Coleta de dados dos clientes aprimora o atendimento
Quanto mais informações uma marca detém sobre seu público-alvo, melhores os direcionamentos e entregas realizadas. Logo, coletar dados é uma estratégia eficiente.
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Essa aliança vêm crescendo a cada dia e é fundamental para o sucesso das empresas
A pandemia deixou clara a necessidade das empresas brasileiras se atualizarem e aplicarem a tecnologia nos seus processos. Essa transformação aconteceu e, agora, virou o “novo normal”. Seletivas virtuais e trabalho a distância são cada vez mais comuns e, por esse motivo, os setores de RH precisam se aliar às modernidades para não ficarem para trás.
Com o tempo, surge sempre uma nova pergunta destinada aos gestores. Agora, temos como exemplo os questionamentos acerca dos modelos de trabalho, intensificados com o home office e a permanência de novas rotinas. Enquanto uns tentam desvendar esse cenário próximo, outros descobrem como melhorar esses formatos e lucrar em meio às incertezas.
Para o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, a retomada presencial dependerá da estratégia de cada dirigente. Contudo, algumas ferramentas vieram para ficar. “Mesmo com a liberação de retorno aos escritórios, muita gente prefere atuar de casa. Durante esse período, vimos como a produtividade foi mantida, oferecendo mais conforto e praticidade a todos”.
Atualmente, é praticamente impossível uma organização não utilizar Google Meet, Microsoft Teams ou Zoom e, daqui para frente, continuará assim. Afinal, facilita a comunicação entre todos os envolvidos no projeto, mesmo separados por milhares de quilômetros. Com isso, otimiza as atividades e reduz os gastos destinados à locomoção.
Ou seja, não há como fugir destas plataformas e nem como competir. Então, como dar um passo à frente? Utilizando-se delas da melhor maneira possível em sua corporação, proporcionando a seus colaboradores e clientes uma experiência com praticidade, agilidade e segurança. Alguns aplicativos e sistemas fazem parte do cotidiano de nossa vida pessoal e, agora, o desafio é inseri-los nas parte profissional.
O futuro será integrado e as novas soluções devem se comportar dessa forma. Agora, as inovações precisam estar alinhadas às necessidades de cada companhia, e, principalmente, à sua rotina. “É essencial montar um planejamento personalizado para o perfil de cada cliente. Logo, o atendimento se torna muito mais assertivo e, consequentemente, se gasta menos tempo e dinheiro”, comenta Sanches.
Ultimamente tem se falado bastante sobre diversidade no mundo de RH. No setor de TI, existe uma discrepância entre o número de homens e mulheres. Nesse cenário, movimentos de inclusão, não só do público feminino, vêm ganhando força. De acordo com a McKinsey & Company, há um consenso sobre a importância desse tema para a performance financeira e social.
Segundo pesquisa do PretaLab, mais de 68% dos funcio´narios da área são do sexo masculino. Além disso, 58,3% são brancos. Quando falamos sobre pessoas com deficiência, o índice chega a 14,6%. “É necessário um equilíbrio, pois isso gera novas ideias e pontos de vista dentro do ambiente”, ressalta o especialista.
Para se ter uma ideia da urgência dessas medidas, conforme o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 45 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla. Nas próximas duas décadas, a expectativa é de ter pelo menos um terço da população com 60 anos ou mais. Por isso, possuir uma estrutura de fácil uso e um bom treinamento da equipe, é fundamental para se destacar no mercado.
O gerente comercial ainda destaca como um bom suporte e instrumentos simplificados podem fazer a diferença. “Essa parcela da população fará parte do seu time e dos seus consumidores. Sendo assim, é essencial estar preparado para integrá-los e atendê-los. É preciso capacitar todos para sair na frente dos concorrentes”.
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