Conexão Total: a automação contribui para a sustentabilidade
Veja como essa prática ajuda o meio ambiente
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A automação de resposta traz diversos benefícios para as empresas. Dentre os pontos de maior destaque, chama-se a atenção para o aumento da eficiência, pois torna viável finalizar tarefas repetitivas de um jeito rápido, ou seja, traz uma economia significativa de tempo e recursos, além de ganho de escala. Ainda, há a redução de erros, pois garante um padrão nas informações oferecidas e reforça a consistência da marca. Logo, quais as questões envolvidas no processo? Por que é crucial uma implementação inteligente? Como os benefícios podem inovar o atendimento de uma empresa? Confira agora, neste Conexão Total.
De acordo com o estudo “Harvard Business Review”, consumidores recorrentes podem representar aumentos de até 95% no faturamento dos negócios. Ademais, segundo o relatório da CX Trends, 60% deles baseavam suas decisões de compra no nível de atendimento esperado e 73% mudariam para um concorrente após várias experiências ruins. Nesse contexto, mais da metade abandonaria a negociação após uma única interação insatisfatória.
Quando um negócio automatiza as respostas, ele passa a oferecer um apoio 24h aos interessados, sem depender de funcionários humanos para prestar serviço nesse período. Funciona assim: um chatbot fica disponível de forma integral, ajudando os compradores a tirarem dúvidas gerais e prestando informações de maneira rápida, a qualquer momento. Logo, envolve inúmeros ganhos para a entidade, indo desde uma diminuição de custos, devido a menor necessidade de contratações, até um impulsionador para a fidelização e atração de novos frequentadores.
No geral, assegurar eficiência e agilidade impacta positivamente a visão do negócio na mente da audiência. “Investimos, às vezes, um caminhão de dinheiro na conquista de novos leads e pouco esforço para manter essa relação. Sabemos bem como reter um cliente é muito mais lucrativo, mas, para isso, a marca precisa encantar e corresponder à expectativa. Eu estou diferente da minha concorrência em qual sentido?”, reflete Regina Monge, especialista em Marketing e Marcas e Fundadora da Neurobrading Lab.
Consoante pesquisa da Forrester, há um crescimento exponencial e significativo no número de locais adotando soluções de automação de respostas nos últimos anos. Nesse cenário, os setores líderes e à frente desta implementação são indústrias como varejo, serviços financeiros e tecnologia, porém, mesmo estabelecimentos de menor porte estão realizando esse investimento, visando competir em um mercado cada vez mais digital.
No entanto, é indispensável entregar respostas relevantes e uma integração com outros sistemas internos eficiente, pois a ferramenta abre portas para novas experiências e inovação, mas também apresenta desafios. “Para ter uma automação de respostas efetiva para os clientes, é importante uma conexão com o banco de dados mais atualizada possível, para quando a pergunta for feita, a máquina conseguir entregá-la de forma certeira. Então, auditorias constantes, uma machine learning e Inteligência Artificial com a capacidade de fazer esse processo continuamente e realizar a comunicação de maneira efetiva e simples”, indica Carício Neto, Sales Ops & Enablement da Portão 3.
Por fim, o ideal é alinhar as necessidades e se unir com parceiros já inseridos no ramo para auxiliar na construção de uma jornada moderna. “Para garantir clientes, na nossa base, fidelizados, usando chatbot, é muito importante usar a base de atendimento anterior e o histórico do próprio usuário, para esse contato ser mais personalizado. Além disso, nesse processo, é importante não prendê-lo à tecnologia. Perguntas básicas e com respostas rápidas são super legais de manter automatizado. Quando houver complexidade, é interessante direcionar isso para uma assistência humana, mais direcionado e personalizado”, finaliza Neto.
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