3 pilares principais para um CX de sucesso
Focar na experiência do cliente é indispensável para qualquer empresa
Aguarde, carregando...
Existem determinados períodos do calendário os quais o comércio apresenta maiores movimentações, como o Dia das Mães. Essa é a hora de trabalhar emocionalmente o cliente, visando se destacar da concorrência acirrada. Vale tudo para chamar a atenção de quem está atrás do presente perfeito: uma vitrine bonita, loja enfeitada e uma equipe motivada. Contudo, esse trabalho deve ser reforçado. O sucesso final depende de uma experiência assertiva de fortalecimento da relação, com a marca, por meio da assistência.
Dentre as diversas atividades realizadas em datas comemorativas, estratégias específicas resultam em frutos melhores. Dessa maneira, kits/combos temáticos facilitam a escolha; assim como oportunidades flash criam urgência e programas de fidelidades oferecem pontos extras ou cashback. Ademais, parcelamentos especiais e parcerias com influenciadores promovem a oferta e mostram uma conveniência para a aquisição.
No entanto, manter essa conquista é tarefa de outro tipo de abordagem. “O impacto visual causa efeito positivo e a resposta vem nas compras. Todavia, isso, sozinho, não segura um cliente. A forma como o atendimento é direcionado conta muitos pontos, indo desde o primeiro contato até o pós venda”, pontua Tiago Sanches, head de vendas da Total IP+IA.
A prática dessas ações tende a provocar repercussão com abordagens nos vários tipos de negócios, agradando o comprador. “O varejo deve explorar o prazer de adquirir aquele produto ou serviço e essa emoção está diretamente ligada com a forma como se é recebido e tratado dentro daquele local”, acrescenta.
Nos últimos anos, a tecnologia passou por aprimorações únicas e assertivas para o mercado. Dessa forma, ferramentas foram criadas, como a Inteligência Artificial e os chatbots. Segundo pesquisa da Hostinger, a estimativa é o tamanho do mercado global de IA crescer 37% anualmente de 2023 a 2030 e passar a valer US$ 190 bilhões até o final desse período, indicando um futuro promissor e forte potencial econômico. Ademais, os benefícios práticos já são igualmente comprovados, pois mais de 40% dos líderes de negócios relatam aumento de produtividade por meio da automação.
Essas previsões não fogem do setor varejista, pois o mecanismo apresenta possibilidades ímpares para modernizar o meio. “Quando se pensa na vivência do interessado, apresentar alternativas inovadoras brilha os olhos e destaca o negócio. Na Total IP+IA, por exemplo, desenvolvemos e disponibilizamos a IA, seja para treinar a equipe interna e aprimorar os robôs usados ou aperfeiçoar o apoio oferecido. Por meio das transcrições de áudios, gravações ou ligações é viável ‘ensinar’ os bots de voz ou chat, assim como qualificar o desempenho deles e desenvolver o Customer Experience”, esclarece o gestor.
Já com o Omni Robô e Omni Chat, a possibilidade é voltada para o progresso com a clientela. Integrada a diversas API’s, a chance é de lidar com esse público em vários canais e com as mesmas respostas, seja por WhatsApp, Webchat ou e-mail. Inclui, ainda, a opção por voz, envio de confirmações e boletos, disponibilização de acesso a portais, fechamento de contratos, realização de cobranças e divulgação de informações.
Pensando no contexto de uma data de forte movimentação de pessoas e agitação no comércio, como é o caso do Dia das Mães, o ideal, visando maior aproveitamento da oportunidade, é investir no máximo de auxílio possível. O uso de alternativas modernas e únicas é, hoje, motivo de destaque em diversas vertentes, propiciando frutos satisfatórios. “Como um todo, os métodos de atendimento seguem como essenciais mesmo após a ação de pagamento, cruciais para fortalecer o relacionamento e alcançar a fidelização. De forma geral, o pós venda é tão importante quanto a primeira impressão, quando se pensa a longo prazo. O ideal é aproveitar esse tipo de época para cultivar ao máximo essa relação”, finaliza Sanches.
Serviço: Dia das mães: investimento tecnológico traz o sucesso!
Fonte: Tiago Sanches, head de vendas da Total IP+IA