Como as novas regras do seguro-desemprego afetam os call centers?
Setor é conhecido por alta rotatividade
Segundo uma recente pesquisa realizada pelo Ipea – o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o setor de call center emprega cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil. Contudo, 70% dos colaboradores com idade até 24 anos saem do trabalho antes de completar um ano. Esse cenário de alta rotatividade pode ser modificado em breve pelas novas regras da Medida Provisória 665.
A partir de 1º de março, quem quiser solicitar o seguro-desemprego pela primeira vez precisa trabalhar por pelo menos 18 meses com carteira assinada. Antes, era necessário somente um semestre de registro. A novidade deve causar uma queda no índice de turnover dos jovens, maioria absoluta em contact centers.
“A Geração Y é multitarefa e ávida por estímulos. Por isso, é difícil se adaptar a funções operacionais, tão características de uma etapa inicial de cobrança. O mais indicado seria usar a tecnologia, como uma URA, para as questões simples e passar para os operadores apenas as ligações desafiadoras, garantindo sua motivação”, explica Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP.
A mudança também pode servir para incentivar esses profissionais a seguirem carreira. Por isso, investir no desenvolvimento pessoal da equipe é essencial. Ainda segundo o mesmo estudo, o treinamento hora/mês na área aumentou 110% desde 2011, chegando a 6% do faturamento.
“A profissão de operador ainda é vista com um certo “preconceito” perante a sociedade. No entanto, ela ajuda no aperfeiçoamento de diversas características essenciais para quem deseja prosperar no acirrado mundo dos negócios, como iniciativa, empatia e a comunicação”, finaliza a executiva.
(Fonte: Blog Televendas e Cobrança)