Veja as tendências tecnológicas de 2023

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 29/06/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 14h50
Veja as tendências tecnológicas de 2023

O ano de 2023 já caminha para o segundo semestre! Apesar disso, as inovações tecnológicas não pararam em seu início. Assim, os recursos continuam formando tendências, principalmente, para o mercado consumidor e corporativo. Afinal, a cada dia surgem novas necessidades e a busca por melhores processos e resultados. Nesse cenário de mudanças, as empresas devem ficar atentas às principais soluções, como os Robôs Dinâmicos, por exemplo. Isso porque não seguir as exigências de um público, pode colocá-las em desvantagem competitiva. Então veja, nesta matéria, quais os principais mecanismos a serem integrados em sua corporação. 

Uma empresa não sobrevive no mercado sem os recursos tecnológicos 

Hoje, usar as inovações do universo tecnológico implica em oferecer um ambiente mais acessível. Seja ele para os colaboradores, clientes, investidores ou qualquer indivíduo em contato com a corporação. “Colocar mecanismos de automação, acrescentar inteligência artificial (IA) nas funções ou até mesmo promover as redes sociais, faz parte de uma estratégia essencial para estruturar a entidade no meio digital. Além disso, é uma forma promissora de estar à frente dos seus concorrentes e gerar uma experiência melhor para os consumidores ”, aconselha Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Sendo assim, de acordo com um levantamento da Agência Brasil, essa integração das inovações aos processos corporativos apresenta alguns benefícios para quem investe.  Entre as empresas ouvidas, os principais ganhos citados na adoção de tecnologias digitais são o aumento de produtividade (72%), melhoria da qualidade dos produtos ou serviços e redução dos custos operacionais (60%). “Eu sempre friso como a atualização das dinâmicas no meio empresarial são essenciais para ter sucesso no mercado, independentemente do segmento de atuação. Essa preocupação reflete o cuidado com o seu negócio”, analisa o gerente.  

As inovações são inúmeras então fique por dentro das principais tendências 

As novidades não estagnam, a cada dia algo tende a ficar ultrapassado. Diante disso, em uma sociedade rápida e dinâmica, é essencial sempre ficar a par dos direcionamentos mercadológicos. Nesse sentido, Iglá Generoso, CEO da DIO – primeira plataforma Open Education brasileira, lista cinco mecanismos para os empresários considerarem ao longo deste ano. Verifique: 

1 – Cidades inteligentes
A expansão das cidades inteligentes está em evidência e esse conceito vem se espalhando pelo país. Ele tem o objetivo de tornar os espaços urbanos conectados às necessidades do desenvolvimento humano e social. Assim, promover uma melhor qualidade de vida para a população. “É algo interessante de acompanhar, durante 2023 e nos próximos anos”, comenta Generoso.

2- Ampliação do 5G
A quinta geração de Internet veio com muito mais velocidade e estabilidade. Isso proporciona novas oportunidades, principalmente, em contextos de tomada de decisão em tempo real, onde a transmissão e recepção dos dados são cruciais. “A aplicação do 5G será cada vez mais expandida no Brasil”, prevê Generoso.

3- Criptografia como ferramenta de cibersegurança
A criptografia na segurança de dados tem como intuito impedir o vazamento ou acesso de hackers e pessoas mal intencionadas a informações sigilosas. “É uma ferramenta de extrema importância na atualidade, pois dificulta e restringe o uso indevido de elementos pessoais e de terceiros”,  explica o CEO.

A partir dessa noção, Sanches frisa como contar com softwares já equipados com esse recurso, tende a tornar a adaptação da entidade aos novos parâmetros mais simples. “As soluções da própria Total IP, como os Robôs para meio de pagamento são devidamente programados com essa seguridade. Afinal, dados, como cartão, CPF e outros conectados com a vertente financeira são carregados de maior preocupação por parte dos clientes. Então, para quem vende on-line, essa mudança faz toda a diferença para estabelecer confiabilidade”, completa. 

4 – Soluções de privacidade
Após a criação da Lei de Proteção de Dados (LGPD), em 2018, o assunto sobre a privacidade digital está cada vez mais em alta nas corporações, onde elas precisam se adequar, rapidamente, à legislação. “Pesquisas apontam como 65% da população mundial terão seus dados protegidos por sistemas de privacidade digital. Isso é um crescimento expressivo em comparação aos dias atuais, pois, hoje, apenas 10% deles são cobertos por regulamentações de segurança”, afirma o executivo.  

5 – Metaverso em evidência
O Metaverso veio para ficar. Com a possibilidade de interação entre o mundo físico e digital, esse ecossistema promete se expandir ainda mais nos próximos instantes. Com a popularização desse tipo de plataforma, empresas, influenciadores e corporações devem se dedicar mais a esse tipo de projeto por meio de personagens virtuais. 

Para quem acredita estar distante desse meio, o especialista, Generoso, demonstra como, na verdade, ele já faz parte do cotidiano. “Personagens virtuais têm sido uma aposta nos grandes nomes, como por exemplo, a identidade virtual da Nat, a represente da Natura e o famoso Bahianinho, das Casas Bahia. Esse tipo de interação entre o público e os avatares faz  o consumidor se sentir cada vez mais próximo das marcas em um universo, o qual torna o atendimento mais humanizado, mesmo após tantos avanços tecnológicos”, finaliza Iglá.

Saiba avaliar as necessidades da sua empresa e investir com sabedoria 

Com tantas atratividades, é preciso filtrar as mais compatíveis com a dinâmica do seu negócio e público consumidor. “Colocar todas as inovações e construir uma organização completamente automática, nem sempre é a melhor solução. Por isso, antes de tudo, é necessário fazer uma avaliação e estabelecer uma estratégia. Contudo, podemos visualizar os pontos onde ser digital, atualmente, é indispensável, como o atendimento ao consumidor, por exemplo. Outra parte de atenção é a captação e métricas da própria entendida. Isso, a partir do uso dos Robôs Dinâmicos aos canais de comunicação, fica facilmente mensurável”, finaliza o representante da Total IP. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

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