Entenda como o WhatsApp Business é um diferencial!

Descubra como o aplicativo pode alavancar suas vendas e melhorar o atendimento ao consumidor do seu negócio

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 10/06/2022 08h00, última atualização em 09/06/2022 19h07
Entenda como o WhatsApp Business é um diferencial!

Você provavelmente conhece e usa o WhatsApp. Segundo pesquisa da Techcrunch, o aplicativo tem cerca de 2 bilhões de usuários no mundo todo. Em outubro de 2020, aproximadamente, 100 bilhões de mensagens eram trocadas por dia. No entanto, você já viu a funcionalidade e extensão intitulada de Business API? Voltada, principalmente, para empresas, visa permitir uma comunicação mais assertiva com os seus clientes. Quer entender mais do assunto? Continue nesta matéria!

Afinal, o que é o WhatsApp Business? 

O app conquista cada vez mais espaço nos celulares e na vida dos brasileiros. Por ser prático, acessível e funcional virou um dos canais preferidos entre os cidadãos. Segundo um relatório de abril de 2022, produzido pelo Hootsuite em parceria com o We Are  Social, o software está presente em cerca de 99% dos smartphones ativos no Brasil. “Esse sucesso despertou interesses nas corporações, pois elas passaram a enxergar o potencial comunicativo envolvido”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.  

Com isso em mente, em 2018, foi lançado o WhatApp Business, uma conta comercial com aplicabilidades para aproximar a marca do público-alvo. O programa em si já é bastante conhecido. No entanto, com essa novidade, foi possível criar outros tipos de perfis e estender as funcionalidades. 

No convencional, mais conhecido entre as pessoas, a troca de informações pode ser feita por intermédio de mensagens de texto, de áudio, imagens, vídeos, documentos, além do compartilhamento de contatos e localização. Quanto à sua aquisição, é totalmente gratuita e basta executar o download no próprio aparelho. Em seguida, basta criar um perfil, cadastrar um número de telefone e pronto, você está apto a permutar recados com seus amigos.

Ao perceber esse uso intensivo e a necessidade de uma interação facilitada por parte das organizações, foi divulgado o WhatsApp Business. Dessa forma, sua principal diferença é ser voltado para pessoas jurídicas, contudo, essa versão permanece gratuita e é, principalmente, indicada para as empresas atenderem seus clientes. Além da serventia já conhecida, nesta opção também é possível: 

– classificar os contatos com etiquetas a partir de critérios próprios;

– ter um catálogo de produtos e serviços expostos; 

– automatizar mensagens rápidas, como as de saudação e apresentação da marca. 

Conheça mais sobre o WhatsApp Business API, uma solução da Total IP!

Com mais uma vertente, o WhatsApp Business API chegou com funções semelhantes às já conhecidas. Instituições com essa alternativa são capazes de integrar o canal a sites e páginas, descomplicando o gerenciamento de dados e o resgate de históricos de conversas. Ainda, há a possibilidade de obter um selo oficial de verificação da conta, gerando ainda mais credibilidade para os contatos se comunicarem com ela. 

“Somado a tudo isso, é possível automatizar o serviço ao consumidor (SAC) por meio da construção de chatbots, a Total IP explica e você pode ajustar o seu conforme as necessidades do seu negócio”, explica Sanches. Esses robôs são capazes de resolver dúvidas, enviar segunda via de boleto, confirmar CPF, entre outros muitos exemplos, de forma simplificada e sem uma intervenção humana. Ou seja, você consegue atingir um aumento de produtividade ao focar a atenção de seus colaboradores em demandas mais urgentes. 

Todavia, caso seja preciso, a API do WhatsApp também permite a conciliação do suporte automatizado com o de um atendente. Assim, pessoas reais podem assumir o diálogo mediante uma triagem de conhecimentos, tornando-o mais objetivo e claro. Ainda, mais de um assessor pode iniciar uma assistência sem interferir em outra já em andamento. Dessa forma, a ferramenta se tornou popular no meio empresarial. 

Conforme levantamento do Mobile Time, cerca de 5 milhões de companhias ao redor do planeta utilizam o sistema e a perspectiva é uma crescente nas métricas. Por ser onipresente nos celulares, por meio da plataforma é possível alcançar mais pessoas. De acordo com a pesquisa Mensageria no Brasil, cerca de 76% dos brasileiros a utilizam para interagir. Portanto, conheça algumas possibilidades de uso dessa solução da Total IP para as empresas. 

Como o API WhatsApp Business pode ser benéfico para a minha empresa? 

– Rastreamento de pedidos: 

Em geral, quando compramos on-line, criamos uma expectativa quanto ao recebimento do produto ou serviço. Por isso, garantir ao usuário a ciência do status da entrega é imprescindível para a sua jornada, contribuindo para elevar a sua satisfação e promover uma experiência ainda melhor. Nesse cenário, o WhatsApp surge como uma ótima ferramenta nesse intuito, pois permite a troca de informações de maneira automática. Além de atualizar o utilizar, essa é uma maneira de aproximar o diálogo, aumentar o rendimento do time e modernizar o SAC. 

– Serviços de agendamento: 

Em geral, o agendamento de consultas têm como empecilho a ausência do paciente diversas vezes, culminando em “buracos” na agenda. Esses lapsos poderiam ser sanados por lembretes ou solicitações de confirmação de presença. Ainda, trata-se de uma tarefa com grande exigência de tempo e assertividade, podendo ser feita pelo software com facilidade. Nesses casos, o API pode auxiliar com a automação de lembretes enviados para os usuários sobre a data da consulta e com formulários para saber se haverá comparecimento, apresentando, inclusive, a possibilidade de remarcação. 

– Pesquisa de satisfação:

Uma coisa é certa: a fidelização do internauta está diretamente ligada a sua vivência perante a marca, de modo a evidenciar como é a interação dos envolvidos, se realmente há uma preocupação com as dores a serem sanadas, qual a qualidade do produto demonstrado e da assistência servida, entre outros fatores. Contudo, só é possível melhorar a experiência após entender quais os pontos fracos e fortes do empreendimento. Nesse sentido, a conta comercial do WhatsApp permite fazer pesquisas acerca do serviço oferecido de forma mecanizada, gerando ainda mais eficiência operacional. Assim, você compreende onde o seu negócio está falhando e como é possível aprimorá-lo, por intermédio da opinião do próprio utilizador. 

Por fim, as estatísticas demonstram o quanto o aplicativo está cada vez mais presente nas corporações e no cotidiano dos consumidores. Inclusive, segundo uma pesquisa do Instituto QualiBest, 49% deles preferem o app quando precisam entrar em contato com as empresas. Por isso, esteja onde seu público mais te procura e conte com a Total IP para facilitar essa inserção, com assertividade e qualidade. Se você ainda possui dúvidas do quanto o mecanismo é um diferencial competitivo para o seu negócio, fale conosco! 

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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