Aprenda a ouvir o seu consumidor

Por Carolina Amaral, Total IP - Publicado em 05/12/2022 08h00, última atualização em 15/09/2023 16h28
Aprenda a ouvir o seu consumidor

Mesmo em uma era onde as soluções tecnológicas são facilitadoras de tarefas, desde as mais simples até as mais complexas, encontramos muitas dificuldades e reclamações. Isso pois, apesar de algumas pessoas possuírem mais afinidade com o meio, outras não são assim. Independentemente da idade, cultura ou qualquer outra característica a qual traga essa aversão, o indivíduo precisa de ajuda. Na verdade, conforme todos esses avanços acontecem, mais as pessoas querem ser vistas como humanos e distantes das máquinas. Por essa razão, oferecer um atendimento de acordo com essa vontade dá mais credibilidade e passa confiança ao consumidor. Nessa esfera, a qual a Total IP é especialista, com o PABX Chat com DAP, veja porque!

A necessidade do consumidor de se sentir ouvido e entendido de verdade

O pensamento analítico e a necessidade de resolução de problemas são habilidades no topo da lista dos empregadores quando o assunto é o destaque nos próximos cinco anos, de acordo com o Fórum Econômico Mundial (WEF). Essa talvez era para ser a pedra no sapato a qual as tecnologias deveriam facilitar, mas nem sempre isso acontece. Uma das dificuldades das organizações nos últimos tempos é justamente conseguir unir a inovação com a humanização. Isso porque as pessoas não querem ser atendidas por equipamentos, elas necessitam de serem ouvidas. Contudo, um fato incontestável é como o rendimento de um negócio flui exorbitantemente mais com aparatos eletrônicos envolvidos. A Total IP, por exemplo, proporciona um aumento da produtividade em mais de 45%.

Assim sendo, o grande segredo do sucesso é saber conciliar ambos os lados para receber bem o freguês. Nesse sentido, um chatbot consegue prestar um papel significativo. Esse é um método  usado para se comunicar de maneira eficiente com diferentes públicos, a partir de chats programados com padrões de respostas. Ele traz rapidez ao processo de assistência, sem tirar o tempo dos funcionários, além de ajudar na criação de um relacionamento amistoso entre firmas e clientes. Todavia, é essencial ressaltar: assim como para outras tecnologias, no caso deles, a evolução a qual tem conquistado espaço nas organizações é a construção de diálogos mais amigáveis e com simulações reais de conversas entre humanos. Dessa forma, possibilitam mais engajamento e acolhimento. 

“Aqui, nós os construímos sob demanda. Um projeto para automação de assistência nos webchats originados no Whatsapp receptivo e ativo, com respostas estruturadas e integração aos seus sistemas do negócio”, explica Giovane Oliveira, diretor de tecnologia da Total IP. O produto, então, é integrado à API Business do WhatsApp, com autenticação em dois fatores, alertas e notificações, redução de filas de espera, geração de dados, mais canais de contato, complemento na estratégia de marketing, infraestrutura de servidores em nuvem e um suporte em português 24h por dia durante toda a semana. Isso tudo em uma plataforma segura com certificado SSL.

Atualmente, tanto as corporações, quanto os compradores buscam exatamente a mesma coisa no mercado: diálogos humanizados, naturais e com a capacidade de engajar o usuário assim como um agente faria, mas com muito mais escala e rapidez. Isso é possível? Com o uso devido dos materiais a disposição nos dias de hoje, sim! “A Siri do iPhone ou a própria Alexa da Amazon são assistentes virtuais cumprindo suas tarefas seguindo essa linha de raciocínio. Ambas respondem dúvidas, criam conversações e mecanizam suas atividades com personalidades definidas, sendo, inclusive, bem-humoradas em vários momentos. Para algumas pessoas elas são, até mesmo, uma boa companhia”, pontua Oliveira.

