TI pode ser a melhor escolha de carreira para você

Por Pedro Fagundes, Total IP - Publicado em 27/06/2023 08h00, última atualização em 28/06/2023 10h21
TI pode ser a melhor escolha de carreira para você

Qual o seu interesse pela área de Tecnologia da Informação (TI)? Conhecida como uma das “profissões do futuro”, ela tem se provado – naturalmente – cada vez mais atrativa. Não à toa, de acordo com o relatório da Hashtag Treinamentos, a busca por capacitação em TI tende a crescer em até 20%, neste ano. Cursos como Python, Ciência de Dados e SQL (linguagem de consulta estruturada) aparecem, portanto, como destaque. Além disso, encara-se uma situação de mercado onde a oferta e demanda desbalanceiam-se para o lado da proposta . Ou seja, sobram oportunidades. No entanto, isso não significa uma porta aberta, sem impedimentos para a passagem. Pelo contrário, exige-se qualificação. Quer descobrir como aproveitar essa brecha? Veja a reportagem abaixo!

 

Perspectivas da carreira de TI

A evolução é uma característica fundamental da humanidade. Graças a ela, nos diferenciamos dos demais primatas, descemos das árvores, manejamos instrumentos, dominamos o fogo, construímos sociedades e traçamos cada passo até chegar aqui. Por isso, uma profissão centrada nesse pilar civilizatório não poderia ter menos prestígio. De acordo com a Pesquisa de Bolsa-Auxílio 2022, realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube), os cursos – técnicos, tecnológicos e superiores – voltados à tecnologias estão entre os mais bem pagos de todo o Brasil. “Não deveria surpreender a ninguém o fato de profissões ligadas ao desenvolvimento obterem grande destaque. Vivemos em um mundo pautado pela adaptabilidade e inovação. Logo, exaltar esse setor é habitual”, pontua o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

O ramo tecnológico se apresenta em plena atualização. Dentre suas especificações, a área de TI requer uma maior visibilidade, pois tem oferecido algo escasso no universo laboral: perspectiva de carreira. Parte dessa condição se deve a uma carência do mercado por funcionários do ramo. Conforme um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia e Informação e Comunicação (Brasscom), até 2024, o país precisará de cerca de 420 mil especialistas em programação. No entanto, essa necessidade não se limita ao futuro próximo. Segundo a Brasscom, hoje mesmo, o meio de TI registra altos índices de sobra de vagas, com apenas 46 mil trabalhadores no setor.

Por conta dessa busca incessante por colaboradores, os benefícios a quem atua na área despontam entre as outras. Isso ocorre, pois o mercado necessita criar um ambiente atrativo para um novo público. Dessa forma, são disponibilizados – em sua maioria – horários flexíveis, boa remuneração e a possibilidade de operar em home office. Além disso, a graduação tradicional não é, obrigatoriamente, requisitada. Nesse âmbito, tende-se a valorizar cursos independentes, entre outros mecanismos de aprendizado alternativos. “Compreender a tecnologia exige estudo frequente, o qual ultrapassa a tradicional dinâmica de ensino médio, técnico e superior. O crucial é manter os olhos bem abertos às trepidações e se transformar junto ao meio”, recomenda o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

 

Vantagens de optar por essa carreira

Para quem ainda tem dúvidas a respeito das vantagens oferecidas nessa esfera, a Total IP separou alguns pontos a fim de sanar a questão e atrair novos talentos. Veja a lista abaixo:

Flexibilidade: por ter uma labuta devota ao computador, sua atuação pode ocorrer de qualquer ponto na Terra. Ou seja, o indivíduo não necessariamente precisa utilizar o espaço físico. Com atenção e disponibilidade para executar reuniões, nada impede a atuação de forma híbrida ou remota. Além de agregar flexibilidade a quem opera, esse diferencial amplia o mercado para as próprias instituições. Dessa forma, uma pessoa de Brasília poderá trabalhar, sem nenhum revés, em um estabelecimento sediado em São Paulo. “Soluções como o PABX-IP Corporativo prestam assistência a quem procura oferecer essa chance. Trata-se de um servidor local ou em nuvem, capaz de conectar seus empregados em um só local, por meio de chamadas”, finaliza o gerente comercial.

Alinhamento a novidades: fazer parte de um mercado pautado pela atualização frequente de recursos e metodologias é um presente para qualquer profissional – seja ele em formação ou já com uma jornada já construída. Na Total IP, por exemplo, é possível ver o surgimento de adventos tecnológicos extremamente relevantes para o meio corporativo, como o Total IP Human Detector – THD, responsável por driblar barreiras burocráticas, impostas pela Anatel, e garantir o pleno funcionamento de operações de telemarketing.

Alta no mercado: um contexto de progresso e expansão orgânico é o melhor cenário possível para se trabalhar. Quando o meio apresenta-se liberto de correntes e longe de estagnação, cria-se uma tendência de impulsionamento de quem o frequenta. Consoante uma análise da IDC Brasil, após um crescimento de 20% no último ano, o mercado de TI estima uma expansão de 6,2% a 8,7% para o restante de 2023. Ou seja, cada vez mais, as oportunidades  para Tecnologia da Informação serão melhor valorizadas. 

Menor concorrência por vagas na área: como já mencionado, a demanda por funcionários de TI cresce a cada dia. Para se ter uma ideia, a previsão é de se ter, até 2025, um déficit de quase 800 mil profissionais. Ou seja, por conta dos números elevados, não será difícil encontrar uma vaga – seja ela de estágio ou efetiva – para iniciar uma carreira. Acredite no futuro, reveja suas escolhas e aposte nesse campo. Nunca é tarde para traçar mais uma encruzilhada e aprender novas competências. O mantra da sua trajetória profissional sempre deverá ser a adaptabilidade.

Remuneração: a escassez de colaboradores qualificados também contribui para uma elevação significativa nos salários e bolsas-auxílio. Essa questão gira em torno do objetivo de fazer do TI um plano cada vez mais atrativo – seja para ingressantes ou novatos. No Brasil, a faixa salarial de Tecnologia da Informação fica entre R$ 4 e R$ 15 mil, a qual varia de acordo com a colocação ocupada, o nível de conhecimento e as habilidades da pessoa. Caso invista na carreira e trace um caminho de êxitos sucessivos, a remuneração pode ultrapassar a faixa dos R$ 20 mil.

 

Seu estabelecimento está atento a essa preocupação? Fale com nossos especialistas e veja como você pode tirar proveito das melhores inovações de chat e voz para se adaptar ao meio e atingir o sucesso.

Gostou das nossas indicações? Então, não perca nem mais um instante sequer e entre em contato com a gente! Se o mercado grita por especialistas, não pense duas vezes, inicie os estudos, invista na sua capacitação e aproveite a aparição de oportunidades. Estamos ansiosos para fazer desse objetivo uma realidade. Para tanto, esteja sempre em alerta, adapte-se às tendências com rapidez e absorva conhecimento. Conte com a Total IP para auxiliar no seu próximo passo.

 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Total Chat Center (Carterização de clientes)
  • Gestão de SMS

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    [democracy id="1"]