Aguarde, carregando...

A importância de atualizar o comércio para o carnaval | SEGS

Publicado em 17/02/2023 13h18, última atualização em 30/10/2024 13h54
A importância de atualizar o comércio para o carnaval | SEGS

Época de viagens e diversão, o retorno pleno do Carnaval pode se tornar um forte aliado para a alavanca de vendas do varejo no mês de fevereiro. Além das andanças em estradas e rodovias, o Ministério do Turismo prevê a festa levando cerca de 46 milhões de brasileiros para as ruas do país. Com as restrições vindas com a pandemia da Covid-19 ao longo de 2020 e 2021, a aceleração econômica proveniente da temporada não foi vista e, com a retomada do evento da forma costumeira, as expectativas são altas.

O Carnaval aos olhos da história

O Carnaval é o feriado mais aguardado por muitos brasileiros e conhecido mundialmente como uma época de muita folia. Apesar de tão famoso em território nacional, essa data é celebrada também em diversos lugares do mundo, como o México, Equador, Canadá, Veneza, Suíça, Colômbia e República Dominicana, porém de formas diferentes. Isso tudo porque não é uma comemoração especificamente do Brasil, na verdade, sua origem remonta à Antiguidade e é tradicionalmente ligada ao catolicismo, pois antecede a Quaresma.

O termo é originário do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao jejum realizado durante os 40 dias da religião e também ao controle dos prazeres mundanos.

Os perigos com assaltos continuam e é preciso atenção dos foliões

Apesar da alegria da temporada, com o aumento da aglomeração nas ruas, há também os perigos de roubo e furtos. Recentemente, cibercriminosos desenvolveram um novo tipo de golpe, fingindo serem funcionários das empresas de máquinas de cartões e simulando a necessidade de uma atualização do dispositivo aos lojistas, para instalar o malware nos aparelhos. “O propósito desta ação é capturar os dados do cliente quando ele inserir o dispositivo. Mediante essa situação, é tranquilo realizar o envio das informações para os fraudadores remotamente, possibilitando, assim, a clonagem para usos indébitos”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Outra ação comum nessa época é o do “sequestro do Pix”. Nele, o malfeitor arranca o celular da mão da vítima e sai correndo. Por isso, tomar os devidos cuidados nunca é demais.

Empreendedor: modernize o seu estabelecimento!

Com desfiles e bloquinhos espalhados pelas capitais e municípios de todo o território brasileiro, movimentando dinheiro para pequenos, médios e grandes varejistas, estar atento às oportunidades de favorecer o trabalho é crucial. Do ambulante credenciado vendendo nas ruas, a grandes restaurantes e mercados, todos desenvolvem vendas durante o período. No setor alimentício, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) prevê uma elevação de 30% nas transferências neste ano.

Além do consumo de alimentos e bebidas, o setor têxtil desempenha um papel importante para a data. Confecções e lojas de fantasias colocam a produção na avenida e aceleram a criação de adereços para os foliões. Máscaras, paetês, tiaras e capas fazem parte dos itens indispensáveis no figurino carnavalesco. Ademais, os adereços, decorações e detalhes são peça-chave para o comércio atrair o consumidor interessado na data. Logo, para acertar em cheio nos negócios da época, a utilização de cartazes, banners, serpentinas, glitter, lantejoulas, podem ser estratégias para chamar a atenção do público e elevar as chances de aumentar o movimento. Contudo, outro método interessante e duradouro para diversos períodos ao decorrer do ano se limita a simplesmente modernização do empreendimento.

Com a Total IP, tem-se acesso a diversas oportunidades. Pensando na utilização de robôs, podem ser usados tanto para chat quanto chamadas. Os dinâmicos, também conhecidos como URA, Unidade de Resposta Audível, são os mais populares normalmente, por trás das mensagens automáticas quando liga-se para uma organização e ela pede para discar “um” para assistência, “dois” para contas a pagar e etc. Porém, os receptivos, mais usados em épocas como o Carnaval, ainda disponibilizam relatório de acompanhamento de entrada de ligações e rastreamento; visualização de ponto de saída ou abandono; comodidade de análise dos tempos utilizados em cada etapa; fácil configuração e alteração do layout; e otimização do atendimento.

Para os webchats e redes sociais como WhatsApp e Telegram, outro tipo de androide sob demanda é usado, com respostas estruturadas e integração aos sistemas do negócio. Dessa forma, automatiza processos; realiza autenticação em dois fatores; envia alertas e notificações; reduz filas de espera; gera dados; aumenta os canais de contato; complementa a estratégia de marketing; entrega uma plataforma segura com certificado SSL e infraestrutura de servidores em nuvem; além de um suporte 24h por dia durante toda a semana.

Na hora de receber remunerações, a inovação também pode ajudar! Com os Robôs para Meios de Pagamentos, o e-commerce é ajustado aos canais com aplicação instalada em nuvem ou presencial mantida por uma operadora financeira. Com a autorização dessa empresa, é viável realizar transações feitas com o telefone. Há uma criptografia adequada à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), ou seja, existe como mitigar os riscos presentes a partir de cartões de crédito, bem como outros dados sensíveis. Assim, é garantido o tráfego seguro das informações entre o telefone do cliente e do vendedor para a instituição financeira, responsável por processar o valor. “Os foliões no carnaval querem se divertir, aproveitar ao máximo e ter experiências incríveis. Já o lojista deseja desfrutar do momento para faturar em uma das datas de maior movimentação nas ruas do país”, finaliza Sanches.

Outra iniciativa válida diz respeito à promoções e ofertas. Seja para roupas, calçados, acessórios ou para o setor alimentício, as liquidações atraem o freguês para o estabelecimento antes de sair em algum bloquinho. Ficar atento ao horário de funcionamento é crucial para garantir as transações, fazendo uma análise do período de maior movimento de sujeitos.

Todavia, estar sempre presente em meios digitais faz a diferença hoje em dia em um mundo cada vez mais virtual. Nesse sentido, novamente a Total IP se destaca. Com o seu auxílio, é tranquilo estar disponível em todas as horas do dia e plataformas com mais engajamento dos grupos alvo. Logo, é simples se aproximar do grupo alvo e os receber bem, sem gerar complicações, dificuldades ou sobrecarga dos funcionários envolvidos.

Fonte: Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP

NA MÍDIA Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção