Despacho da Anatel: como continuar seu trabalho sem problemas

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 15/08/2022 08h00, última atualização em 18/09/2023 11h07
Despacho da Anatel: como continuar seu trabalho sem problemas

Recentemente, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) lançou algumas mudanças no seu Despacho Decisório nº 160/2022/COGE/SCO. A medida cautelar visa coibir as robocalls, chamadas feitas por robôs via telemarketing abusivo e impedimento de números não atribuídos pela agência. Os aperfeiçoamentos, divulgados em 6 de junho deste ano, visam reduzir o volume de ligações inoportunas, sem impedir a prestação dos serviços de quem faz uso adequado dos recursos. Dessa forma, acabam atingindo as grandes corporações.  Conheça o Classificador de Chamadas – Total IP Human Detector e como pode ser relevante!

 

Conheça as novas regras em vigor

Os aprimoramentos, decididos durante o julgamento de prestadoras com pedido de revisão das regras da medida cautelar, são:

  • Art. 1º: estender para todas as prestadoras de serviços de telecomunicações, no prazo de 30 dias de sua notificação, a obrigação de entrave de telefonemas sem a utilização de recursos numéricos, sejam elas originadas na própria rede (STFC e SMP) ou vindos de interconexões.
  • Art. 2°: tornar mais difícil o descumprimento cautelar, a partir de uma ampliação da verificação de números atribuídos para designados especificamente aquele usuário. Com o prazo único de 15 dias, para os utilizadores dos recursos na forma do caput adotem as providências para a adequação de suas atividades, de modo a cessar a sobrecarga de contatos aos consumidores sem efetiva comunicação
  • Art. 3°: estabelecer a regularização do envio de relatórios de identificação das prestadoras as quais encaminham números não atribuídos para as suas redes, viabilizando informação para o acompanhamento do descumprimento das determinações. Dentre eles, há um prazo de até dez dias, para remeter à agência uma lista das pessoas com 100 mil ou mais chamadas em 24h, com duração de zero até três segundos, nos últimos 30 dias. Incluindo informações sobre o volume das realizadas diariamente, com tais características. 

A justificativa na instituição para as novas regras incluem, por exemplo, o incômodo causado aos usufruintes, com o recebimento massivo de ligações de centrais de atendimento, notados a partir de um estudo e acompanhamento. Nesse sentido, a repetição das mesmas acaba perturbando os clientes e gera milhares de reclamações formais por ano. O fato dos robocalls utilizarem numeração aleatória também é citado, pois, desse jeito, as pessoas não conseguem discernir corretamente se vão atender ou não a ligação. Além disso, o crescimento excessivo do tráfego compromete o uso adequado da rede.

 

Como a Total IP pode te ajudar com isso?

Tendo em vista esse cenário de modificações, a Total IP segue disponibilizando contribuições aos seus clientes, visando facilitar a prática de atendimento ao torná-lo mais rápido, fácil e objetivo. Nesse sentido, o THD – Total IP Human Detector mostra-se uma ferramenta inteligente e necessária. “O produto consegue fazer frente às resoluções da Anatel com sua dupla classificação, sem afetar os consumidores com a nova cobrança autorizada e a barreira imposta pelo limitador de chamadas. É algo único, um diferencial oferecido apenas pela empresa”, explica o diretor de tecnologia da Total IP, Giovane Oliveira.

 

Conheça o Classificador de Chamadas – Total IP Human Detector e como ele pode melhorar a sua vida

Pensando sempre no melhor para os clientes, o dispositivo foi inventado para propiciar um suporte ágil e instruído. Conheça algumas características:

  • Dupla classificação pré e pós assistência de contato. A primeira especificação tem como finalidade desligar a tentativa antes do segundo zero, para não ter custo com improdutividade. A segunda, serve para dividir o restante das ligações entre 0 a 2,9 segundos, impedindo as ineficazes na operação. O tuning é realizado a cada duas horas, todos os dias.
  • Na primeira etapa, aproximadamente 88% são categorizadas e desligadas antes do atendimento. Já na segunda, ou seja, o restante, são eliminadas telefonemas nulos, com base em conhecimento aprendido ao decorrer do uso. Entretanto, o sistema impede o canal após 80 mil realizações no dia para evitar a barreira da Anatel.

Assim sendo, é uma opção viável para andar junto com os parâmetros impostos pela agência, sem prejudicar a eficácia do trabalho. É importante ressaltar também como o item não barra o atendimento humano. “A sua firma tenta uma comunicação somente uma vez para a interação. Se houver sucesso, já entrega para o operador, não é necessária uma checagem de mailing”, esclarece Oliveira.

Juridicamente falando, é seguido o parecer de um advogado especializado em Telecom sobre a cobrança tempestiva das chamadas até três segundos sem contrato. O fato da Anatel deixar de proibir a coleta de pagamentos nesse período, não implica em obrigação de coletar e, sem um contrato prévio, não há exigência em pagar também.

Os diferenciais não param por aqui! O discador é integrado com Omni Chat – WhatsApp e webchat da Total IP. Isso quer dizer: todas as renitências ganham um gatilho automático, dispensando ações de indivíduos humanos para algumas atividades como, por exemplo, adicionar número na lista de bloqueio, enviar um SMS, e-mail, WhatsApp, alimentar outra campanha para vínculos futuros ou jornadas com robôs dinâmicos.

 

Saiba mais sobre a organização

Criada em 2005, a desenvolvedora de softwares traz soluções inovadoras para um atendimento eficiente, seja com robôs ou pessoas, via voz, chat, WhatsApp, sites ou redes sociais, para companhias modernas e atualizadas do mercado, procurando se expandir cada vez mais. A cada projeto, são disponibilizados especialistas para realizarem um acompanhamento colaborativo, propondo detalhar opções renovadas e diversos tipos de integração, tornando os negócios mais lucrativos. Além disso, detendo uma equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos, prontos para oferecer uma base sólida de conhecimentos para garantir excelência em tecnologia.

 

Um pouco sobre nossas soluções:

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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