conquista uma interação multicanal, ou seja,  fica aberto a amparar e agradar um grupo maior de pessoas”, finaliza o representante da Total IP.  

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua organização ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e Linkedin. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os consumidores.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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