Vendas pela Internet seguem em crescimento

E-commerce brasileiro apresenta aumento contínuo no faturamento

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 01/09/2021 08h00, última atualização em 29/04/2022 15h51
Vendas pela Internet seguem em crescimento

O comércio on-line brasileiro continua em ritmo acelerado. Segundo resultados do índice MCC-Enet, desenvolvido pela Neotrust, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, nos primeiros sete meses deste ano, houve alta de 24,35% no faturamento e 15,76% nas vendas. Esse mercado já tinha grande tendência de expansão e isso se intensificou com a chegada das restrições sanitárias por conta da Covid-19.

Em dados divulgados pelo Statista, o Brasil aparece na sexta posição dos países analisados, com uma projeção para crescimento de cerca de 7,2% até o final de 2025. Superior à perspectiva de evolução global, de 6,3%. Esse segmento bateu recorde no primeiro semestre de 2021, atingindo 53,4 bilhões de reais.

O e-commerce

De acordo com a pesquisa do Serasa Experian, 73,4% das micros, pequenas e médias empresas, passaram a fornecer seus produtos e serviços on-line durante a pandemia e tiveram as redes sociais como o principal canal. Entre os entrevistados, 51% conseguiram atingir públicos diferentes ao ter seu produto na Internet, 44,8% tiveram mais exposição, 34,5% atingiram novas regiões e 29,7% mantiveram o mesmo público, porém, em proporções maiores.

Para o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, esse universo será cada vez mais comum para a população: “as pessoas viram como é fácil, rápido, confortável e seguro realizar as compras pela web. Do mesmo modo, os empreendedores desbravaram esse mundo de possibilidades e viram seus rendimentos aumentarem.”

Algumas ferramentas podem ajudar os comerciantes a melhorarem o atendimento ao cliente. Uma delas é o chat do WhatsApp, o aplicativo pode ser aberto em quatro dispositivos ao mesmo tempo e ser configurado com respostas automáticas, poupando tempo do vendedor ou da equipe. De janeiro a junho de 2021, as vendas por celulares foram responsáveis por 28,2 bilhões de reais.

Sanches também destaca o serviço de UAA – Unidade Autônoma de Atendimento para pagamentos, ofertado pela Total IP: “todas as informações são criptografadas, recebidas e analisadas por robôs. Isso possibilita maior segurança nas transações e evita o contato de um atendente com os dados do cartão.” Dessa forma, tudo acontece de maneira digital, com proteção e sem a necessidade de deslocamentos. 

Mais números do comércio eletrônico

O estudo MCC-Enet, traz números interessantes sobre as vendas em cada região do Brasil. O maior crescimento foi no Nordeste (34,26%), seguido por Centro-Oeste (33,66%), Norte (24,39%), Sul (18,94%) e Sudeste (9,46%).

Quando olhamos para o faturamento até julho de 2021, a ordem é a mesma: Nordeste (40,16%), Centro-Oeste (36,64%), Sul (30,04%), Norte (24,17%) e Sudeste (17,60%).

No acumulado dos últimos 12 meses, a participação das compras digitais corresponde a 11% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção). No trimestre de abril a junho de 2021, 18,5% dos internautas brasileiros fizeram esse tipo de aquisição ao menos uma vez.

A Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE de junho, revela as categorias com mais movimentações. Os equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação lideram com 43,1%. Isso pode ser explicado pela implementação do home office e dos estudos a distância. Em seguida, vêm os móveis e eletrodomésticos (27,8%) e tecidos, vestuário e calçados (10,1%).

Portanto, se você é do ramo de vendas e deseja estar por dentro das tendências atuais, precisa se adaptar a essas mudanças. Seu negócio terá um alcance maior e, consequentemente, o lucro também. Então, entre em contato com a Total IP clicando no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Será um prazer atendê-lo.

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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