Conexão Total: vendas por app e a dependência causada

Por Vox Digital, Total IP - Publicado em 11/04/2022 11h00, última atualização em 29/04/2022 15h22

Os aplicativos e mídias sociais facilitaram muito o nosso dia a dia, tanto como indivíduos, quanto como trabalhadores. Empresas passaram a usar essas ferramentas como aliadas e o problema é quando ocorre a dependência! Quer saber mais? Clique aqui!

O avanço das tecnologias eliminou barreiras e facilitou a comunicação entre povos de diferentes continentes. Um simples aparelho eletrônico na palma da mão consegue resolver milhares de coisas e é capaz até de salvar vidas. Porém, é inegável: nos tornamos viciados na simplicidade ofertada. 

Muitas dessas plataformas amadas pela população e úteis na hora de permitir conversas e ligações entre amigos acabaram sendo também utilizadas entre pequenas e grandes empresas, visando criar mais um canal de comunicação entre colaboradores, gestores, fornecedores e até com seus clientes. 

A pandemia e o seu impacto 

Na pandemia, essa necessidade de comunicação se tornou ainda mais evidente. O distanciamento e o lockdown provocaram bruscas mudanças e todos precisaram se adaptar. Pequenos lojistas migraram de suas lojas e boutiques para um atendimento virtual e o WhatsApp se tornou um aliado para não perderem seus ganhos. 

O que acontece quando essas plataformas param de funcionar? Como garantir o lucro mesmo nesses momentos de crise? Apesar de ajudarem muito nas dinâmicas corporativas e varejistas, as mídias sociais podem ser inconstantes, sofrem ataques, quedas e atualizações, não garantindo a estabilidade necessária para diversos negócios. 

A breve queda do WhatsApp e o seu significado

A mais recente falha do WhatsApp e Instagram ocorreu em outubro de 2021 e atingiu muitos empreendedores, gerando um resultado negativo e uma brusca diminuição no número de atendimentos e, como consequência, de vendas. Além disso, ainda afetou também os usuários comuns em suas tarefas do dia a dia e conversas com amigos e familiares. 

Fugindo da dependência

Como fugir do problema e garantir mais estabilidade para o seu negócio sem ser exclusivo de um só formato? Dominic de Souza  é executivo com mais de 30 anos de experiência na área comercial e falou sobre o tema conosco. “Quais lições a gente tira dessas quedas? A primeira delas é a dependência, hoje somos tão necessitados desses meios quanto como da eletricidade. Então, qual é a sua contingência? O que você faz quando não tem rede social? Tem os contatos dos seus clientes? Está conectado com eles no Linkedin, por exemplo? Possui alguma forma de se comunicar? Se você não pensou nisso, deve pensar!”

Equilíbrio é tudo 

Cristiano Otaviano é professor do curso de jornalismo na Universidade Federal de São João Del-Rei e constata: “a dependência é algo problemático por si só. Quando eu conto com algo e isso falha, eu estou com problemas. As espécies com um processo de evolução por demais vinculado a uma atitude ou nicho qualquer, muitas das vezes foram extintas. Empresas também correm os riscos de se tornarem incapazes de enfrentar desafios por conta disso. Então, isso é um problema. No entanto, deixar de aproveitar as possibilidades oferecidas por uma ferramenta também é perigoso. A questão é encontrar o ponto de equilíbrio.” 

Apesar da evolução constante desses aplicativos, há uma necessidade grande de diversificação para não haver perdas ou prejuízos. O ideal é investir em variados canais e plataformas e sempre se manter adepto aos mais convencionais, como e-mail e telefone, por exemplo, porque negligenciar qualquer coisa utilizada ainda por milhões de pessoas é assumir um prejuízo, como complementa o professor. 

A Total IP tem a solução

Você tem uma empresa e ficou preocupado? Calma, a gente te ajuda! A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras e variadas para o atendimento eficiente aos seus clientes. Seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais para as empresas mais modernas e atualizadas. O nosso suporte é 24/7, temos acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Estamos presentes em centenas de empresas dos mais distintos segmentos, como cobrança, televendas, SAC, varejo e indústrias. A nossa ferramenta é atualizada constantemente com o objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes. 

Ficou interessado? Entre em contato com o nosso time comercial e garanta a evolução e o sucesso do seu negócio! 

Assista a este vídeo e não perca nenhuma TV Total IP!

Compartilhe

TV Total IP

Veja também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?