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Conexão Total: estratégias de atendimento com inteligência artificial

Por Ana Isa Moura, Total IP - Publicado em 28/10/2024 07h00, última atualização em 25/10/2024 15h50

Atualmente, a experiência do cliente é um grande diferencial competitivo e a integração de Inteligência Artificial pode revolucionar o relacionamento com o consumidor, pois otimiza processos e personaliza a jornada, elevando a satisfação. Qual o diferencial competitivo da ferramenta? O quanto ela aprimora os resultados? Por que é cada vez mais essencial? Confira agora, neste Conexão Total. 

A modernização chegou com benefícios para as corporações

Não é uma novidade como as inovações dos últimos anos estão revolucionando a forma como as marcas se relacionam com a sua audiência. Dessa forma, ferramentas derivadas desse cenário estão se tornando cada vez mais comuns em diversos setores, desde o comércio eletrônico até o departamento financeiro. Dentre as variadas vantagens, as quais dão luz para a permanência desse contexto, destaca-se a disponibilidade 24/7, pois os assistentes virtuais conseguem replicar a qualquer hora do dia ou noite.

Sobre a qualidade desses retornos, a IA permite aos chatbots fornecerem de forma instantânea e precisa, quando se tratar de perguntas frequentes. Isso ainda gera produtividade, pois libera os agentes para lidar com problemas mais complexos ou criativos. “Além disso, ela utiliza algoritmos avançados com o poder de antecipar mensagens, muitas vezes oferecendo a solução antes mesmo de verem a necessidade. Isso não só torna as operações mais eficientes, mas também proporciona uma experiência mais fluida e satisfatória a todos”, explica Marcos Dantas, diretor de Customer Experience e Sucess na Portão 3.

“A Inteligência Artificial está transformando a maneira como as pessoas interagem com seus clientes e, na área de atendimento, vem ganhando relevância. Com o uso, as empresas conseguem oferecer respostas rápidas e personalizadas, levando em conta o histórico e as preferências individuais de cada um”, acrescenta. Por meio da habilidade de avaliar dados, garante, ainda, recomendações e experiências mais interessantes.

Inteligência Artificial traz lucro para marcas e satisfação aos clientes

De acordo com pesquisa da Sercom e PwC, 64% dos consumidores têm preferência por uma assistência virtual e, para 47% deles, esse é um requisito para fechar negócio. “A IA contribui para um contato mais eficiente pois tem a capacidade de fazer uma triagem referente aos problemas apontados pelo cliente na hora do atendimento. Com essa análise, o mecanismo consegue direcioná-lo para um fluxo de resolução muito mais rápido e eficiente”, afirma Henrique Padovani,  gerente de cobrança na UME.

Quando o assunto é redução de custos, em escala global, as projeções são de uma economia anual superior a US$ 8 bilhões com as interações por conversas automatizadas, consoante a Juniper Research. Ainda, um estudo da Forbes, apontou locais com chatbots inseridos na rotina corporativa diminuindo seus gastos destinados ao contato com o público alvo em até 30%. Dessa forma, espera-se, anualmente, um investimento em robôs vindo de mais de 50% das companhias , segundo levantamento da Gartner.

Em um panorama nacional, conforme o Portal ClienteSA, 72% dos brasileiros consideram um bom serviço de chatbot altamente importante. “A personalização no contato permite às marcas oferecerem interações mais adaptadas às necessidades individuais de cada usuário. A ideia é trazer a sensação de estar falando com uma pessoa, gerando reconhecimento e valorização. Quando os clientes se sentem compreendidos, a probabilidade de fidelização aumenta, resultando em relacionamentos mais duradouros”, finaliza Dantas.

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