Aprimore a comunicação interna com tecnologia

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 03/08/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h29
Aprimore a comunicação interna com tecnologia

A tecnologia revolucionou a forma como nos comunicamos em inúmeras vertentes. Nesse sentido, ela também começou a fazer parte do meio corporativo, podendo ser externa ou interna. Em um cenário digital,  com a introdução de aplicativos de mensagens instantâneas, intranets modernas e ferramentas de videoconferência, o diálogo com os colaboradores nunca foi tão ágil e acessível. Onde, determinados mecanismos, como speech analytics, também desempenham um papel fundamental na disseminação de informações e na construção de uma cultura organizacional coesa.  Além disso, a automação de processos e a análise de dados proporcionam insights essenciais para transformar a empresa. Então veja, nesta matéria, como tornar a comunicação cada vez mais atualizada. 

A comunicação interna (CI) é essencial para conectar toda a empresa 

A CI engloba um conjunto de estratégias empregadas pelas organizações para estabelecer um diálogo efetivo com seus funcionários. Seu objetivo primordial é informar, promover o relacionamento profissional, facilitar a disseminação e a captura de ideias, além de engajar o quadro em diversas ações. Com o reconhecimento crescente de sua importância, a CI tem se tornado uma área indispensável para quem busca manter altos níveis de desempenho, garantir o bem-estar dos profissionais e estabelecer uma comunicação eficiente. “Esse recurso tem um papel fundamental no contexto trabalhista atual”, afirma Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP, destacando a necessidade de construir uma troca de informações sólida e eficaz nas instituições.

Investir na comunicação interna tendem a trazer retornos positivos 

Todo investimento, quando estabelecido a partir de um planejamento e análise, tende a trazer um retorno vantajoso para as métricas da organização. Com essa parte também não seria diferente. Então veja as vantagens proporcionadas por quem se preocupa com esse canal de troca dentro da própria corporação: 

Diminuição nos níveis de turnover: o rodízio de indivíduos em uma equipe não é considerado como um bom sinal, além de interferir na adaptação e produtividade, tende a influenciar negativamente na imagem da instituição como marca empregadora. Contudo, quem preza por esse quesito, de acordo com o Programa Paulson, a CI pode reduzir o turnover em cerca de 87%. 

Maior gás no engajamento: segundo a consultoria Towers Watson, entidades com uma CI eficaz têm uma probabilidade 4,5 vezes maior de ter prestadores engajados. Além disso, organizações com esse recursos claro e consistente têm um retorno sobre os investimentos 47% maior em comparação com aquelas com uma comunicação fraca.

Ainda vale frisar como essa competência expande também a produtividade e logo, os lucros também são aumentados. Conforme um levantamento da Gallup, os empregados felizes na posição são 21% mais frutíferos. Nessa mesma linha de análise, o lucro líquido fica 3,74 vezes maior, diz outra pesquisa feita pela Forbes. 

Mais destaque entre os concorrentes: em uma apuração da McKinsey foi possível observar como as instituições com uma cultura de comunicação aberta e transparente têm 3,5 vezes mais probabilidade de superar seus concorrentes. Essa possibilidade em um mercado tão competitivo é essencial para sair na frente dos demais. 

Entenda como a tecnologia pode contribuir com os canais comunicacionais internos de uma organização

Existem inúmeras vantagens em promover essa integração entre a tecnologia e a força humana, ainda mais quando se trata de conversação. “Quando visualizamos a nossa trajetória, é possível destacar as ferramentas digitais como grandes facilitadores. Com o celular e uma rede de conexão, conseguimos, em segundos, falar com outra pessoa do outro lado do mundo. Nesse sentido, essa aplicação dentro da dinâmica corporativa também traz mudanças positivas”, diz o gerente. Então confira:

 

Flexibilidade: com a integração da Internet e os mecanismos corretos, os meios comunicacionais não se limitam a uma reunião presencial. Essa preocupação é de extrema relevância, principalmente em organizações com rotinas remotas e colaboradores de outros locais do território. “Quem tem a flexibilidade em sua organização, tem tudo. Hoje, é essencial ampliar um acesso à sua entidade, mesmo internamente, alcançar as demais regiões, mesmo por meio da equipe, faz toda a diferença”, acrescenta Sanches.  

Assertividade nos feedbacks: a orientação de um funcionário deve ser pautada em observações e dados precisos sobre o seu desempenho. Com os artifícios corretos, é possível tornar o instante do feedback ainda mais assertivo. Para um time de atendimento, por exemplo, a Total IP tem a solução considerada o braço direito de muitos gestores para promover uma avaliação justa. 

A transcrição de áudio ou speech analytics auxilia, não só na captação da satisfação do cliente, mas também qualifica o próprio colaborador. Isso porque ouvir uma conversa de dez a 15 minutos para localizar os erros em centenas de negociações vira uma tarefa infinita, exaustiva e até mesmo, desmotivadora. No entanto, essa opção integrada ao sistema de telefonia da sua empresa, ainda é possível identificar as vozes presentes em uma ligação e colocá-las em formato de texto rapidamente, sem necessitar de um escritor. Isso torna uma análise prática, até mesmo, para pontuar comportamentos  na reunião de troca. 

A escrita do instrumento é inovadora, pois o speech analytics consegue avaliar os sentimentos por meio do desempenho de seu prestador durante a conferência. Isso a partir de um pré cadastramento de palavras-chaves no repertório, reconhecido como dicionário. Essa ação consegue classificar a experiência do usuário como positiva, neutra ou negativa. “Essa é uma das formas de alcançar métricas de satisfação para a sua companhia. Assim, mensurar a estratégia e aprimorar a CI”, completa o representante da Total IP. 

Maior velocidade: o uso dos aplicativos de mensagem instantânea, como o próprio WhatsApp, tem o poder de transmitir um recado para uma ou várias pessoas ao mesmo tempo em poucos segundos. Dessa maneira, eles podem ser um veículo indispensável para a CI ser ainda mais veloz. 

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Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

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