Aguarde, carregando...

Automação para o mercado de seguradoras é uma necessidade diante da pandemia

Se a tecnologia e inovação já eram importantes antes da pandemia, com ela foi necessário acelerar. Ou seja, trata-se de um cenário em constante transformação em diversos setores. Com isso, uma área impactada pelo efeito do Covid-19 foi o mercado de seguros, [...]

Por Giovanna Cavalli, Total IP - Publicado em 23/06/2020 08h00, última atualização em 17/05/2022 16h41
Automação para o mercado de seguradoras é uma necessidade diante da pandemia

Se a tecnologia e inovação já eram importantes antes da pandemia, com ela foi necessário acelerar. Ou seja, trata-se de um cenário em constante transformação em diversos setores. Com isso, uma área impactada pelo efeito do Covid-19 foi o mercado de seguros, para as diferentes categorias. 

É preciso se transformar sempre

Nesse sentido, em março deste ano, foi divulgado o crescimento de 136% na procura por apólices de seguros de vida, em relação ao mesmo período do ano anterior. Logo, a propagação do vírus foi um grande precursor desse aumento, principalmente, por profissionais autônomos, pessoas do grupo de risco e profissionais da área da saúde.

Segundo o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, o setor de seguros brasileiro já vinha se preparando para ofertar serviços e produtos da forma mais automática e ágil possível. “Na verdade, foi uma demanda dos consumidores, mais exigentes e com maior acesso a meios remotos. Esse salto tecnológico virou ferramenta muito útil em tempos de coronavírus, como a telemedicina, por exemplo. É isso: a tecnologia à distância garantindo maior proximidade entre médico e paciente”, explica.

No universo das seguradoras tem-se uma grande demanda de atendimento em casos de segunda via de boletos, carnês e extratos. Bem como, em períodos sazonais de declaração de imposto de renda e picos de chamadas para resolução de casos de informe de rendimentos, por exemplo. 

A Total IP tem a solução

Em vista disso, o telefone ainda é o principal canal utilizado pelos clientes nesse mercado, mas os meios digitais também aparecem como novas formas de contato. Então, como especialista no mercado, a Total IP – Soluções e Robôs para Contact Centers tem as ferramentas certas para impulsionar seu call center de seguros. Confira:

Discador – permite realizar e receber ligações internas e externas, acessar o menu administrativo. Bem como gravar as ligações do usuário e receber ligações do discador automático. 

Gestão de CHIPS por operadora – essa licença permite a ligação de celular para operadoras específicas. Por exemplo: chip da operadora “X” só discará para números da mesma operadora (“X”). Logo, proporciona economia e melhor performance para a empresa. 

Posição em fila e tempo de espera – de forma estratégica essa solução informa ao ouvinte o tempo de espera a frente a posição na fila. 

URA’s (Ativa, Reversa e de Pesquisa) – são licenças utilizadas para enviar um recado, fazer uma pesquisa de satisfação ou encontrar e iniciar o contato com o consumidor. Logo, também são serviços essenciais e potencializadores de produtividade. 

Esses são alguns dispositivos para esse setor, em especial. Contudo, o ponto principal é a automação. Não trata-se de substituir pessoas, mas de mantê-las atualizadas e concentrá-las onde podem agregar mais valor. Sendo assim, a economia de custos e eficiência aprimorada são subprodutos naturais quando isso acontece.

A tecnologia e o benefício para os negócios

Diante disso, um recente artigo da Willis Towers Watson, empresa de gerenciamento de riscos, corretagem de seguros e consultoria, listou também algumas sugestões e medidas para ajudar nesse momento. Veja:

  • Painéis de MI – a produção e análise rápidas de métricas de vendas, por exemplo, certamente ajudarão a melhorar a tomada de decisões.
  • Relatórios e administração – muitos aspectos dos relatórios regulares e do controle financeiro são repetíveis e relativamente fáceis de automatizar.
  • Rastreamento do Covid-19 – criação de painéis para acompanhar o impacto e o progresso em reivindicações, investimentos ou outras áreas da instituição.
  • Monitoramento de solvência – apurações regulares das posições de capital e soluções são particularmente procuradas na circunstância. Eles geralmente dependem da extração de dados de várias fontes, tarefa na qual a automação pode lidar muito bem.Com isso, essa digitalização pode ajudar a evitar algumas tensões ao mover informes entre sistemas hospedados pela organização e funcionários via VPNs. 

Portanto, “entender as necessidades de cada situação faz a diferença no sucesso e sobrevivência das organizações”, ressalta o presidente da Total IP, Carlos Henrique Mencaci. Por isso, acompanhar a evolução da tecnologia e estar sempre atento a ela é determinante. 

Está pensando no futuro da sua companhia? Então, pense com a Total IP! Entre em contato com a gente!

Sobre a Total IP

A Total IP é líder em soluções de voz, chats e robôs para contact centers. Oferecemos suporte 24/7, acompanhamento in company da implantação e treinamento com manuais ilustrados. Presente em centenas de empresas dos setores de cobrança, televendas, SAC, varejo e indústria, a ferramenta é atualizada constantemente com objetivo de reduzir custos e aumentar a produtividade e satisfação de todos os clientes.

Alguns produtos para otimizar a sua operação incluem PABX, DAC, Discadores, Campanhas, Gestão de Chips por Operadora, Gravação de Voz e Tela, Gestão de Monitoria, URA, TTS (Text to Speech), ASR (Portal de Voz), Bilhetador, Tarifador, Agente Virtual e Gestão de E-mail. Também temos recursos extras e customizações personalizadas.

Quer conhecer mais sobre nossos benefícios e diferenciais? Entre em contato pelo (11) 3355-3400 ou acesse www.totalip.com.br.

Compartilhe

Blog Total IP

Leia também

Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber

    Enquete

    Quais dessas ferramentas mais auxiliam no home office da sua empresa?

    Limpar Seleção