Aguarde, carregando...

26-01-16 | Interualla.com

Publicado em 26/01/2016 11h09, última atualização em 29/03/2022 17h01


Maiores receios das empresas em adotar o home office

Até que ponto a cultura de um país ou região pode influenciar na adoção do trabalho remoto? Esta foi uma questão levantada pelos resultados de uma enquete feita pela Total IP, empresa paulistana de solução de voz e e-mail para contact centers, a seus clientes em sua webpage no ano passado. Ali, a seguinte questão foi colocada: Qual o maior receio das empresas em adotar o home office?

O levantamento, que contou com a parceria da Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente), foi respondida por 331 empresários e ajudou a jogar luz sobre um dos principais empasses para um abrangência maior da flexibilização do trabalho: a resistência das empresas em adotá-la.

A enquete disponibilizou 4 respostas diferentes de múltipla escolha para entender o que leva uma empresa a deixar de lado a opção do trabalho remoto – uma demanda crescente de funcionários no mundo todo em busca de qualidade de vida e uma melhor relação entre vida pessoal e profissional.

Neste caso, o grande vencedor como principal receio entre os empresários quanto à execução do trabalho à distância foi a produtividade. Mais da metade dos participantes (51,1%) indicaram terem dúvidas em relação ao bom desempenho do trabalho durante a atividade remota de seus funcionários. Em segundo lugar, apareceu a segurança (33,5%). Em seguida, foram indicados feedback (7,9%) e motivação (7,6%) como os principais medos dos empresários em aderirem ao modelo de home office.

O resultado surpreendeu a diretora comercial da Total IP, Ariane Abreu: “Para mim, ‘segurança’ seria a opção vencedora. O fato dos funcionários acessarem de casa os sistemas internos da corporação e suas conexões via Internet poderia trazer uma sensação de risco para os gestores”.

Para a especialista, a explicação pode estar na cultura empresarial do país de que se deve acompanhar de perto e presencialmente o trabalho de uma equipe. Além disso, há a crença de que o modelo de trabalho à distância pode trazer novas distrações por meio de TV, diversos aparelhos eletroeletrônicos e conversa com familiares, por exemplo.

Apesar de já existirem ferramentas para gravar e armazenar todo o trabalho realizado pelo profissional, facilitando o controle por parte dos gestores, alguns ainda parecem resistentes à mudança. E você, já adotou o trabalho remoto em sua equipe ou encontrou alguma dificuldade ao fazê-lo? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários abaixo.

(Fonte: Interualla.co)

NA MÍDIA Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção