Customer experience: a sua importância para o negócio

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 14/09/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h36
Customer experience: a sua importância para o negócio

Você já ouviu falar em customer experience? Esse é um termo muito utilizado no meio empresarial onde se fala sobre a sua imagem diante do público. Ela analisa alguns aspectos das devolutivas dadas: comportamento, sensibilidade, cognição e afetividade. A partir dessa dimensão sobre as percepções de um contato, é possível traçar uma linha comportamental sobre os pontos positivos e negativos. Nesse sentido, entenda como optar pela personalização do atendimento a partir de chatbots pode ajudar nos negócios! 

A busca por experiências positivas

A vida é feita de vivências e os indivíduos estão sempre em busca de obter a melhor delas. No tempo livre, ir a um restaurante, viajar, passear e relaxar é algo comum para todos. Entretanto, não apenas no momento de lazer as expectativas são altas. Na hora da procura por novos produtos e resolução de problemas, também há essa pretensão por experiências com o saldo positivo. 

No contexto dos empreendimentos, o atendimento ao cliente é algo de extrema relevância. Esse é o instante no qual toda a filosofia e potencial da marca deve ser colocado em jogo, pois assim constrói-se a sua imagem. Quando se tem isso em mente, fica mais fácil traçar novas metas e saber até onde se pode chegar. Para consolidar esse projeto, é preciso colocar em prática todas as funcionalidades na sua mais forte performance. 

Fazer a diferença é o principal caminho para uma empresa de sucesso. Isso ajuda na retenção do público e desfavorece a concorrência. “Ninguém se recorda de acontecimentos indiferentes. Em geral, temos memórias boas e ruins sobre algo. Logo, para consolidar o semblante de um comércio, disponibilizar a melhor passagem possível se faz um diferencial”, assinala Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

“Um bom produto, marketing, posicionamento digital, divulgação física, pesquisas de satisfação e programas de fidelização são ações mínimas nas quais todo o empreendedor deve fazer. Hoje em dia, em um mercado acirrado, tudo isso é praticamente uma obrigação para qualquer negócio. No entanto, o grande diferencial é a maneira de fazer isso. Uma apresentação criativa de um produto com uma campanha original, atendimento personalizado e humanizado, fará a diferença para a captação e fidelização dos clientes”, afirma Danilo Mendes, empresário e especialista em gestão de empresas.

Para entrar na disputa do ramo, diversos desafios devem ser enfrentados a fim de quebrar barreiras. Após os primeiros tropeços, há o fortalecimento da alma da organização. Acompanhar todas as inovações do mundo atual pode ser muito difícil para alguns, principalmente com a intensidade na qual tem acontecido nessa última década. “Quanto mais novidades é oferecido por alguma entidade, maior é o interesse dos consumidores. Para se destacar, é preciso superar expectativas”, acrescenta Sanches. 

A fidelização dos clientes como diferencial 

De acordo com o relatório global de Tendências em Experiência do Cliente, 89% acreditam no impacto direto da assistência no desempenho do negócio. No entanto, 43% dos consumidores brasileiros consideram o atendimento como algo secundário da parte das instituições. Ressalta-se, portanto, a lacuna entre o esperado e o de fato ofertado.

Atrair novos clientes é fundamental, mas, atualmente, fidelizar se torna ainda mais relevante e estratégico. Captar novos compradores é algo caro e existe uma concorrência gigantesca em todos os lugares. Uma vez em seu estabelecimento, o papel é encantá-lo, entregar um alto valor agregado e superar as expectativas para gerar uma fidelização. O investimento para levá-lo até ali já aconteceu, agora é hora de fazer o seu melhor para ele ficar e gastar mais e com frequência”, ressalta Mendes. 

Nesse contexto, saber por onde e como começar pode ser um grande empecilho. Para isso, é preciso saber exatamente quais as necessidades de cada companhia e sua área de atuação. “Na Total IP contamos com a equipe de Performance exatamente para traçar as carências de nossos usuários. Além de lidar rapidamente com os imprevistos surgidos nos sistemas, disponibilizamos sempre funções preventivas especialmente para cada finalidade. Dessa maneira, a adequação a cada perfil empresarial é concretizada”, comenta o gerente comercial da Total IP. 

“Desde soluções simples, como pesquisas de satisfação e questionários de identificação, até as mais complexas, como estudos de neurociência e neuromarketing rastreadores das necessidades das pessoas e, com isso, abrem a possibilidade de promover ações e criar produtos e serviços úteis e pertinentes. No entanto, vale lembrar de Karl Benz antes de inventar e patentear o primeiro carro. Se fizesse pesquisas para identificar as carências das pessoas naquela época, muito provavelmente ele se depararia com resultados como ‘cavalos mais rápidos’ e ‘carroças melhores’, deixando de criar uma das coisas mais inovadoras e transformadoras da humanidade, o automóvel. O ponto é: nem sempre o seu cliente sabe onde investir em melhorias, muitas vezes, é possível ir além das necessidades demonstradas”, finaliza Mendes. 

Total IP: personalizando para fidelizar

Pensando nos comerciantes e seus determinados compradores, a Total IP desenvolve técnicas de atendimento especialmente para variados propósitos. O objetivo principal é cumprir com as demandas de cada user e ir além: atingir o mais alto nível de satisfação em todas constatações realizadas. Logo, a cultura avaliativa está em nosso plano contínuo.

Atualmente, nos encontramos em um mundo globalizado e com cada vez menos fronteiras. Com isso, a evolução das tecnologias tornou viável a disponibilização de inúmeros canais de comunicação. Por essa razão, dispomos de uma imensidão de soluções para cada preferência e individualidade. Assim, unificamos as plataformas de suporte e personalizamos para cada comércio. É essencial ter em mente: um bom atendimento pode conquistar qualquer um!

Torna-se evidente, portanto, a necessidade de constantemente atualizar as metodologias de trabalho. A automatização é cada vez mais pertinente aos diversos ramos existentes. Quando se transforma em uma referência na prestação de recursos, você retém e conquista futuras negociações. Dessa forma, um semblante positivo é divulgado nas redes.

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os contratantes.

  • Um pouco sobre nossas soluções
  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Por fim, conte com nossas funções! Independentemente do setor, nossos serviços podem te ajudar. Para mais informações, acompanhe nossas postagens! Temos nosso blog e as redes sociais disponíveis no canto de sua tela! Faça uma visita no Linkedin, Instagram, Facebook e Twitter. Fique por dentro de tudo! 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo número (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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