Prepare seu e-commerce para o Dia dos Pais

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 12/08/2022 08h00, última atualização em 14/09/2023 15h19
Prepare seu e-commerce para o Dia dos Pais

Nos dias atuais, as pessoas são cada vez mais adeptas das compras on-line. As restrições sanitárias por conta da pandemia mostrou para grande parte da população a praticidade, segurança, conforto, agilidade e outros benefícios dessa modalidade. Sendo assim, esse formato se tornou o preferido para muita gente e, agora, os empreendedores precisam se preparar para realizar um bom atendimento e proporcionar uma experiência satisfatória para seus clientes via WhatsApp.

 

O segundo semestre é recheado de datas comemorativas

 

Quando o ano ultrapassa sua metade, se aproximam diversas datas importantes. O Dia dos Pais, por exemplo, é sempre comemorado no segundo domingo de agosto. De acordo com pesquisa realizada pela All In, 68% dos consumidores comprarão presentes para o dia 14 de agosto. Outros 20% retornaram com negativa por diversas razões, entre elas: pelo falecimento do pai ou por não ter esse hábito. Ainda, 12% estão decidindo se gastarão nessa época. 

Outro dado relevante do estudo aponta para os costumes no pré-compra e como essa informação pode ser interessante para as marcas. Embora os acessos aos aplicativos de lojas tenham aumentado, assim com as buscas nas redes sociais, seguindo os novos caminhos da tecnologia, os sites de pesquisa continuam como favoritos, incluindo os pontos físicos. Para 45% dos entrevistados, os apps são a melhor opção, enquanto 42% preferem navegar na Internet ou ir pessoalmente ao estabelecimento. Por outro lado, 35% do público de 16 a 29 anos utilizam o Instagram. Isso reforça o avanço das redes sociais no mercado.

Dessa forma, é fundamental estar presente em todas as frentes para atender seus clientes. Uma ótima alternativa é a API Oficial WhatsApp Business. Com ela, sua empresa envia milhares de mensagens ativas, utilizando templates (HSM) pré-cadastrados e homologados junto ao WhatsApp/Facebook. A documentação de integração é disponibilizada de forma on-line, sendo 100% em português. O recurso maximiza credibilidade por meio de uma conta oficial e verificada.

Além disso, quem entrar em contato com sua empresa poderá solucionar a maioria das solicitações por conta própria, no momento mais oportuno para eles. Caso seja uma questão mais complexa, é simples de transferir a conversa para um operador. “Muita gente prefere esse tipo de serviço por conta da agenda e pela praticidade. O WhatsApp é o aplicativo mais utilizado pelos brasileiros e, por isso, se torna um canal mais fácil também”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Grande parte dos consumidores pretendem comprar na semana da comemoração ou até com 15 dias de antecedência. Com relação a melhor data, 36% estão se organizando para adquirir a lembrança em cima da hora, enquanto 26% pretendem resolver logo essa tarefa. 

 

O atendimento ao cliente é essencial

 

Para garantir uma boa movimentação nas vendas, é interessante saber os fatores determinantes para garantir a fidelização do público para determinadas ações. Nesse sentido, 75% apontam os bons preços e promoções como essenciais, tal qual as vantagens no frete é importante para 55%. Contudo, alguns aspectos também podem impactar negativamente e impedir a compra. Para 57%, a taxa de entrega é a causa para desistência por valores altos, assim como avaliações negativas são levadas em consideração por outros 50%. “Conquistar quem conhece o seu produto é crucial. Além de se tornar um usuário assíduo, esse indivíduo também te indicará para os conhecidos dele. Essa é a melhor propaganda possível”, destaca Sanches.

Já sobre as principais categorias o período, Moda e acessórios lidera com 50% da preferência, seguida por Eletrônicos e Informática com 35% e em terceiro lugar, Esportes, com 28%. “Esses setores são mais visados no Dia dos Pais e devem estar preparados para essa demanda maior. Entretanto, todos os setores têm um aumento nos lucros”, alerta o gerente comercial da Total IP.

 

Outras preocupações do e-commerce

 

Ainda, a atenção no pós-compra é imprescindível para garantir o sucesso. Para 62% dos respondentes, a opção de rastrear a entrega é essencial, além de outros fatores como sistema de troca facilitador em casos de avaria (53%). Benefícios como cupom de desconto para uma próxima encomenda e cashback (38%) também foram destacados como positivos.

O foco também deve estar voltado para a qualidade do atendimento, pois 67% das pessoas valorizam essa prática e 35% gostam das ofertas personalizadas. Sendo assim, é possível perceber o peso de uma boa experiência em toda a jornada. Por isso, contar com uma ferramenta de acompanhamento de seus colaboradores é interessante. Com o Formulário e Gestão das Monitorias e os Robôs Dinâmicos da Total IP, o gestor pode acompanhar a atuação de sua equipe e receber avaliações do público para os atendentes. Assim, fica mais fácil de entender onde precisa melhorar e dar feedbacks mais assertivos.

Por fim, o estudo também analisou as principais formas de pagamento escolhidas pela população e em primeiro lugar está o cartão de crédito, com 75% das escolhas, seguido pelo Pix, com 31% e o débito com 21%, sendo uma grande oportunidade de oferecer vantagens com diversidade nessa etapa.

Para um comércio eletrônico, a melhor opção é aplicar os Robôs para Meios de Pagamentos. Com eles,seu e-commerce é ajustado a aplicação instalada em nuvem ou presencial mantida por uma operadora financeira. Com a autorização dessa empresa, é possível realizar transações feitas por meio do telefone. A solução possui criptografia adequada à Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais – LGPD, ou seja, há como mitigar os riscos presentes, bem como outros dados sensíveis. Com isso, garante o tráfego seguro das informações entre o celular do cliente e do vendedor.

 

Portanto, prepare o seu negócio para os Dia dos Pais e largue na frente da concorrência. Para entrar em contato com a Total IP, clique no ícone do WhatsApp no canto da sua tela. Esperamos por você!

 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente, com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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