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O profissional de TI em 2021

Os últimos dois anos foram transformadores para as companhias e profissionais dos mais diversos setores, impulsionados pelo ecossistema de inovação e high tech emergentes. 2021 promete!Em virtude do isolamento social, [...]

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 12/01/2021 10h00, última atualização em 09/05/2022 16h39
O profissional de TI em 2021

Os últimos dois anos foram transformadores para as companhias e profissionais dos mais diversos setores, impulsionados pelo ecossistema de inovação e high tech emergentes. 2021 promete!

Em virtude do isolamento social, profissionais de diferentes segmentos precisaram mudar a sua forma de trabalho e adaptar-se ao cenário de atuação remota, praticamente da noite para o dia. Na área de tecnologia, pela especificidade da atividade, esta mudança pode parecer não ter sido tão impactante, como em outros segmentos. Contudo, sem sombra de dúvidas, esta é uma percepção equivocada. 

As skills são essenciais para essa área

No geral, especialistas da área possuem as chamadas hard skills muito sólidas. Ou seja, são pessoas com profundo conhecimento técnico das principais ferramentas demandadas pelo mercado. Todavia, quando o assunto são as soft skills, habilidades intangíveis e subjetivas, ligadas às relações interpessoais, esses indivíduos levam mais tempo para desenvolvê-las.

No entanto, durante o distanciamento social, essas foram exatamente as competências mais exigidas de todos os sujeitos. “Com a suspensão das atividades, as companhias voltaram-se para a high tech como uma forma de seguir operando, interagindo com seus colaboradores e atendendo aos clientes”, explica a gerente de Recursos Humanos (RH) da Dedalus, Stella Botelho. 

Nesse sentido, esses técnicos tiveram de exercer soft skills bem específicas, tais como a empatia, comunicação clara e resiliência. Isso porque, nem sempre, os clientes conseguem entender os processos e tempos necessários para a implementação dos projetos, ainda mais, com a distância nesse relacionamento. 

Para a headhunter internacional, Erica Castelo, as organizações estão ficando cada vez mais exigentes por conta da Era Digital. “O mundo corporativo exigirá menos o ‘processamento’ de dados e mais a análise crítica e a criatividade para inovar das pessoas. Isso aumentará a necessidade por modernas funções laborais”, destaca.

Novas áreas e especializações vão surgir

Nesse sentido, deve crescer a procura por experts desse setor, bem como, desenvolvedores de software e aplicativos, especialistas em transformação e marketing digital. Sendo assim, surgem também conhecedores de automação e seguridade da informação como reflexo da aceleração da digitalização e ressurgimento dos riscos cibernéticos.

Diante desse cenário disruptivo, nunca foi tão necessário acompanhar as tendências do mercado para planejar e se preparar para o futuro. “Contudo, muitos líderes ainda não reconhecem os ganhos de eficiência e segurança prometidos pela automatização de serviços. Todavia, fugir disso pode sim representar o fim de uma corporação. Então, o primeiro passo é não resistir às mudanças, pois elas são importantes para o amadurecimento tanto da entidade, como pessoal”, expõe o diretor de tecnologia da Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers, Giovane Oliveira.

Então, diante das carências de cada momento é preciso se ajustar. Ou seja, “essa transição de pensamento e até de operação é essencial, principalmente em épocas de crise”, finaliza o diretor.

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Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

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