 

O crescimento de soluções humanizadas no mercado

Segundo o Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2022, o uso de chatbots on-line vem crescendo cada vez mais. Só no Brasil, houve uma elevação de 46,76% na criação de bots no período de 2021 para 2022. Já o mercado global, com crescimento de 23,5% ao ano, tem previsão de um salto de US$ 2,6 bilhões de 2020, para US$ 10,5 bilhões em 2026, segundo pesquisa da empresa Markets and Markets a qual englobou a América do Norte, Europa, países da Ásia Pacífico, América Latina e países da Europa Central e África. Atualmente, o maior campo de atuação desse sistema está na América do Norte e o mais crescente está na região Ásia-Pacífico. Em relação às áreas, chamam a atenção o varejo, bancos, serviços financeiros, seguros (BFSI) e saúde, mas é algo flexível e mutável para qualquer outro estilo de negócio. Logo, se vê como essa é uma alternativa gradativamente escolhida dentre as entidades.

Entretanto, ainda tendo em vista a possibilidade de somente essa opção não ser o suficiente, a Total IP disponibiliza outras soluções, como o PABX Chat com DAP, um distribuidor de atendimento humano, onde há um transbordo imediato para um operador. É uma ferramenta desenvolvida justamente para os atendentes conversarem por mensagem com os interessados. Por meio dele se observa um acréscimo da eficiência, em razão de cada usuário atender diversos bate-papos simultaneamente. Há também uma otimização do tempo do próprio freguês, por responder quando puder e estiver disponível. Ademais, outros benefícios se destacam, como a definição do horário de ofício, relatório de consumo, histórico e localizador de textos.

No geral, não pense ser difícil alcançar altos níveis desse objetivo. O mapeamento de linguagem e intenções já existe e permite criar uma linguagem mais simpática para auxiliar no engajamento da “persona”. Dessa maneira, conhecer o seu grupo alvo, ter bem elaborada a forma de se expressar, metas a serem conquistadas, cultura definida e uma jornada traçada assertivamente, garantem uma estratégia de vendas afetiva e gradual. “A Total IP se preocupa em trazer ao seu parceiro resultados de excelência rumo ao sucesso e, por isso, oferece sempre estratégias modernas se destacando frente à concorrência”, finaliza Oliveira.

Desse jeito fica fácil se aproximar da classe de interesse sem gerar complicações, dificuldades ou sobrecarga dos funcionários envolvidos. Logo, a companhia apresenta tudo o preciso para unificar fatores contribuintes e reforçar a entrega de qualidade da entidade com os necessitados. Ficou interessado pelas oportunidades expostas? Não perca mais tempo! Entre em contato com a equipe pela página, WhatsApp ou telefone, o time comercial está esperando por você! De segunda a sexta, das 9h às 18h. 

 

Sobre nós

Desde 2005, a Total IP é uma desenvolvedora de softwares com soluções inovadoras para o atendimento eficiente a clientes, seja com robôs ou humanos, via voz ou chat, com WhatsApp, Telegram, sites ou redes sociais, para empresas modernas.

A cada projeto, nossos especialistas fazem um atendimento colaborativo para detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração. O resultado: os negócios se tornam mais lucrativos.

Com equipe multi tecnológica, a implantação e o treinamento são fáceis e intuitivos. Nosso suporte inclui a área de performance e auxilia sua equipe na otimização das soluções bem como sugestões de melhorias continuadas.

 

Um pouco sobre nossas soluções

  • PABX IP On Premise e Nuvem
  • Robôs Dinâmicos Ativos, Receptivos e Pesquisa
  • Gravação de Voz e Tela
  • Discadores Automático com Fatiador de Mailing e Gatilhos para integrações e redes sociais
  • Classificação de chamadas: THD – Total Human Detector
  • Formulário de Monitoria, Transcrição de Diálogos e Speech Analytics
  • Robôs dinâmicos de chats (chatbot).
  • WebChat, Whatsapp e Telegram
  • Gestão de E-mail e SMS

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