Coleta de dados dos clientes aprimora o atendimento
Quanto mais informações uma marca detém sobre seu público-alvo, melhores os direcionamentos e entregas realizadas. Logo, coletar dados é uma estratégia eficiente.
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A tecnologia se tornou uma ferramenta necessária a todos, mas, ao mesmo tempo, é preciso humanizar para fidelizar e conquistar clientes. Mantenha o foco nisso!
Hoje, é inadmissível pensar em manter um negócio operando, sem a preocupação de garantir um atendimento próximo e de qualidade. Concorda? Muito menos, em prover experiências encantadoras e memoráveis aos clientes sem o foco na famosa customer experience (CX). Pensando nisso, robôs dinâmicos são uma ótima pedida. Certamente, você já ouviu falar, mas continue lendo para entender melhor sobre o assunto!
A influência dos consumidores sobre uma empresa vai muito além da aquisição de um determinado produto ou serviço. Na Era da Comunicação, na qual as opiniões e pontos de vista são compartilhados em tempo real, propagando a divulgação positiva ou negativa de algo, as companhias precisam estar atentas ao relacionamento com o público.
Diante da concorrência acirrada e as novas tendências despontando, é preciso ir além da qualidade. Afinal, ela pode ser facilmente replicada pelos “adversários”, com o objetivo de cativar, fidelizar e humanizar as relações. “Além da entrega de soluções ser excelente, é necessário oferecer vivências inéditas e satisfatórias, bem como uma conexão mais próxima e assertiva”, expõe o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.
Associada a totalidade da jornada do público, seja no universo virtual ou nas lojas físicas, a CX engloba esse conceito em geral abrangendo desde a intenção até o momento da aquisição e continuando após a compra. “Isso pode ser sensorial, cognitivo ou afetivo e acontece durante o processo do consumo, da obtenção ao uso e o sucesso desse aspecto vai ditar a fidelização”, explica a CEO da agência Lille Comunicação, Tatiana Garcia.
Em virtude disso, investir no serviço de atendimento ao cliente (SAC) é essencial para a construção de uma marca carregada de confiança, respeito e credibilidade. “O intuito é deixar o indivíduo satisfeito e seguro o suficiente para indicar a corporação para outras pessoas em potencial, assumindo o papel de embaixador da marca”, complementa a empresária.
A digitalização, impulsionada pela pandemia da Covid-19, acelerou e intensificou estratégias e ações de marketing. Nesse sentido, segundo Tatiana, tão relevante quanto a publicidade, a retenção dos usuários deve ser cuidadosamente estudada, planejada e estruturada, visando não só a captação, mas o comprometimento de ambas as partes. “Conquistar e fidelizar é uma etapa delicada e de longo prazo. Por isso, as instituições não podem esquecer: a entrega e o suporte pós-compra são tão fundamentais quanto só vender”, discorre.
Então, de acordo com a especialista, para elaborar uma estratégia eficaz de CX, as companhias precisam se atentar a três importantes fases. Veja:
Captação – elaboração de conteúdos relevantes. “Nessa primeira etapa, é o momento no qual a entidade deve apresentar seus produtos e serviços como soluções para os potenciais problemas. Além disso, deve mostrar como fará a diferença no seu dia a dia, esclarecendo as principais dúvidas e questões antes da compra”, descreve a CEO.
A Total IP entende essa requisição e tem um blog recheado de explicações sobre as funcionalidades dos seus dispositivos, bem como a relevância perante o mercado. “Ser transparente e o mais claro possível é nossa meta. Dessa forma, nossos parceiros têm um bom suporte em relação ao uso das ferramentas e como potencializar a produtividade com elas”, complementa o gerente comercial.
Compra – “aqui é essencial colocar em prática e cumprir todas as promessas. Isso é, oferecer as vantagens e diferenciais, seja um site de fácil navegabilidade ou benefícios nas formas de pagamento. Além de disponibilizar um SAC eficiente, capaz de solucionar quaisquer dificuldades”, discorre Tatiana.
Para ela, no caso dos estabelecimentos físicos, isso deve proporcionar também um ambiente confortável e seguro. Sobretudo, é claro, dispor de um contato eficaz o qual gere uma conexão emocional, influenciando diretamente na decisão final do sujeito.
Pós-venda – passo decisivo para conquistar de fato o usufruidor e saber se ele vai se tornar um embaixador, indicando e sugerindo a mesma aos seus amigos e familiares. “É essencial ele se sentir acolhido e respeitado”, revela a dirigente.
Para isso, os canais SACs devem ser eficientes e a entidade cumprir os prazos de entrega, assim, garante-se a qualidade prometida e soluciona-se quaisquer questões eventuais. “Nesse momento a magia acontece. Mesmo tudo ocorrendo bem até aqui, é fundamental se fazer presente também no pós, oferecendo conteúdos significativos, disponibilizando todo o suporte e atendimento necessário”, discorre a CEO da Lille Comunicação.
Já existem no mercado, softwares especializados em medir esse grau de satisfação nas diferentes etapas do funil. “Para proporcionar a melhor CX, deve-se ouvir e compreender seus desejos e isso pode ser feito de diferentes maneiras e meios, mas com o objetivo de levar o melhor ao público”, finaliza a especialista.
Nesse sentido, a Total IP dispõe de robôs dinâmicos de pesquisa, assim, sua instituição tem o feedback sobre o andamento das negociações e gerencia os colaboradores, observando a atuação em pró-atividade e compreensão do ouvinte. Com essa solução é possível acompanhar e potencializar o NPS (Net Promoter Score).
Viu quantas meios e metodologias existem para agradar seu comprador? Então, destaque a sua companhia em meio aos concorrentes! Nossas soluções integradas podem ajudar. Entre em contato com a gente pelo ícone do WhatsApp na sua tela. Conte com a Total IP!
Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.
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