Os impactos de quem não se prepara para a Black Friday

Por Rodrigo Barreto, Total IP - Publicado em 14/09/2022 10h14, última atualização em 23/11/2022 16h56
Os impactos de quem não se prepara para a Black Friday

O ano de 2022 é de recuperação para as empresas. Após o período de dificuldades, a economia retoma e diversos negócios já apresentam resultados superiores aos de antes da pandemia. Atualmente, o e-commerce ganhou bastante espaço na vida da população e, para a Black Friday, há uma expectativa de recorde de vendas. Por isso, os empreendedores precisam estar preparados para a data.

 

O e-commerce no Brasil

 

De acordo com estudo da Criteo, 95% das compras on-line registradas no fim de semana do Dia dos Namorados deste ano foram feitas por meio de smartphones. Esse hábito digital no período sazonal cresceu 10% em junho, com aumento específico de 6% nos cliques para sites de comércio eletrônico.

 

Comparado com 2021, houve mais procura por artigos para casa e jardim, com eletrodomésticos em segundo lugar e celulares em terceiro. Além da tecnologia, os dois primeiros segmentos revelam como o bem-estar é uma preocupação dos consumidores após a Covid-19. “Os números mostram como as pessoas aderiram a essa prática. Por isso, os empresários devem se programar para momentos como a Black Friday”, comenta o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

 

Segundo a pesquisa, o varejo está em expansão. Em abril, o lucro com cosméticos subiu 25% e, poucos dias antes do Carnaval, houve uma elevação de 19%. Com a retomada das rotas turísticas, as reservas de viagens, por sua vez, voltaram a subir no final de março de 2022 (18%), atingindo um pico pouco antes da Páscoa.

 

A preparação para a Black Friday começa já

 

A cada ano mais esperada pelos consumidores, a Black Friday (25 de novembro) já começa a criar “burburinhos” e exige uma preparação antecipada de quem pretende conseguir bons resultados e aproveitar a alta demanda do período. Em 2021, o faturamento na data atingiu 5,4 bilhões de reais no meio digital. Foram 7,6 milhões de encomendas em dois dias, segundo a Neotrust.

 

Nesse sentido, confira algumas recomendações para quem quer antecipar as estratégias:

 

Não fique refém da sobrecarga nos sistemas e ambientes: para isso, é fundamental contar com vários canais de atendimento. No dia, é comum surgirem dúvidas no público e muita gente entrará em contato para saná-las. Sendo assim, algumas soluções da Total IP são perfeitas nessas situações, como o chat para seu site e a API Oficial WhatsApp Business. Dessa forma, várias solicitações são resolvidas sem a necessidade de ocupar os operadores. No entanto, caso não seja suficiente, é simples para um colaborador assumir a conversa. 

 

Garantir os estoques adequados: a logística é um dos pontos mais sensíveis. É interessante fazer estudos, projeções e mapeamentos para se planejar. Além disso, com o auxílio da tecnologia, é possível obter negociações melhores com os fornecedores, deixando os preços mais baixos. Ou seja, é possível fazer acordos com empresários de outras localidades, com reuniões virtuais, assinaturas digitais de contratos e envios diretos da fábrica para o endereço de entrega do comprador.

 

Realizar campanha promocional: promoções enchem os olhos de qualquer um e, na Black Friday, essas iniciativas têm um peso ainda maior na decisão. Em um estudo encomendado pela Globo, o frete grátis foi apontado por 82% dos entrevistados como a principal motivação de compra. Já os cupons de desconto, apareceram em 67% das respostas. Ou seja, quando o lojista oferece condições mais atraentes, ganha vantagem no mercado. Essas ofertas também devem ser estudadas com antecedência, pois precisam ser adequadas ao comportamento do público alvo, para atingir os resultados esperados. 

 

Diversificar nas opções de pagamento: esse fator pode ser determinante para a conversão, evitando o abandono de carrinhos. Muitas pessoas não têm cartão de crédito, por exemplo. Sendo assim, preferem a opção do Pix ou boleto. Há ainda as adeptas das carteiras digitais. São diferentes necessidades e, quanto maior a diversidade, mais destaque ganha o lojista.

 

Para isso, a Total IP oferece os Robôs para Meios de Pagamentos. Assim, ajusta o e-commerce das corporações aos meios de pagamentos com aplicação instalada “em nuvem” ou presencial, mantida por uma operadora financeira. Com a autorização dessa empresa, é possível realizar transações feitas por meio do telefone. “O recurso possui criptografia adequada à Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais – LGPD, ou seja, há como mitigar os riscos presentes. Com isso, é garantido o tráfego seguro das informações entre o aparelho do cliente e do vendedor para a instituição responsável por processar o pagamento”, explica o gerente comercial. 

 

Proporcionar personalização e fidelização: essa questão proporciona a melhor experiência possível para o público e ficam maiores as chances de retenção e fidelização. Definir como a jornada pode ser facilitada e mais agradável passa por entender as necessidades e expectativas da população. Isso é possível com estudos e experimentações.

 

O bom atendimento faz a diferença

 

Nos dias de hoje, apenas oferecer bons produtos e serviços não é mais suficiente. Pensando nisso, a Total IP valoriza o atendimento de qualidade. Sendo assim, em todas as etapas da parceria isso fica bastante evidente. Antes de qualquer coisa, são realizadas pré-análises e visitas técnicas na companhia para a implantação das ferramentas ser rápida, assertiva e eficiente.

 

Também são proporcionados treinamentos dirigidos para todos os usuários, desde o operador, supervisão de call center e administrador de sistema. Tudo isso sempre conciliado com o acompanhamento in company, garantindo mais produtividade. Logo, o time estará capacitado para enfrentar a grande movimentação.

 

Por fim, Sanches afirma: “ademais, nossa equipe técnica, altamente qualificada, opera em horário comercial para chamados de ajustes e em regime de urgência 24 horas, por 7 dias da semana. Dessa forma, os usuários contam com monitoria em tempo real e backup diário das configurações para ter agilidade e assertividade nas operações”.

 

Para atingir o sucesso esperado na Black Friday, só colherá bons frutos quem se preparar para o momento. Afinal, cliente não tem mais paciência para um atendimento insatisfatório.

 

Fonte: Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

Serviço: Os impactos de quem não se prepara para a Black Friday

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