Cuide do seu negócio B2B

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 03/07/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 12h20
Cuide do seu negócio B2B

Na constante crescente da transformação digital, os marketplaces ganham cada vez mais destaque quando o objetivo é lucrar e atingir grandes públicos. Dessa forma, indústrias e distribuidoras estão de olho nessa tendência para escalar sua performance no e-commerce. Contudo, para, de fato, atingir o sucesso pleno, é preciso conhecimento por parte das marcas, principalmente do funcionamento e significado de um negócio B2B, além das melhores estratégias para se acrescentar. Fique por dentro dessas informações agora e eleve o patamar do seu empreendimento com os Robôs Dinâmicos da Total IP!

 

O que é um negócio B2B?

Business to Business é o nome dado a um modelo de atuação no mercado onde o cliente final é uma outra firma e não uma pessoa física (B2C). Sendo assim, é de “Empresa para empresa”. As principais vantagens disso envolvem uma maior retenção dos compradores, alta quantidade de transações e a recorrência de receitas. 

Costumam ter demandas maiores e mais complexas, exigindo procedimentos comerciais longos e personalizados. Entretanto, é viável um sucesso pleno nessa esfera, se seguidas algumas etapas, como otimização das demandas, foco na qualidade do atendimento e aplicações em marketing digital.

No geral, trata-se de um tipo de empreendimento o qual sempre existiu, mas, aos poucos, foi criando demandas específicas para o aperfeiçoamento das atividades de uma organização para outra. Nesse contexto, atualmente, vem surgindo uma nova onda em meio a essa esfera: a ligação com espaços de faturamento como Amazon, Shopee, etc.

 

A criação de marketplaces nesse molde

Segundo um relatório da Salesforce, 33% dos comerciantes B2B afirmaram como lançar um marketplace próprio é uma prioridade para os próximos dois anos. Nesse sentido, uma projeção feita pela Digital Commerce 360 afirma: esses são agora um canal de crescimento mais rápido. Esse aumento no número de indústrias e distribuidores adeptas ao comércio eletrônico demonstra o potencial de frutos positivos trazidos com uma plataforma como essa para esse mercado. “Tendo em vista a aceleração desse tipo de programa, é inteligente, por parte dos executivos e administradores, aproveitar as vantagens do modelo de marketplace para impulsionar mais ainda seus escritórios, evitando o conflito de meios e, ao mesmo tempo, acessando novas linhas de receita e dados cruciais para a inovação”, indica Geovani Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP.

Como um todo, o principal objetivo é otimizar e alavancar as vendas para instituições clientes, digitalizando toda a cadeia de valor, diversificando produtos e serviços oferecidos ao agregar diversos sellers à plataforma. É possível, inclusive, fazer isso com uma gestão centralizada e visão analítica.

Nessa novidade de ambiente para vendas, é feita a integração de vários parceiros, como distribuidores, fornecedores e até os representantes.  Todo o ecossistema fica otimizado e com mais eficiência operacional, atendendo às necessidades dos negócios de uma ponta a outra e oferecendo uma experiência mais agradável aos consumidores. “Por ser algo em fase de teste, uma atualização dos modelos já utilizados para realizar fechamento de parcerias, traz vantagens significativas. Esse benefício inclui maior número de transações e produtos, expansão de alcance e visibilidade, elevação do ticket médio, e uma redução elevada de custos, com eficiência operacional”, explica o especialista.

 

Parcerias ao longo do caminho são necessárias e eficientes

De acordo com dados da Adobe Commerce, 75% das empresas B2B estão ativamente desenvolvendo estratégias como essa. Todavia, para haver um processo eficiente, é importante ressaltar a relevância de contar com parceiros inteligentes em toda a sua jornada, desde o início, passando pela implementação e as etapas de operação. 

Logo, se há um desejo de elevar o nível e qualidade entrando nesse mercado on-line com forte entrega, atenção a esse ponto não pode ser deixado de lado. Então, essa união serviria como uma atuação integradora, realizando a comunicação de todas as partes. preparando um hub de possibilidades e aumentando o mix de artigos. Ou seja, em um primeiro momento, a ideia é digitalizar a operação, preparar o comércio digital, para depois torná-lo uma plataforma.

Para realizar esse tipo de ação, existem firmas específicas, as quais uma colaboração pode ser de enorme valia e devolutivas. Uma delas é a Total IP, apresentando excelência no apoio e atendimento de terceiros, com funcionalidades incluindo chat, telefone, WhatsApp e redes sociais.

É interessante analisar como, mesmo quem atua no modelo Business to Business, quer deter e passar por experiências tão enriquecedoras e satisfatórias como no B2C. Como exemplo disso, é só observar bem a Amazon. Hoje em dia, é a plataforma dominante em todos os tipos de transações e segmentos. Essa realidade deixa claro como, de fato, atualmente, há oportunidades e potencial para companhias B2B com o desejo de oferecer serviços mais integrados, com vivências do tipo Business to Consumer. O intuito aqui, então, seria oferecer cada vez mais flexibilidade e agregação de marcas em um único catálogo.

Para alcançar esse feito, uma comunicação humanizada e bem direcionada é essencial. Quanto mais o tempo passa, ficam visíveis as possibilidades imensas trazidas juntamente com a inovação robótica e as aprimorações constantes as quais passam. Desse jeito, a Total IP oferece, com assertividade, a chance de agilizar, sofisticar e lucrar mais por meio de Robôs Dinâmicos

Com eles, alcança-se proveitos como: visualização de ponto de saída ou abandono do diálogo; facilidade de análise dos períodos utilizados em cada etapa; fácil configuração e alteração do layout; potencialização da assistência; disparo simultâneo de ligações divulgando uma mensagem; opção de falar com um atendente; filtragem de telefonemas não produtivos (não atende, ocupado, número inválido); elaboração de diferentes formas de discagem por status; entrega de resultado das avaliações por relatório; contribuição com o NPS (Net Promoter Score) e muito mais! Assim, o contato com a persona, seja ela um cidadão comum ou uma marca de interesse, se torna modernizado, rápido e sofisticado, criando vínculos entre as partes envolvidas e gerando conexão para fechar negócios.

Logo, o estabelecimento apresenta tudo o preciso para unificar fatores contribuintes e aumentar a entrega da marca com os necessitados. Ficou interessado pelas chances e benefícios expostos? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Total Chat Center (Carterização de clientes)
  • Gestão de SMS

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