As datas sazonais fomentam o comércio!

Por Ana Clara Lima, Total IP - Publicado em 10/05/2023 08h00, última atualização em 10/05/2023 12h57
As datas sazonais fomentam o comércio!

Há tempos, o varejo vem utilizando datas comemorativas para impulsionar a venda de produtos. Inclusive, as pessoas em geral já aguardam por campanhas promocionais de Dia das Mães, Dia dos Pais, Black Friday, Natal, entre outras. Nos últimos anos, o mercado também começou a trabalhar o Dia do Consumidor em suas ações e, desde então, os indivíduos esperam por esse momento para aproveitar as grandes ofertas. Sendo assim, fique por dentro dessa excelente maneira de movimentar a economia de forma sazonal!

Prolongar as campanhas promocionais é vantajoso!

Segundo a Smarth Hint, o e-commerce teve um crescimento de 785% nos cinco primeiros meses de 2022 no Brasil, enquanto o ticket médio do mesmo período em 2019 (momento pré-pandemia) foi de R$ 400,81. Isso demonstra como o espaço virtual está em alta e os comércios devem se atentar às demandas dos consumidores na era da tecnologia.

Quando falamos sobre datas sazonais, as 24 horas do dia não são a única maneira de aproveitar por completo essa estratégia. “Para atingir metas cada vez maiores, é interessante ações pré e pós alguma comemoração. Ultimamente, tem sido comum esses episódios durarem o mês inteiro, mantendo constante os atrativos para o consumo no estabelecimento”, pontua Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP. 

A Black Friday, por exemplo, chegou de modo totalmente on-line ao Brasil em 2010, englobando apenas 50 lojas. Em 2023, esse é um evento famoso entre a população e todos compreendem como ela não se limita apenas à última sexta-feira do mês de novembro, prolongando-se por mais de uma semana ou até mesmo 30 dias. Logo, percebe-se como essa já é uma realidade para alguns feriados. 

Hoje em dia, o público já está habituado com a prática mercadológica de utilizar um dia específico para promover descontos e movimentações. “Como bem sabemos, o início do ano é repleto de contas fixas e os indivíduos procuram economizar nos gastos. Por essa razão, o Dia do Consumidor surgiu com a finalidade de estimular vendas. Assim, os estabelecimentos tornam-se mais atrativos comercialmente e alcançam melhores resultados”, completa Mencaci. 

Invista em estratégias para aumentar as vendas!

Seguindo as tendências de consumo, a indústria passou a criar calendários mais longos para alcançar os mais variados nichos. Agora, é viável antecipar todos os acontecimentos ao longo do ano e planejar quais produtos e serviços se encaixam melhor em cada época. Isso porque as categorias do mercado costumam adotar táticas distintas para atrair o povo e valorizar sua marca. 

No setor farmacêutico, a “ação tic tac” é um movimento durante a semana da Black Friday no qual durante o horário de maior acesso a Internet os preços caem drasticamente. Nessa hora, mercadorias específicas são selecionadas com valores ou kits promocionais exclusivos em prol de melhores rendimentos. No geral, também existem as chamadas “casadinhas”, caracterizada como um cross sell com produtos complementares para serem adquiridos juntos com um menor custo. 

De acordo com a pesquisa NielsenIQ|Ebit, o varejo digital atingiu a marca de R$ 118,6 bilhões em vendas no primeiro semestre de 2022, representando um aumento de 6% em relação a 2021. Nesse cenário, é preciso entender quais medidas surtem mais efeito e sua real eficácia para o futuro. Por meio do feedback das primeiras tentativas, é viável aprimorar os procedimentos para as próximas vezes. 

Nesse contexto, a disponibilização de uma dinâmica de bônus é a peça-chave para conquistar cada vez mais gente para o portal da entidade. Com um número crescente de acessos no site, é indispensável apresentar fluidez e eficiência na navegação. “Um layout agradável e receptivo faz a diferença na concepção sobre a marca. Quando as opções convenientes aparecem na hora certa, a satisfação é expressiva. Por meio da disponibilização de um canal comunicativo, por exemplo, o internauta sente-se acolhido”, explica Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Conquiste o cliente desde o início do processo!

De acordo com estatísticas da consultoria McKinsey & Company, mais de 50% dos consumidores trocam a prestadora de serviço caso não antecipem suas necessidades diariamente. Quando esse tipo de conduta é adotada, evita-se possíveis reclamações e potencializa a imagem positiva da marca. Afinal de contas, o cronograma garante o devido preparo para as adversidades e o direcionamento certeiro das demandas. 

Dessa forma, o atendimento ao público precisa ser impecável para encontrar boas avaliações pelas redes. Para essa missão, contar com as inovações certeiras pode ser de grande ajuda na otimização de processos internos e externos. “Com a evolução tecnológica, ficou viável a automação de inúmeras tarefas normais do cotidiano laboral. Isso além de gerar mais assertividade para as movimentações, promove o aumento da produtividade”, reforça Sanches. 

Ademais, uma boa relação com os colaboradores proporciona uma cultura organizacional moderna e ética. Com isso, as entregas são aprimoradas e os efeitos são sentidos pelos compradores em geral. Isso porque a  experiência do cliente deve ser prioridade em toda entidade, partindo dos setores de base até o frontline. Somente dessa maneira é viável enfrentar desafios e quebrar barreiras. 

Em suma, dispor de um cronograma é essencial para o atual mercado. Por meio do histórico de pesquisas, navegação, favoritos, entre outros, é possível entregar ofertas e benefícios personalizados para cada perfil. “Para se manter firme no comércio digital, é primordial investir em funcionalidades, pois as ferramentas certas alinhadas com profissionais qualificados é o melhor caminho para o sucesso. Assim, a chance de ser bem sucedido é bem maior”, finaliza o gerente comercial da Total IP. 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

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