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O telemarketing é um tipo de operação direcionado à venda de produtos e serviços por telefone, enquanto o call center atua em mais atividades
Está em busca de uma primeira oportunidade no mercado de trabalho? Que tal começar como operador de telemarketing ou call center? Todavia, embora os termos sejam frequentemente utilizados de forma intercambiável, existem diferenças importantes entre essas duas áreas de atuação. Compreender essas distinções é crucial para quem deseja otimizar estratégias de comunicação e alcançar resultados mais expressivos. Saiba: os termos podem parecer a mesma coisa, mas não são. Entenda as diferenças com a Total IP!
O telemarketing é um tipo de operação direcionado à venda de produtos e serviços por telefone. Ele surgiu como uma forma de contato ativo das empresas com potenciais clientes. Com o tempo, porém, passou também a receber ligações de interessados em ofertas. “Quem opta por essa profissão consegue desenvolver inúmeras habilidades e competências, principalmente relacionadas a comunicabilidade com os outros. Também é a chance de se tornar direcionado para o êxito no relacionamento com o consumidor. Enfrentamos, hoje, dias de extrema competitividade e esse tipo de atitude faz toda a diferença!”, analisa Tiago Sanches, head de vendas da Total IP.
Dessa forma, se caracteriza pelo uso do telefone como principal canal de ação para interagir com públicos potenciais ou existentes. Essa interação pode ter diversos objetivos, seja para o setor vendas apresentar produtos ou serviços e estimular a compra; cobrança negociar dívidas pendentes e pagamentos; análise de mercado coletar informações sobre o comportamento e as preferências dos compradores; atendimento fornecer suporte técnico, solucionar dúvidas e resolver problemas.
Sua realização pode ser ativa ou reativa. Na primeira opção, os operadores ligam de forma proativa, seguindo alguma demanda própria e interna do estabelecimento. Já na segunda alternativa, o direcionamento é para atender os recebimentos de grupos externos ao espaço.
O termo também é focado em contatos via telefone, porém, seu leque de atividades engloba mais oportunidades de ocupação. No geral, é um centro de assistência telefônica a qual centraliza o contato entre uma empresa e seus clientes. Por meio de diversos canais, como voz, e-mail, chat on-line e redes sociais, eles oferecem suporte em diversos âmbitos, melhorando a satisfação com um apoio imediato, elevando o nível de felicidade e as chances de fidelidade à marca. Além disso, há uma maior eficiência operacional por meio do gerenciamento dos funcionários. Por fim, a redução de custos é certeira, além de aumentar a produtividade do time.
Ele opera em blend; ou seja, recebe e faz chamadas com a mesma estrutura. “Organizações de diversos campos, como telecomunicações, finanças, e-commerce e seguros, utilizam call centers para oferecer auxílio contínuo aos interessados. Isso inclui desde ajudá-los com dificuldades técnicas até fornecer conhecimento específico sobre produtos e serviços, solicitar pedidos e lidar com feedbacks negativos”, aponta o especialista.
Nesse cenário, além das diferenças claras já especificadas entre ambos, os objetivos principais também se distanciam. O primeiro tem o intuito primordial de gerar leads, vender algo, recuperar crédito e coletar dados. Já o segundo, é focado em encerrar impasses, garantir um acompanhamento aprimorado e melhorar a vivência do sujeito.
Ademais, as métricas de sucesso entre eles também de diferenciam, sendo a taxa de conversão, o valor médio do pedido e a taxa de recuperação de crédito as direcionadas ao telemarketing. Enquanto o tempo médio de atendimento, índice de satisfação e resolução de pendências no primeiro pedido.
Outras soluções importantes no mundo do contact center incluem PABX e DAC, Integrações, Relatórios, Discadores e Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, , ASR (Portal de Voz), Tarifador e Gestão de E-mail.
As chances e benefícios expostos te chamaram a atenção? Não perca mais tempo! Fale com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. Aprimore a atuação do seu empreendimento e saia à frente da concorrência com a nossa contribuição!
Atualizado em 19/07/2024 por Carolina Amaral