Atenda bem seus clientes e lucre mais na Black Friday!

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 21/11/2022 08h00, última atualização em 15/09/2023 16h32
Atenda bem seus clientes e lucre mais na Black Friday!

Apesar de ter nascido nos Estados Unidos e ser uma tradição típica norte-americana, com o passar do tempo a Black Friday foi se expandindo pelo mundo e, atualmente, é considerada uma data fundamental para o varejo brasileiro. Logo, um estudo publicado pela Méliuz ouviu 25 milhões de usuários e indicou mais de 90% deles pretendendo fazer compras neste ano, enquanto um levantamento da Neotrust indica somente as vendas on-line movimentando uma cifra superior a R$ 4 bilhões. Isso mostra como a temporada é de alta no comércio e, por isso, precisa ser bem desenvolvida no ramo. Com a Total IP, isso se torna fácil, com a Posição em Fila e Tempo de Espera, API Oficial WhatsApp Business e PABX Chat com DAP veja porque!

 

A realidade da Black Friday no Brasil

No ano passado, a data obteve um faturamento total de R$ 5,419 bilhões, um crescimento de 5,8% em faturamento comparando com 2020, de acordo com uma análise realizado pela Neotrust a partir do número total de compras realizadas via e-commerce, feitas da meia noite de quinta-feira (25) até às 23h59 de sexta-feira (26). A última edição encerrou as 48h monitoradas com um volume de 7,6 milhões de pedidos, 0,5% abaixo do registrado nos mesmos dois dias de 2020. Já o tíquete médio nacional das compras foi de R$ 711,38, 6,4% superior ao ano anterior. “Tais dados mostram como o movimento é forte e constante no mercado durante o período, obrigando as corporações a se adaptarem com canais integrados e eficientes de atendimento ao cliente para fazer dessa experiência o mais proveitosa possível”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

No entanto, esse cenário positivo também acaba gerando uma série de exigências importantes para os empreendimentos, como a necessidade de um suporte e uma equipe de atendimento mais bem preparados para garantir a satisfação e a possível fidelização. Ou seja, para sair na frente dos concorrentes, é preciso se antecipar e fazer um bom planejamento. Para ajudar os gestores e líderes nesse processo, algumas ações com o intuito de organizar a preparação na ocasião são relevantes, como se colocar no lugar de quem está comprando. Quando se está interessado em um produto, receber um bom tratamento do local conta muitos pontos e isso inclui agilidade nas respostas e resolução de problemas. Nesse sentido, a Total IP disponibiliza um recurso relacionado a Posição em Fila e Tempo de Espera.  Tendo em vista a alta procura, uma organização com esse fluxo aumenta a produtividade e com ele é possível posicionar o interessado com relação à ordem e ao tempo para orientação, em intervalos curtos. Seu principal objetivo é retê-lo, garantindo transparência na operação.

Outra opção interessante é oferecer um chat para o site. Com ele, acelera-se o processo dos clientes diretamente da página do negócio. Principalmente sabendo da movimentação na última sexta feira de novembro, adicionar um robô com inteligência artificial é uma boa ideia. Ele é capaz de resolver necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva, bem como gerar a diminuição dos custos operacionais. Se não for suficiente, é simples fazer o transbordo imediato para o vendedor. “Todas as nossas soluções foram pensadas para aumentar a produtividade ao máximo, criando um ambiente de multi tarefas para receber os novos compradores da melhor maneira possível e gerar encantamento com a marca”, pontua Sanches.

No geral, além de demonstrar um enorme interesse pela Black Friday, a maioria dos consumidores também realiza um planejamento para o dia, economizando e se estruturando financeiramente. Sendo assim, esse fator exige das companhias acompanharem essa lógica e também efetuem uma organização estratégica com diretrizes, ferramentas e investimentos específicos. Isso é necessário porque o período possui elementos diferentes de qualquer outra data comemorativa, como Natal, dia dos namorados e páscoa. Isso se dá pela urgência de efetuar o pagamento e finalizar a demanda naquelas exatas 24h, causando urgência e certo desespero, tendo em vista como os preços e promoções ofertados são extremamente atrativos, porém a quantidade de artigos acaba sendo limitada. 

Para não correr o risco de se perder nas ofertas, decepcionar os interessados e acabar saindo no prejuízo, tanto financeiro quanto em reputação, é necessário atenção para não  oferecer um serviço muito abaixo do padrão de qualidade da sua empresa. Por isso, o API Oficial WhatsApp Business abrange um dos meios de diálogo mais usado atualmente para criar uma ponte com a “persona” e se reverter em um canal de comunicação assertivo. Com ele a corporação envia milhares de recados ativos, utilizando templates (HSM) pré-cadastrados e homologados junto ao app. A documentação de integração é disponibilizada de forma on-line, sendo 100% em português. Por ser integrado, maximiza a credibilidade a partir de uma conta oficial e verificada pelo Facebook/WhatsApp. Logo, suas aplicações táticas são variadas, como suporte ao cliente; autenticação em dois fatores; logística de status do pedido; alertas e notificações. 

O comércio eletrônico hoje é uma prioridade para o público. Sendo assim, as instituições precisam estar adaptadas para atender o freguês nesse meio. Para isso, canais de conversa eficientes dentro do e-commerce e redes sociais são fundamentais. Portanto, é imprescindível garantir uma estrutura suficiente para gerenciar esses múltiplos canais. Nessa jornada o PABX Chat com DAP divide os webchats de forma personalizada para uma força de vendas humana, por meio da distribuição automática aos grupos de atendimento. Com a API, você ganha o controle total das filas. Isso pode ser feito por horário, muito útil no receptivo, no qual há a carteirização para ser customizado. Em uma data como essa, a concorrência é grande e para sair na frente essa ferramenta é essencial. Por meio dela o indivíduo conversa diretamente com o atendente e é permitido também o disparo de mensagens padronizadas direto dos operadores, aumentando a performance e a conversão. 

No mais, estar preparado para receber reclamações é sempre bom, mas com o auxílio da Total IP essa possibilidade fica mais distante. Desse jeito fica fácil se aproximar do grupo alvo sem gerar complicações, dificuldades ou sobrecarga dos funcionários envolvidos. Logo, a companhia apresenta tudo o preciso para unificar fatores contribuintes e aumentar a entrega de qualidade da entidade com os necessitados. Ficou interessado pelas oportunidades expostas? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

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