Como recuperar clientes inativos?

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 07/09/2021 08h00, última atualização em 29/03/2022 20h37
Como recuperar clientes inativos?

Ao longo do relacionamento com os clientes, podem haver alguns desvios, como a contratação de concorrentes ou mesmo uma ruptura por falta de recursos em um dado momento. Quem é empresário sabe o custo para conquistar novos consumidores em relação ao valor para mantê-los. Então, para recuperá-los, é preciso determinação e estratégias. Veja! 

Analise quem são os clientes inativos 

Nesse caso, o Net Promoter Score (NPS) pode ajudar. É uma metodologia usada para avaliar o grau de fidelidade de quem utiliza seus produtos e serviços. A classificação é dividida em três categorias de acordo com a pontuação dada pelo público: promotores (nota nove ou dez), neutros (sete ou oito) e detratores (zero a seis).

Como ter essa análise? Com uma URA (Unidade de Resposta Audível) de Pesquisa, por exemplo. “Quando finalizar a ligação, o ouvinte é transferido para o dispositivo para realizar a avaliação. Os resultados são obtidos em um relatório com: quantidade, usuário, data, hora e status. Ou seja, uma boa forma de solicitar um feedback”, explica o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches.

Segmente para conquistar 

A segmentação em subgrupos tornará mais fácil conseguir a recuperação dos mesmos. “As pessoas não são todas iguais, tendo motivações distintas para terem deixado de solicitar seus serviços. Essa divisão pode levar em consideração critérios como interesses em comum, tempo de inatividade, faixa etária, motivos semelhantes, entre outros”, diz o sócio da Neokemp, Marcelo Noronha.

Contate os clientes inativos 

Com o mailing dividido em mãos, será mais fácil definir os canais assertivos para entrar em contato com cada um deles. Algumas pessoas têm maior receptividade por e-mail, enquanto outras preferem comunicação por WhatsApp. “Aqui vale uma observação: nesse aplicativo de mensagens é preciso ter cuidado para não ser bloqueado ou perder o número da companhia, pois a plataforma não permite algumas intervenções de abordagem. Então, vale a pena se informar sobre isso e evitar o prejuízo”, alerta Sanches.

Independentemente do meio, use uma linguagem amigável, a qual aproxime a sua marca do comprador. Apresente também algum tipo de vantagem para esse retorno, como um voucher de desconto ou benefício Para definir isso, estude a fundo o perfil das personas

Tenha um departamento de pós-venda bem estruturado

Esse setor da sua companhia existe apenas para responder às reclamações? Se a resposta foi sim, você está cometendo um grande erro. “As pessoas estão cada vez mais exigentes, procurando pelo melhor atendimento das suas demandas, incluindo a atenção. Logo, esse departamento pode e deve acompanhar o processo de utilização das mercadorias e prestações. Afinal, os usufruidores em geral querem ser valorizados”, complementa Noronha.

Atenda bem 

Certamente, você não volta a um lugar onde te trataram mal, certo? “Então, dedique tempo e orçamento para oferecer melhor treinamento para os seus colaboradores. Afinal, eles são o cartão de visitas da sua marca”, finaliza o sócio. 

Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente clicando nesse ícone do WhatsApp na sua tela. 

Sobre a Total IP

A Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. 

Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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