3 pilares principais para um CX de sucesso
Focar na experiência do cliente é indispensável para qualquer empresa
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É inegável como a tecnologia faz parte das empresas no mundo atual. A inovação digital mudou a forma delas funcionarem, competirem e se comunicarem com seus clientes. Por isso, soluções como chatbots e APIs são indispensáveis para negócios modernos, mesmo em setores mais conservadores.
Uma das áreas mais afetadas é a automação de tarefas. Muitas companhias usam esses sistemas para melhorar processos, diminuir falhas humanas e elevar a produtividade operacional. Isso pode ser observado em manufatura, logística, atendimento ao cliente e até em funções administrativas. Além de poupar tempo, também economiza recursos, aprimorando os resultados.
Além disso, as ferramentas têm um papel crucial na coleta e análise de dados. Por meio de sensores, softwares e Inteligência Artificial (IA), é possível obter informações valiosas sobre o mercado. Isso possibilita a tomada de decisões mais embasadas e estratégicas, bem como a criação de produtos e serviços adequados às demandas da população.
Esse tema também abrange o marketing e a comunicação. As redes sociais, por exemplo, se tornaram uma plataforma fundamental para a divulgação das marcas, bem como para a interação com os consumidores. “Hoje em dia, é essencial estar presente nas mais variadas plataformas e oferecer um contato personalizado para cada uma delas. Afinal, as pessoas têm suas especificidades e preferências individuais”, diz o head de vendas da Total IP, Tiago Sanches.
Assim, chatbots e assistentes virtuais estão se tornando comuns para prestar suporte por 24 horas, durante os sete dias da semana. Nesse sentido, a Total IP oferece opções interessantes. Um exemplo são os Robôs Dinâmicos. Trata-se daquelas mensagens automáticas quando você liga para uma empresa e ela pede para você teclar “um” para vendas, “dois” para contas a pagar e etc.
Ademais, gera relatório de monitoramento de entrada de chamadas e rastreamento, disparo simultâneo de discagens divulgando uma mensagem e filtro de contatos improdutivos. Caso não seja o suficiente, é fácil fazer o transbordo para um atendente humano. No fim da conversa, é possível aplicar uma pesquisa de satisfação. “Ajuda o gestor a acompanhar como sua equipe está se comportando no dia a dia e, assim, pode dar feedbacks de pontos de melhoria”, ressalta o especialista.
Outra opção é a API Oficial WhatsApp Business. Com ela, você envia milhares de mensagens ativas, utilizando templates pré-cadastrados e homologados junto ao WhatsApp/Facebook. A documentação de integração é disponibilizada de forma on-line, 100% em português. O recurso aumenta a credibilidade por meio de uma conta oficial e verificada.
Dessa forma, a pessoa pode resolver questões no momento mais conveniente para ela, sem filas ou depender de um operador. Além disso, por conta da falta de tempo, muita gente prefere digitar para enviar suas solicitações. Tudo isso por meio do aplicativo mais usado pelos brasileiros. Outra alternativa nesse sentido é o Webchat. Ele é capaz de resolver necessidades com a redução da mão de obra humana repetitiva, gerando a diminuição dos custos.
A educação está passando por uma grande mudança conforme se adapta às transformações na sociedade. Na era atual, os estudantes tocam em telas em vez de folhear livros, fazem pesquisas no Google em vez das bibliotecas e usam o Zoom para se comunicar com docentes de diferentes estados ou até mesmo países. O uso de recursos digitais no campo de ensino se tornou indispensável e as instituições, para manter sua importância, precisam adotá-los para melhorar a aprendizagem, a administração de alunos e o desempenho de todos.
Nas últimas décadas, Inteligência Artificial, Internet das Coisas (IoT), processamento de dados e outras ferramentas foram incorporadas no ambiente corporativo. Com a pandemia de Covid-19, a vida ficou cada vez mais digital e isso também se refletiu nas escolas e universidades. As aulas on-line e o ensino a distância deixaram de ser tendências, mas sim uma realidade e todos se ajustaram a esse momento.
Enquanto isso, outras novidades ajudam os instrutores a personalizarem seus métodos, a fazerem pesquisas, desenvolverem suas habilidades pedagógicas e colaborarem em tempo real com colegas de diferentes localidades. Ainda, esse avanço auxilia na captação e retenção de matriculados e funcionários de alta qualidade, bem como na obtenção de subsídios e financiamentos, na redução de custos, na inovação, na divulgação e em outros aspectos.
Esses recursos digitais incluem uma grande variedade de possibilidades, como sites, e-books, redes sociais, comunidades virtuais, webinars, podcasts, microblogs, Realidade Aumentada e computação em nuvem. As tendências mais recentes envolvem o uso de jogos e gamificação, e-learning, aprendizado assistido por vídeo, tecnologia blockchain para armazenamento de registros acadêmicos e a adoção de experiências imersivas. “Não há mais tempo a perder. Para atrair a atenção da geração atual, é preciso inovar e oferecer plataformas modernas a eles”, enfatiza Sanches.
Do ponto de vista dos jovens, tudo isso contribui para melhor assimilação do conhecimento. Ao mesmo tempo, os educadores alcançam níveis mais altos de produtividade. Na área da gestão, seu papel é facilitar e acelerar as atividades dos profissionais envolvidos. Uma plataforma unificada é capaz de coletar, processar e analisar informações em todas as etapas e disponibilizar um sistema de gerenciamento nas áreas de:
A integração de operações permite cuidar da saúde financeira do negócio, tornar os processos mais rápidos, reduzir a burocracia e melhorar a experiência dos discentes. Além disso, essa transformação também aprimora o ensino. Esse movimento é uma etapa imprescindível para garantir a educação em constante melhoria e alinhada às novas necessidades do mundo.
Fonte: Tiago Sanches, head de vendas da Total IP
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