O mercado imobiliário na contramão da crise

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 20/08/2021 08h00, última atualização em 29/04/2022 15h56
O mercado imobiliário na contramão da crise

O período entre 2015 e 2017 foi marcado por uma grande crise no mercado imobiliário. Apenas em 2019, os primeiros sinais de recuperação foram notados. No ano seguinte, com a pandemia e, consequentemente, a paralisação de diversos setores da economia, era esperado o mesmo cenário para o ramo. Todavia, indo na contramão do fluxo, a área de imóveis continuou a apresentar bons resultados. Sendo assim, as empresas precisam se preparar para oferecer um excelente atendimento, a fim de aumentar as chances de fechar bons negócios.

O crescimento do mercado imobiliário

Com o isolamento social, as pessoas passaram a valorizar diferentes aspectos, os quais, antes, não tinham tanta importância. Conforme mostram os dados da 4ª rodada da “Pesquisa da Influência do Coronavírus no Mercado Imobiliário Brasileiro”, realizada pela DataZAP+, 62% dos entrevistados acham os ambientes bem divididos relevantes. Enquanto 45% alegam importância em morar em uma casa.

Além disso, de acordo com o levantamento feito pelo GetNinjas – Orçamento de profissionais confiáveis, de abril a novembro de 2020, houve um aumento de 57% nos pedidos para reformas e reparos, dentre os serviços, os mais solicitados foram pedreiros, carretos (mudanças) e eletricistas. Ou seja, “o home office foi um dos precursores para o aquecimento desse meio. Você, provavelmente, deve conhecer quem realizou ao menos algum ajuste na residência”, aponta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP – A melhor solução de atendimento para seus clientes. 

Conforme apresentado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC), houve um aumento de 1,5 ponto percentual em relação à projeção feita no início do ano, evoluindo de 2,5% para 4%. “O crescimento desse setor é benéfico para o mercado imobiliário, pois com o aquecimento na oferta de produto irá colaborar com a constância na procura por casas e apartamentos”, afirma Eduardo Luiz, economista e CEO da Epar.

No contexto nacional, a alta disponibilidade de crédito também funcionou como incentivo para a busca por imóveis. Nos primeiros meses de 2021, os financiamentos habitacionais no Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) somaram R$ 77,38 bilhões. Representando uma alta de 127% em relação ao mesmo período de 2020.

Investimentos em digitalização e atendimento

As medidas restritivas de circulação acentuaram a necessidade da digitalização do setor. “Assim como o trabalho remoto tomou grandes proporções, as imobiliárias também precisaram aderir a mecanismos digitais para acompanhar a tendência. Então, além de fornecer recursos como imagens de qualidade, dados completos, vídeos, fotos em 3D, o atendimento também precisa ser excepcional”, explica Tiago. 

Nesse sentido, a Total IP oferece diversas ferramentas as quais promoverão maior facilidade em fornecer suporte ao cliente, tais como: 

API WhatsApp: ferramenta realiza a automatização do chat conforme as suas necessidades. “No caso, é possível pular as primeiras etapas do processo. Configurar para agendamento de reuniões, informar contatos de outros setores, entre diversas possibilidades. Além disso, caso o consumidor ainda deseje falar com um operador, é simples realizar o transbordo para a para a assistência humana”, explica o gerente. 

URAs: no mundo das Unidades de Resposta Audível são várias opções de uso, tais como: 

  • Aviso de tempo de espera: indica o posicionamento e tempo estimado de espera na linha telefônica;
  • Pós-atendimento: após a finalização da chamada, a pessoa será transferida para realizar a pesquisa de satisfação, as quais serão enviadas para um relatório; 
  • Receptiva: responsável e receber ligações e transferi-las para o colaborador responsável, além de otimizar o atendimento.

Gestor de e-mail: com ele, é possível fazer o agendamento de e-mails, priorizar as mensagens por palavras-chave, definir respostas padronizadas e acompanhar os status. Além disso, o acesso ao histórico é habilitado e o retorno é feito para o mesmo funcionário. 

Conforme há o crescimento tecnológico, mais será necessário acompanhar as tendências. “Não se trata apenas de virtualizar processos, mas aumentar a produtividade dos funcionários, dando-os maior autonomia e tempo hábil para realizar demais atividades”, finaliza Tiago. 

Sua empresa faz parte do setor imobiliário e deseja oferecer o melhor para o consumidor? Então, entre em contato conosco! Basta clicar no ícone do WhatsApp na sua tela. 

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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Publicado em 26/01/2023 08h00

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