Aprimore o seu comércio com a Total IP

Por Larissa Almeida, Total IP - Publicado em 06/07/2023 08h00, última atualização em 14/09/2023 14h58
Aprimore o seu comércio com a Total IP

A tecnologia e as suas inovações se distribuíram para as mais diversas áreas, dentre elas, o comércio sempre foi um destaque. Hoje, estabelecer a sua marca também virtualmente é essencial para continuar relevante no mercado. Isso porque esses artifícios deixam a sua empresa mais atrativa tanto para os clientes quanto para os colaboradores, onde ambos encontram uma atmosfera mais acessível para se conectar. Então veja, nesta matéria, como a Oficial API WhatsApp Business e outras ferramentas da era digital, podem modificar o seu negócio para melhor. 

Uma corporação não sobrevive sem a integração tecnológica

A utilização das inovações tecnológicas implica em proporcionar um ambiente mais descomplicado, seja para funcionários, clientes, investidores ou qualquer pessoa em contato com a companhia. Incorporar mecanismos de automação, integrar inteligência artificial (IA) às operações e promover o uso das redes sociais fazem parte de uma estratégia fundamental para estabelecer uma presença digital sólida. “Essas práticas não apenas permitem estar à frente dos concorrentes, mas também proporcionam uma experiência aprimorada para todos os envolvidos. Ao adotar essas abordagens, as organizações estão investindo em um futuro promissor, impulsionado pela inovação, demonstrando seu compromisso em atender às necessidades e demandas de um mundo cada vez mais conectado”, argumenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Nessa perspectiva, de acordo com um levantamento da Agência Brasil, a integração das novas ferramentas aos processos corporativos apresenta alguns benefícios para quem investe.  Entre as instituições ouvidas, os principais ganhos citados na adoção de tecnologias digitais são o aumento de produtividade (72%), melhoria da qualidade dos produtos ou serviços e redução dos custos operacionais (60%). “Eu sempre digo como a renovação das dinâmicas no meio empresarial são essenciais para ter sucesso no mercado, independentemente do segmento de atuação. Essa preocupação reflete o cuidado com o seu empreendimento”, analisa o gerente.  

Veja como quais aspectos a tecnologia pode aprimorar ou instaurar em sua companhia

Como visto na pesquisa anterior, ela tem capacidade de melhorar as disposições de uma entidade. Nesse sentido, principalmente para quem mantém um comércio, as seguintes ações proporcionadas pelo digital podem destacá-lo entre os seus concorrentes. Confira: 

Personalização: por meio do uso de algoritmos avançados, análise de dados e inteligência artificial, os comerciantes podem coletar informações precisas sobre os hábitos de compra, preferências e necessidades de seus clientes. Isso permite a oferta de recomendações personalizadas, conteúdo relevante e promoções exclusivas, adaptadas especificamente para cada pessoa. Além disso, possibilita a criação de interfaces intuitivas e interativas, para facilitar a navegação e a compra on-line. “Com a personalização, as empresas fortalecem o relacionamento com o público, aumentam a fidelidade e melhoram a satisfação geral”, acrescenta Sanches. 

Quando se trata de soluções para promover esse quesito, a Total IP consegue ajudar.  “Nessa dinâmica, a integração do sistema por voz ao CRM, faz os dados do indivíduo, o qual entrou em contato com a loja, por exemplo, abrirem diretamente para o funcionário verificar suas preferências, reclamações e elogios anteriores. Dessa maneira, ele tem atributos para usar a favor da corporação a fim recepcioná-lo com assertividade”, aconselha o executivo.

Relação de proximidade: o uso das redes sociais é um elemento fundamental para tornar a experiência do cliente mais completa. “As mídias são uma forma do indivíduo, seja ele cliente ou não, ficar mais próximo das novidades promovidas pela sua entidade. Assim como, interagir com o conteúdo do qual ele achar interessante, deixar opiniões e sugestões válidas. Logo, não é possível abrir mão desse investimento em um instante de tanta conectividade”, diz Sanches. 

Suporte integral: dentro do ecossistema digital, não existe o mesmo horário comercial utilizado em estabelecimentos físicos. As compras podem ser feitas a qualquer momento do dia, como também a solicitação de um suporte. Dessa forma, contar com uma equipe para estar disponível 24 horas não é uma boa estratégia. Contudo, a tecnologia consegue, sem muito esforço, aumentar o período de atendimento. “Uma característica presente em nossa sociedade é o imediatismo. Devido a esse traço, cada segundo sem um retorno vira uma eternidade. Por isso, manter ferramentas para responder imediatamente, como os Robôs Dinâmicos, consegue auxiliar a equipe, pois eles não precisam lidar com todos os chamados de maneira urgente”, observa o especialista.

Acessibilidade no atendimento: segundo uma pesquisa, realizada pela Cedro, em parceria com o E-Commerce Brasil, a via de assistência mais oportuna para os consumidores atualmente é o WhatsApp, apontado por 39% dos respondentes, 26% usam a loja virtual, 19% o fazem pelo aplicativo, apenas 11% recorrem via e-mail e 5% pelas redes sociais.

Esses dados mostram uma tendência, onde a preferência da comunicação é a troca de mensagens, principalmente em aplicativos dos quais utilizamos em nosso cotidiano. “É essencial estar preparado para manter uma estrutura multicanal. Tanto por telefone, pois ainda existe quem prefira esse formado pela agilidade de resolver uma pendência, quando por texto. Contudo, ao disponibilizar meios considerados mais informais, a organização deve deixá-lo identificável, seguro, profissional. Isso fica ainda simples com as ferramentas da Total IP, como Oficial API WhatsApp Business”, alerta o gerente. 

Pesquisas: a tecnologia possibilitou a pesquisa com o público ser um recurso de estudo cada vez mais simples. Afinal, nenhuma estratégia ou planejamento se cria sem métricas, elas são indispensáveis para prever e contribuir com o sucesso de qualquer corporação. “Com a programação dos Robôs Dinâmicos, no chat ou por chamada, a empresa consegue promover uma análise de satisfação com o consumidor. Ela pode captar o valor do acolhimento, serviço ou produto. São, de fato, um feedback promissor para compreender em quais aspectos é necessário reverter uma certa atenção”, finaliza Sanches. 

Você quer saber mais sobre os nossos serviços e as evoluções do mercado tecnológico? A fim de não deixar a sua corporação ficar em desvantagem, siga a Total IP nas redes sociais, assim é possível nos acompanhar integralmente por meio do Twitter, Instagram, página do Facebook e LinkedIn. 

Ficou interessado em alguma das soluções expostas na matéria? Não perca mais tempo! Entre em contato com a nossa equipe pelo site, WhatsApp ou telefone, nosso time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h.

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