Aumente as vendas equipando o time com Total IP

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 12/01/2023 08h00, última atualização em 19/06/2023 16h55
Aumente as vendas equipando o time com Total IP

Quando se trata de vendas o resultado se destaca entre as exigências empresariais. De fato, esse quesito é estimado por todas as corporações, afinal, ele mede o quanto o nome tem agido para crescer no mercado e segmento do qual participa. No entanto, não basta apenas exigi-lo do seu colaborador, é necessário oferecer condições propícias para atingir as metas, além de manter o time engajado em seu propósito. Nesse sentido, a tecnologia tem se apresentado como um fator essencial em função de auxiliar os procedimentos do meio empresarial. Então veja, nesta matéria, como as soluções da Total IP podem contribuir com a sua equipe para maximizar os ganhos. 

A tecnologia é fundamental para o desempenho no setor de vendas 

Uma pesquisa inédita do LinkedIn, mostrou como os comerciantes brasileiros pretendiam aumentar em pelo menos 63% o uso de tecnologias em suas empresas. A expectativa era ter alcançado esse resultado ainda em 2022. Para a elaboração da análise, mais de 1.500 gestores no país foram ouvidos. O relatório “O Cenário de Vendas no Brasil – Edição 2022” apontou quais entre as ferramentas tecnológicas, seriam implementadas, em maior quantidade, pelos comerciantes. De acordo com a análise, estão as plataformas para trabalho virtual (61%), relação com o consumidor – CRM (58%), planejamento de vendas (56%) e inteligência de vendas (53%).

Com essa expectativa em alta, o gerente comercial da Total IP, Tiago Sanches, demonstra como nós atendemos essa procura. “A parceria entre esses fatores não é novidade, porém, apenas agora, as pessoas começaram a perder o estigma sobre a tecnologia substituir completamente a mão de obra humana e, o conceito de se tem colaboradores, não é preciso investir nesse quesito”, conta. 

No entanto, ao contrário dessa revolução, um levantamento realizado pela RD Station, demonstra como ainda existe um déficit no mercado. Sendo o sistema de 54% das empresas desatualizado com ferramentas de gestão de equipe e relação com clientes. Isso pondera como, apesar de necessário, muitas companhias precisam aprimorar seus processos de coordenação e engajamento dos profissionais. 

Outro fator crucial para sinalizar a importância dessa conexão, foi o aumento e destaque para a vendas no âmbito digital. Conforme as informações da ABComm Forecast, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico também relatam um cenário positivo para o e-commerce no Brasil em 2022, com um faturamento de R$ 169,59 bilhões, uma diferença de mais de 18 bilhões em relação ao faturamento de 2021 (R$ 150,82). Ainda, a partir de um levantamento da Cupom Válido, o país lidera o ranking de crescimento das vendas on-line, com 22,2%. 

Saiba como engajar o seu time de vendas 

Gerenciar equipes é essencial para garantir a eficácia de um negócio, em especial quando falamos sobre o time comercial. Porém, para Guilherme Wiering, sócio-fundador da Pratika, consultoria com foco em aumento de eficiência comercial, esse grupo é um pilar importante. Afinal, ele apoia, diretamente, o crescimento de uma companhia e, por isso, é preciso um olhar estratégico sobre ele.  “A cabeça pensa, mas sem as mãos, as ideias não fazem sentido. Então, não adianta ter um bom diagnóstico e ótimas soluções se a ‘força tática’ do projeto não está disposta a realizá-lo”, pontua. A partir disso, ele dá orientações de como aumentar a disposição do quadro: 

Ouça os colaboradores: o time é composto por pessoas, elas precisam se sentir genuinamente parte dele. Por isso, entender suas necessidades é parte importante do processo a ser englobado em uma cultura organizacional, não só em uma área da empresa. “É necessário construir e fortalecer os valores, a fim de aproximar, ouvir e, ao mesmo tempo, alinhar a equipe comercial com os objetivos e metas do negócio”, explica o executivo. 

Estabeleça metas: ter uma meta bem definida é um dos primeiros passos para o sucesso da aplicação de um plano comercial. Isso faz focarem mais em um objetivo coerente. Também aumenta a produtividade e a efetividade do trabalho. “É imprescindível criar um sistema de missões com um nível simples de ser seguido. Além disso, elas devem ser, em alguma medida, mensuráveis, a fim de entender quais estratégias deram certo e errado e, assim, aprender para não repetir em planejamentos futuros”, afirma. 

Deixe os desafios sempre claros: além de determinar tópicos a serem alcançados, os desafios e expectativas da corporação precisam ser sempre muito claros para quem a compõe. Afinal, só assim todos vão saber em qual lugar devem chegar, então é essencial o colaborador entender o porquê do seu trabalho.

Dê espaço para as ideias de todos: inovação é a palavra de ordem para se destacar no mercado e em grande parte dos casos ela acontece a partir de pensamentos conjuntos e complementares. “Promover um espaço para a cocriação, visando a renovação, é uma solução onde todos saem ganhando. A empresa se destaca no mercado e o time se engaja, participando ativamente do processo”, ressalta Wiering. 

A visibilidade é fundamental: os resultados também são importantes e devem ser compartilhados de maneira transparente. “A visibilidade é fundamental para todos conseguirem entender o andar dos procedimentos, quais pontos precisam ser ajustados e  estão caminhando bem. Engajar não é só mostrar os desafios, mas também o retorno da dedicação árdua do dia a dia”, finaliza o executivo. 

Confira as soluções da Total IP para auxiliar ainda mais no engajamento

Integração com seu CRM e abertura automática do cliente na tela do atendente: estatisticamente essa solução se mostrou essencial. Sua função é autoexplicativa, mas vale a pena revisar o seu benefício. “A partir da agilidade do sistema, todas as informações de um consumidor já conhecido são abertas imediatamente na tela. Assim, não é preciso aplicar todo o roteiro de captação e desgastar os dois lados com noções repetidas. Dessa forma, o contratado otimiza o tempo, obtém os processos com ainda mais facilidade e agilidade”, orienta Sanches. 

Robôs Dinâmicos: esse mecanismo foi desenvolvido para personalizar tanto ligações como chats. A sua funcionalidade é acrescentar comandos automáticos por meio da inteligência artificial, de acordo com as necessidades de cada organização. Para exemplificar melhor, eles são responsáveis pela execução do “tecle um para…”. Em suma, ele pode ser essencial para metrificar a satisfação com a companhia, programando um comando para realizar uma pesquisa ao final de um contato. “Parece simples, mas essas captações podem transformar a dinâmica do time, assim eles conseguem mensurar por meio de dados reais, quais aspectos precisam de uma revisão”, propõe o gerente. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua organização ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

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