Apenas 37% das empresas brasileiras aceitam o home office, diz pesquisa
Quem já sofreu com o trânsito, transportes públicos cheios e todas aquelas dores de cabeça que envolvem ir até o escritório de trabalho certamente pensou um bocado de vezes em como seria mais fácil poder trabalhar diretamente do conforto de sua casa – o famoso home office. Infelizmente, ela ainda é pouco difundida no Brasil: segundo uma pesquisa da SAP Consultoria RH feita com 300 empresas nacionais, apenas 37% delas permitem esse tipo de prática.
Os números são ainda piores quando analisamos o número de empresas que permitem que seus funcionários efetivamente trabalhem nesse regime. Apenas 7% delas oferecem aos empregados a possibilidade de ficar em casa, mesmo que seja apenas uma ou duas vezes na semana. Desses, 45% correspondem a pequenas empresas.
E por que algo assim acontece, considerando todo o potencial positivo para o equilíbrio da vida pessoal e profissional do funcionário, bem como a economia que isso pode oferecer à empresa? Ao que tudo indica, isso se deve em boa parte ao “conservadorismo por parte da direção” das companhias, sendo citado por 43% das empresas entrevistadas.
Mais do que apenas conservadorismo
Obviamente, esse não foi o único problema citado entre os motivos para impedir o aumento do home office no país. Questões como “segurança da informação” e “problemas legais” vêm logo atrás, ambos citados em 38% dos casos, seguidos pela “dificuldade de gerir atividades em ambiente externo”, com 36%. Outro dos maiores problemas foi a questão de infraestrutura, com 29%.
Como resultado, temos atualmente um crescimento mínimo na adoção da prática por parte das empresas. Para você ter uma ideia, o aumento foi de apenas 1% nos números de 2014 e 2015.
“Existe uma cultura no Brasil onde o responsável deve sempre acompanhar de perto sua equipe”, explica Ariane Abreu, Diretora Comercial da Total IP+IA. “Qualquer cenário contrário traz um sentimento de desconforto, também temendo outras distrações em casa como TV e familiares”, continuou.