A relação entre chatbots e RH | SEGS

Publicado em 16/02/2022 16h47, última atualização em 01/04/2022 09h23
A relação entre chatbots e RH | SEGS

Fonte: SEGS | Essa solução é cada vez mais essencial para as empresas

A pandemia mudou os hábitos de todos. As empresas precisaram reformular seus sistemas e modos de atuação para se adaptarem às restrições impostas pelos governos para diminuir a disseminação do vírus. Para isso, a tecnologia foi uma grande aliada e permitiu o acontecimento dessa transformação. Nesse sentido, uma solução ganhou mais espaço e se tornou essencial para o atendimento: o chatbot.

Os chatbots

A inteligência artificial dessa ferramenta nos permite responder de forma rápida e adequada a um grande número de pessoas, de maneira ordenada e estratégica. Muitas corporações estão utilizando o potencial dessa aplicação para melhorar o diálogo com seus clientes e funcionários, oferecendo-lhes retornos imediatos a perguntas simples, já pré-determinadas nas configurações.

A plataforma pode se conectar a alguns aplicativos de mensagens. Isso permite o gerenciamento de toda a comunicação digital interna a partir de um único local. “Essa opção economiza tempo e diminui a necessidade de contar com vários colaboradores. A maioria das dúvidas dos usuários são resolvidas automaticamente pelo robô”, explica o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

Ele pode ser utilizado em um processo seletivo, por exemplo, para filtro de candidatos e agendamento das demais reuniões com os futuros empregados. Para uma primeira abordagem, é um espaço amigável e o entrevistado tem a certeza de não haver julgamento de valor na interpretação de suas falas. Essa é uma grande vantagem, pois pode conversar com centenas de interessados para a seguir realizar uma análise exaustiva dos dados, reduzindo custos.

Outras aplicações

De outro ponto de vista, podem ser úteis para auxiliar as equipes em seu trabalho diário: para reservar uma sala, agendar encontros do grupo ou fazer consultas ao TI, por exemplo. Além disso, o robô pode ser programado para esclarecer questões sobre benefícios corporativos, folgas, dias pendentes de férias, entre outros.

Ou seja, muitas horas são poupadas por meio da automação de processos. Isso aumenta a produtividade do time e torna as tarefas mais fáceis. Para os consumidores, a vantagem se reflete em uma resposta rápida e adequada às suas consultas, podendo ser feito diretamente do celular, computador ou tablet. Logo, garante praticidade e satisfação a todos.

Os dirigentes também podem usar o recurso para realizar uma avaliação de seus produtos e serviços. “Nos dias atuais, é fundamental saber como você é visto no mercado. Uma boa experiência de quem lhe contrata e dos integrantes do staff fazem a diferença e te colocam na frente da concorrência”, destaca Oliveira.

A API WhatsApp Business

A Total IP oferece a API WhatsApp Business. Com ela, sua companhia envia milhares de mensagens ativas, utilizando templates pré-cadastrados e homologados junto ao WhatsApp/Facebook. Baseada em padrões RESTful, sua organização terá maior flexibilidade nas integrações com os sistemas. A documentação da API está disponível em plataforma on-line para consulta.

Ela é construída sob demanda e projeto para a automação de atendimento nos chats originados no “Zap” receptivo e ativo ou do seu site, com respostas estruturadas. Ou seja, é personalizada para cada empreendimento, de acordo com o perfil, as necessidades e seu objetivo.

Se o mecanismo não for suficiente para resolver a demanda, é simples fazer o transbordo para o contato humano. Atualmente, os hábitos das pessoas mudaram e elas preferem trocar textos, pois não precisam parar suas atividades e usam um tempo livre para isso.

Para os empresários, há um crescimento de produtividade, pois cada assistente atende diversas conversas simultâneas, gera dados importantes e amplia os canais de contato. Caso deseje, pode até usar para ações de marketing receptivo. Tudo isso no aplicativo mais utilizado pelos brasileiros: o WhatsApp.

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é utilizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agende Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br

Compartilhe

NA MÍDIA Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?