Maiores receios das empresas em adotar o home office
Até que ponto a cultura de um país ou região pode influenciar na adoção do trabalho remoto? Esta foi uma questão levantada pelos resultados de uma enquete feita pela Total IP+IA, empresa paulistana de solução de voz e e-mail para contact centers, a seus clientes em sua webpage no ano passado. Ali, a seguinte questão foi colocada: Qual o maior receio das empresas em adotar o home office?
O levantamento, que contou com a parceria da Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente), foi respondida por 331 empresários e ajudou a jogar luz sobre um dos principais empasses para um abrangência maior da flexibilização do trabalho: a resistência das empresas em adotá-la.
A enquete disponibilizou 4 respostas diferentes de múltipla escolha para entender o que leva uma empresa a deixar de lado a opção do trabalho remoto – uma demanda crescente de funcionários no mundo todo em busca de qualidade de vida e uma melhor relação entre vida pessoal e profissional.
Neste caso, o grande vencedor como principal receio entre os empresários quanto à execução do trabalho à distância foi a produtividade. Mais da metade dos participantes (51,1%) indicaram terem dúvidas em relação ao bom desempenho do trabalho durante a atividade remota de seus funcionários. Em segundo lugar, apareceu a segurança (33,5%). Em seguida, foram indicados feedback (7,9%) e motivação (7,6%) como os principais medos dos empresários em aderirem ao modelo de home office.
O resultado surpreendeu a diretora comercial da Total IP+IA, Ariane Abreu: “Para mim, ‘segurança’ seria a opção vencedora. O fato dos funcionários acessarem de casa os sistemas internos da corporação e suas conexões via Internet poderia trazer uma sensação de risco para os gestores”.
Para a especialista, a explicação pode estar na cultura empresarial do país de que se deve acompanhar de perto e presencialmente o trabalho de uma equipe. Além disso, há a crença de que o modelo de trabalho à distância pode trazer novas distrações por meio de TV, diversos aparelhos eletroeletrônicos e conversa com familiares, por exemplo.
Apesar de já existirem ferramentas para gravar e armazenar todo o trabalho realizado pelo profissional, facilitando o controle por parte dos gestores, alguns ainda parecem resistentes à mudança. E você, já adotou o trabalho remoto em sua equipe ou encontrou alguma dificuldade ao fazê-lo? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo.
(Fonte: Interualla.co)