Conhece os meios físicos de transmissão?

Por Mauro De Oliveira, Total IP - Publicado em 06/09/2017 07h00, última atualização em 29/03/2022 20h29

Conhece os meios físicos de transmissão?Chegou a hora de falarmos sobre um assunto bem técnico! Afinal, a Total IP é uma empresa de tecnologia, não é mesmo? Os meios físicos de transmissão de dados são onde se tem a comunicação propriamente dita de uma cadeia de bits. Bits? Aprenda mais sobre o assunto nesta matéria!

Meios físicos de transmissão com cabeamento

Cada bit é enviado por ondas eletromagnéticas ou pulsos ópticos. A unidade trafega a partir de uma série de links e roteadores até atingir seu destino. Vamos dar uma olhada nos principais tipos com cabeamento?

  • Coaxial: consiste de um fio de cobre rígido. É um condutor usado para a transmissão de sinais. Recebe essa nomenclatura, pois todos os seus elementos estão dispostos em um mesmo eixo.
  • Fibra Óptica: filamento fino e flexível, feito de sílica – matéria-prima do vidro, plástico ou outro isolante elétrico. A transferência acontece com um feixe de luz em uma extremidade da fibra, o qual a percorre por meio de reflexões sucessivas.
  • Par Trançado: compostos por 4 pares de fios de cobre, trançados entre si. Essa disposição serve para reduzir ruído e manter constante as propriedades elétricas ao longo de toda a extensão. Também cancela as interferências eletromagnéticas de fontes externas. Também reduz interferências entre cabos vizinhos, como por exemplo as linhas cruzadas. Pode ser analógico ou digital.

Meios físicos de transmissão sem cabeamento

Os meios físicos de transmissão sem cabeamento são mais conhecidos do grande público:

  • Infravermelho: transferência por ondas eletromagnéticas de forma direta – em linha reta, como um laser ou difusa – como as luzes de uma lâmpada.
  • Bluetooth: é um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia. Permite a troca de dados entre dispositivos próximos uns dos outros e conexão rápida entre eles.
  • Wi-Fi: funciona por meio de ondas de rádio transmitidas por um adaptador, denominado roteador. Este recebe os sinais, decodifica e os emite com sua antena. Para conseguir acessá-los é necessário estar dentro de um determinado raio, conhecido como hotspot.
  • 3G: a sigla significa a terceira geração de padrões e tecnologias de telefonia móvel. Apresenta maior velocidade de conexão e mais qualidade na transmissão de dados e voz. Oferece novos recursos aos aparelhos celulares como GPS, videochamadas, ferramentas de busca, entre outros. Hoje, já temos o 4G e o 5G.
  • Rádio –  utiliza-se de ondas eletromagnéticas em uma frequência de 3 Hz a 300 GHz. É o melhor meio para melhorar redes com funcionamento por cabos.

“Quem quiser seguir TI como carreira precisa sempre estar atualizado. É como um médico ou advogado. As novidades não param de chegar!”, comenta Fernando Lujan, Diretor de TI da Total IP.

E aí, vai encarar?

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções integradas de robôs, voz, e-mail e SMS para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a solução é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX e DAC, Integrações, Relatórios, Discadores e Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br. A Total IP oferece a melhor solução integrada de robôs, voz, SMS e e-mail para contact centers do mercado.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]