Como os chatbots melhoram a experiência do usuário?

Descubra como essa ferramenta é um diferencial para turbinar as vendas e fidelizar o cliente

Por Laura Pereira, Total IP - Publicado em 24/06/2022 08h00, última atualização em 23/06/2022 10h09
Como os chatbots melhoram a experiência do usuário?

Em um mundo conectado, cada vez mais o usuário quer velocidade para realizar os trâmites diários. De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft, cerca de 90% deles esperam pela opção de autoatendimento on-line por parte das companhias. Nesse cenário, os chatbots foram criados para facilitar essa interação. Afinal, eles agilizam as assistências e as tornam mais efetivas, com 24 horas de disponibilidade em todos os dias da semana. Portanto, descubra como essa ferramenta é um diferencial para turbinar as vendas. 

Afinal, o que são os chatbots e como eles são úteis? 

Diariamente, ao resolver pendências, tirar dúvidas ou comprar novos produtos e serviços por telefone, interagimos com os robôs dinâmicos e, principalmente, com os chats automáticos. Em suma, esse software utiliza a inteligência artificial para se comunicar de forma natural com os humanos. Em sua aplicação, ele aprende com as perguntas mais frequentes dos internautas, se tornando um enorme banco de respostas. 

Segundo a pesquisa Transformação Digital – Cliente, realizada pelo Núcleo de Estudos e Tendências da Atento, o bot será o principal investimento de 39% das empresas nos próximos dez anos. De acordo com dados expostos pela Mobile Time, no ano passado foram desenvolvidos 61 mil desses exemplares, um aumento de mais de 662% em relação a 2017. Isso é uma corrida entre as instituições para implementarem essas modernidades. 

Afinal, os novos consumidores gradativamente preferem o suporte via chat em detrimento a outras formas, como as ligações telefônicas. Conforme um levantamento feito pela Freshworks Inc., 70% dos millennials já interagiram com esse sistema e mais de 80% ficaram satisfeitos com a resposta recebida. “Eles são responsáveis por tornar a conexão com o usuário muito mais prática, pois a própria pessoa consegue sanar suas dúvidas e isso não toma o seu tempo”, expõe Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP. 

Ainda de acordo com informações da Microsoft, globalmente, 15% das pessoas consideram o chat seu canal favorito para se comunicar com as marcas. No Brasil, a preferência sobe para 23%. Ou seja, é uma tendência entre os serviços de atendimento ao consumidor (SAC). “O melhor: os bots possuem um ótimo custo-benefício. É possível ajustá-los conforme as demandas do negócio de uma maneira muito simples”, comenta Sanches. 

O chatbot se tornou a preferência das marcas e dos consumidores. Portanto, quais são as suas vantagens? 

Para além de sua funcionalidade primária no contato e na experiência do usuário (UX), tornando ambas mais efetivas, esse recurso também pode aprimorar estratégias organizacionais. Isso porque possui diversas aplicações e incide em inúmeros aspectos, como o marketing de uma entidade. Afinal, é possível coletar informações como o perfil do público e as suas principais dúvidas, para converter em conteúdos para redes sociais, blogs, e-mails, entre outras possibilidades. 

1) Acelere o atendimento ao consumidor:

Talvez esse seja o proveito mais visado pelos empreendedores, tendo em vista a necessidade constante de velocidade para tratar com os internautas. Como o chatbot pode ser configurado com mensagens rápidas, inclusive por um cooperador do próprio estabelecimento, ele acelera o suporte, tornando-o automatizado. Dessa forma, você não precisa dispor de um colaborador para enviar recados simples, com essa capacidade, é possível evitar a sobrecarga de atividades repetitivas, aumentando seu rendimento e também valorizando o tempo de quem enviou a solicitação.

2) Capture dados relevantes e aprimore suas estratégias:

Primeiramente, é preciso ressaltar: a solução se encontra dentro das normas contempladas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Quando usada corretamente, se torna uma excelente forma de capturar leads valiosos, ou seja, aqueles indivíduos interessados nas suas mercadorias, mas com a necessidade de um empurrãozinho para validar a compra. Afinal, eles podem responder perguntas básicas, como o endereço de e-mail, atualização de dados padrões e até mesmo expressarem sua opinião por meio de uma pesquisa de satisfação. Assim, você tem acesso aos erros e acertos da sua assistência e consegue implementar táticas buscando melhorar seus procedimentos. 

3) Melhore a experiência do usuário com uma ferramenta assertiva:

Independentemente de como for programado, o chatbot é utilizado principalmente para um atendimento rápido. De acordo com um levantamento da Research and Market, 64% dos entrevistados apontam o atendimento 24 horas como o benefício essencial desse plataforma, além da conveniência de ter respostas instantâneas (55%) e reclamações solucionadas facilmente (43%). Logo, esses assistentes virtuais podem auxiliar o comprador no acompanhamento de pedidos, trocas, devoluções, suprindo suas demandas, mas também as transferindo quando necessário. 

Consoante ao gerente comercial da Total IP, sistemas de baixa qualidade podem ser ineficientes, trazendo frustração e impaciência. “É muito importante escolher os instrumentos adequados quando for entrar em contato com o público, para colher sempre os melhores resultados. Com a Total IP, o planejamento é efetivo e você possui suporte 24 horas desde antes da implantação”, afirma Sanches. 

Por fim, existem diversas maneiras de inovar para alcançar cada vez mais usuários e, ao mesmo tempo, oferecer uma jornada de compra de excelência, buscando a fidelização. Portanto, destaque a sua organização em meio aos concorrentes com modernidades assertivas, integradas aos seus sistemas. Entre em contato conosco e descubra como a tecnologia pode ser sua maior aliada!

Sobre a Total IP

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com Whatsapp, sites ou redes sociais, para empresas modernas. Presente em todo mercado brasileiro, com forte atuação nos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos de Voz (Ativos, Receptivos e Pesquisa)
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automáticos (Preview, Power, Preditivo, Preditivo Plus)
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • Chat/Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS 

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

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