Conexão Total: quais as principais tendências em telecomunicações?

Por Henrique Machado, Total IP - Publicado em 19/06/2023 07h00, última atualização em 16/06/2023 10h33

Nos últimos anos, o mercado de tecnologia tornou-se um dos mais dinâmicos do mundo. Inclusive, no Brasil, afeta fortemente diversos setores da economia. Logo, seguir as movimentações do setor é fundamental para manter-se atualizado sobre as novidades. Sendo assim, quais as principais tendências na área de telecomunicações? Isso tem algum impacto no dia a dia das empresas? Acompanhe agora, neste Conexão Total!

Qual o atual cenário tecnológico?

No mundo em constante evolução no qual estamos inseridos, observar as previsões responsáveis por moldar o amanhã é essencial. As inovações estão impulsionando uma mudança significativa, abrindo caminho para uma realidade cada vez mais conectada. Nesse contexto, a comunicação alcança novas funcionalidades pertinentes para o cotidiano da humanidade. 

Assim como em qualquer outro período de transformação da história, a adaptação é necessária para não tornar-se obsoleto. “Hoje, as pessoas estão cada vez mais dependentes das telecomunicações, ou seja, tudo aquilo capaz de conectar pessoas por meio de dados, voz, mensagem ou redes sociais”, comenta Marcel Zamboni, sócio e diretor de Desenvolvimento de Negócios da VSB International. 

Desse modo, os comportamentos da sociedade estão passando por uma intensa modificação, sendo um papel primordial das entidades integrar as novas demandas para continuarem ativas no mercado. Não seguir esse caminho pode ser algo fatal, pois a otimização dos serviços trazido pela automação de tarefas elevou o padrão das entregas pelo mundo. Agora, o alinhamento entre uma equipe capacitada e ferramentas ideais é a verdadeira chave para o sucesso. 

Afinal, quais são as novidades?

Nesse cenário, quem ganhou um destaque significativo foi o 5G. Com a sua expansão, a próxima geração de conectividade móvel oferece velocidades mais rápidas, latência reduzida e maior capacidade de rede. Dessa maneira, espera-se uma experiência do usuário aprimorada, permitindo o uso de aplicativos e serviços mais avançados, como realidade aumentada e virtual, streaming de alta definição e comunicação instantânea. Além disso, os efeitos também serão sentidos no setor de  transporte, saúde, manufatura e cidades inteligentes, pois promove o desenvolvimento de soluções mais eficientes e integradas.

Outro ponto de atenção foi a inteligência artificial (IA), na qual vem desempenhando um papel cada vez mais importante nos mais variados segmentos. Com a capacidade de processar grandes volumes de dados e aprender com eles, ela está sendo aplicada para o atendimento ao cliente, otimização de redes, previsão de demanda e análise de informações. “Estar atento ao avanço dessa tecnologia e novas economias possíveis de serem utilizadas é salutar para todos, tanto na vida privada quanto corporativa”, destaca Paulo de Tarso, Diretor de Operações da ABSC. 

Nessa conjuntura, assistentes virtuais e chatbots são utilizados para aprimorar a customer experience,  disponibilizando respostas rápidas e personalizadas. Ademais, os algoritmos otimizam a capacidade e a eficiência das redes telecomunicativas, adaptando-se às necessidades em tempo real e antecipando possíveis falhas. Para os empreendimentos em busca de atingir ainda mais gente com seus portais, investir na pluralidade dos canais de diálogo é uma alternativa interessante. 

Enquanto isso, a Internet das Coisas (IoT) refere-se à interconexão de dispositivos e objetos físicos por meio da web, permitindo a troca de conteúdos e o controle remoto. A expectativa é de bilhões de dispositivos estarem conectados à IoT nos próximos anos, desde eletrodomésticos inteligentes e veículos autônomos até sensores em infraestruturas urbanas. No final das contas, gera uma série de benefícios, como automação, eficiência energética, monitoramento remoto e tomada de decisões baseadas em dados. 

A telecomunicação chegou para ficar!

De acordo com o  Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal (Conexis), no terceiro trimestre de 2022, o mercado de telecomunicações alcançou 69,5 bilhões de reais de receita bruta.  Com isso, houve um aumento de 6,8% em relação ao mesmo período de 2021. Nessa conjuntura, a maior participação foi da telefonia móvel, com 39% do valor total.

Logo, não podemos ignorar a aceleração tecnológica dos últimos anos impulsionada pelo isolamento social. Apesar de já ser um fenômeno em andamento, esse fator foi crucial para intensificar os investimentos nessa esfera e proporcionar facilidade na qual desfrutamos hoje em dia. “Com a pandemia, nós passamos a trabalhar em home office e a telecomunicação suportou todo esse processo mundial de atuação”, reforça Paulo de Tarso.

Tendo em vista os passos dados para um futuro cada vez mais conectado, é crucial as organizações e os profissionais estarem preparados para abraçar essas previsões e aproveitar ao máximo as possibilidades. Com a adoção de tais recursos, impulsiona-se a eficiência, produtividade e modernização, além de melhorar significativamente a qualidade de vida da a população na esfera pessoal e laboral 

Ainda assim, é necessário estar atento aos desafios nos quais podem surgir, como a segurança dos dados e a proteção da privacidade. Ao utilizar as novidades na dosagem certa, todos podem posicionar-se de forma estratégica e sobressair em meio a multidão. “Atualmente, todas as empresas utilizam os recursos comunicativos para conectar-se com seus parceiros, fornecedores e, principalmente, clientes. Afinal, todo comércio eletrônico é feito através da Internet e demanda dinâmicas inovadores”, conclui Zamboni. 

Sobre a Total IP

Atuantes desde 2005, a Total IP desenvolve softwares para o atendimento de qualidade, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo o Brasil, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, as ferramentas são atualizadas constantemente com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos. Algumas de nossas soluções são:

 

  • PABX IP On Premise e Nuvem;
  • Integração com Microsoft Teams;
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa;
  • Gravação de Voz e Tela;
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais;
  • Classificação de chamadas: THD – Total IP Human Detector;
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics;
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot);
  • WebChat, Whatsapp e Telegram;
  • Total Chat Center (Carterização de clientes);
  • Gestão de SMS;

Veja também mais matérias da TV Total IP e nos acompanhe nas redes sociais. Siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e YouTube.

Compartilhe

TV Total IP

Veja também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?