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Dentre os maiores impactos e transformações trazidas pela pandemia, está o uso cada vez mais intenso da tecnologia. Nesse sentido, o e-commerce tem se tornado protagonista nas relações comerciais, tanto B2B (Business to Business), [...]
Dentre os maiores impactos e transformações trazidas pela pandemia, está o uso cada vez mais intenso da tecnologia. Nesse sentido, o e-commerce tem se tornado protagonista nas relações comerciais, tanto B2B (Business to Business), quanto B2C (Business to Consumer).
Justamente por conta desse aumento na utilização dos recursos digitais para oferecer produtos e serviços, empresas de todos os tamanhos e segmentos devem se atentar. Afinal, é essencial criar canais de comunicação e atendimento assertivos para lidar com o número crescente de consumidores on-line.
Carlos Henrique Mencaci, presidente da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes, explica o impacto da pandemia para as empresas. “Até quem era mais resistente à tecnologia precisou se atualizar e se adaptar para utilizar as ferramentas digitais. Assim, muitas dessas pessoas viram na prática as vantagens desses recursos e provavelmente não vão mais largá-los”.
Para se ter uma ideia, somente no Brasil, segundo um estudo da Webshoppers, o e-commerce teve desempenho recordista no primeiro semestre de 2021. Com uma receita de mais de 53 bilhões de reais, o crescimento chegou a 31% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Assim, a demanda por canais de contato entre cliente e marca pela Internet também deve ser considerada. “O telefone ainda continua como o principal meio de diálogo entre as duas partes, mas ter apenas essa opção pode ser arriscado, pois além de sobrecarregar essa opção, também pode dificultar a obtenção de novos leads”, alerta Mencaci.
Justamente por isso, o presidente destaca ferramentas oferecidas pela Total IP capazes de auxiliar um e-commerce a estabelecer uma relação assertiva com seus públicos. Veja:
Dois canais de extrema importância são os correios eletrônicos e os torpedos. “As possibilidades com esses dois serviços são inúmeras e a taxa de retorno é bem positiva”, destaca Mencaci.
O Brasil é o segundo maior usuário desse app no mundo, perdendo apenas para a Índia e considerar essa opção para contatar os consumidores é uma boa estratégia. “Esse aplicativo já está amplamente difundido no nosso dia a dia. Por que não aproveitar disso para se conectar com os clientes?”, pondera o presidente.
Além disso, os Chatbots também dão conta do recado: “opções humanizadas para resolver problemas e tirar dúvidas são o grande diferencial para as marcas, hoje e amanhã”.
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